SóProvas


ID
1449529
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A rede que interligou nossos computadores e celulares entra em uma nova fase, ainda mais ambiciosa, na qual pretende conectar tudo o que existe na Terra. O nome é didático: Internet das coisas. Coisas são carros e semáforos. Coisas são relógios, geladeiras e televisores. Coisas são até informações sobre nosso metabolismo pessoal, medidas à flor da pele. Bem-vindo a uma nova era. O ano de 2014 poderá ficar conhecido, na história da tecnologia, como o ano zero de uma revolução que começa a ocupar as vinte e quatro horas do dia de qualquer indivíduo, em casa, no trabalho, na rua.

Veja.
31/12/2014, p. 162-3 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema que ele focaliza, julgue o item seguinte.

Por suas características técnicas, a rede mundial de computadores mostra-se imune à ação da censura política, razão pela qual tem sido muito utilizada por movimentos contestatórios a regimes ditatoriais, como na China e em países árabes.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO

     

    Os serviços google são bloqueados na China , por exemplo.

  • Erro da questão : a rede mundial de computadores mostra-se imune à ação da censura política.

  • Na Venezuela por exemplo ouve uma época em 2014 que o FACEBOOk foi bloqueado para alguns tipos de buscas. 

  • Questão ERRADA
    A questão possui dois erros ->

    1º  a rede mundial de computadores mostra-se imune à ação da censura política.
    2º  Na Venezuela por exemplo ouve uma época em 2014 que o FACEBOOk foi bloqueado para alguns tipos de buscas.
    Agradecendo Rodrigo e Rac
  • Assertiva ERRADA. 


    Embora seja uma rede massivamente distribuída, a internet ainda possui concentradores por onde boa parte da informação passa e muitos deles (ou pelo menos os maiores) são controlados pelos governos. Esses concentradores podem ser atacados ou submetidos a políticas específicas e bloquear certos tipos de atividades na rede sem grandes problemas. Existem diversos países como a China que bloqueia o Google lá dentro (conforme comentado).
  • Parece questão de atualidades.

  • Entendo que a questão está errado porque a afirmativa não tem nenhuma relação com o texto base. 

  • Colegas, lembrem-se do recém editado Marco Regulatório da Internet no Brasil. Trata-se de um conjunto de normas, legalmente impositivas, que restringem, limitam e condicionam determinados aspectos da divulgação de informações. Apologia às drogas, racismo, pedofilia, xenofobia, preconceitos diversos são condenados e há restrições e sanções previstas no referido documento para usuários e provedores que veiculam esse tipo de informação!

  • Gabarito Errado,

    Questões de Informática da banca Cespe que são negativas e generalistas têm grande possibilidade de estarem erradas. Ademais, com a utilização do senso comum, observa-se que países comunistas, a exemplo de Cuba, são extremamente restritivos quanto à liberdade de expressão, em todas as suas formas.
    BONS ESTUDOS
  • A Internet (rede mundial de computadores) começou a operar comercialmente no Brasil há 20 anos, e desde então, tem sido alvo de disputas políticas entre as nações. A censura pode ser explícita, como acesso ao site da Google na China, bloqueio de acesso na Líbia durante a primavera árabe, ou censura velada, a partir de palavras chaves no Facebook. O Marco Civil da Internet no Brasil promete diminuir estas restrições, e páginas como HumanizaRedes (governamental) tenta conter os abusos.

    Gabarito do Professor: Errado
  • O trecho "a rede mundial de computadores mostra-se imune à ação da censura política"  invalida completamente a questão.

  • A questão está mais voltada para atualidades do que informática. Quem está bem informado, responde essa questão com facilidade.

    Basta lembrar que na China existe controle de tudo, até natalidade.

  • Boa a questão pq mistura conhecimento técnico com atualidades. 

    A questão está errada e para mostrar isso, basta lembrar do exemplo recente em que o governo americano tirou do ar sites como o Megaupload e Pirate Bay. Se até na terra do "tio Sam" acontece isso, imagina em países como Coréia do Norte e Afeganistão.

  • Atenção CQ!!! As questões relacionadas ao texto "A rede que interligou nossos computadores e celulares entra em uma nova fase,...", são de "Atualidades". Creio que não deveriam estar elencadas no grupo de "Noções de Informática".

  • Lembrei da Deep Web e errei a questão. ¬¬

  • Estamos tão acostumados com o livre arbítrio que temos na internet aqui no Brasil que esquecemos como é que são as coisas no outro lado do mundo... na China a google não e o pesquisador n° 1 e sim o maldito Baidu, lá também e comum grandes intervenções do governo nos assuntos que circulam na internet, até assuntos particulares de seus cidadãos...  E também temos alguns países Árabes que punem mulheres apenas por postarem fotos sem burca. Não quero nem imaginar a pena para "nudes" :( 

  • Cruz credo que é isso? A nova era das questões Cespe? Marquei errada pelo fato da censura política, mas vejo que estou precisando me atualizar... em que mundo estou vivendo, só pode ser no mundo da lua ... kkkk 

  • Acho que isso responde a pergunta

    Como funciona a censura da internet na China

    primeiro estudo conduzido pela equipe de King em 1.382 sites chineses analisou publicações sobre diversos temas em intervalos de tempo variados para descobrir como foram censurados 11 milhões de posts sobre 85 temas diferentes, de política a videogames. No segundo estudo, King e companhia criaram disfarçadamente contas falsas em 100 sites de redes sociais e publicaram conteúdos para ver quais seriam barrados – e chegaram ao ponto de criar uma mídia social própria na China.


    Fonte: http://canaltech.com.br/noticia/internet/Como-funciona-a-censura-da-internet-na-China/

  • Questão maldita! kkkkk primeiro sinal de erro: generalizou!   Sempre desconfiem!


  • Existe censura quando bloqueamos certas páginas nos computadores do trabalho, dos nossos filhos e etc.

  • Dizer que a China não censura e internet é o mesmo que dizer que 2 + 2 são 5.

  • O que dizer então da Coréia do Norte

  • complementando ~~> Através da Xinhua News Agency, órgão de notícias oficial Chinês, o governo determina como deve ser feita a cobertura dos eventos mais "sensíveis". Além da cartilha, a Xinhua produz matérias, e a maior parte dos veículos simplesmente reproduz esse conteúdo, muitas vezes em um ato de autocensura, afinal o governo pode até prender jornalistas que desrespeitem suas ordens. Por isso, quase tudo o que se lê ou vê na China é produzido pelo governo, de modo que a maior parte da população nem se dá conta da censura. No dia 24 de março, por exemplo, a ONG Repórteres Sem Fronteiras organizou um protesto contra a repressão chinesa no Tibete no local da passagem da tocha olímpica. Mas o que os chineses viram pela TV foi bem diferente. Como não existem canais de TV não oficiais, todos viram imagens de esculturas gregas em vez do protesto.

  • Prezados,

    A internet não se encontra imune à ação de censura política, países como a China aplicam essa censura. Lá, a internet é controlada através do "escudo dourado" , um firewall, que bloqueia sites que contenham certas palavras consideradas perigosas para o governo.

    Portanto a questão está errada.


  • Errado. Essa foi para não zerar.

  • Como sempre, Fernando NishimuradeAragao dando grande ajuda nas questões de informática! Obrigada Fernando!

  • Desculpe Fernando, gosto de seus comentários sobre informática, mas dizer que o "HumanizaRedes" governamental, junto com o Marco civil da internet visa a coibir abusos, é um equívoco. Tanto um como o outro são na verdade, tentativas do governo de impor a censura contra àqueles que fazem fortes críticas a esse governo ditatorial e comunista que se instalou no Brasil e que está acabando com nosso país.

    Só um desabafo!

    Brasil acima de tudo!

     

  • Nesses países existem tabelas de permissões a acessos de serviços no exterior, talvez possamos inferir que não fazem parte integralmente da rede mundial de computadores. Como em um serviço proxy de laboratório de informática, o servidor é parte integrada a rede mundial, mas os clientes são dependentes. Estar conectado a rede mundial pra mim, é que se exista a possibilidade real de que um pacote na rede, até o fim dos saltos, chegue ao seu destino (com raras exceções).

    Tecnicamente falando, a censura na internet é invariável, temporária e específica.

    Enfim, a resposta é errada na minha concepção pelo fato deles não se chamarem mundo. Caso contrário seria questionável.

  • A internet não é totalmente imune a censuras políticas, ainda que se possa utilizar ferramentas para burlar os "filtros" implementados por governos. Sugiro a leitura do artigo "A outra muralha da China: a censura" publicado na edição 255 - revista Super Interessante

    Link:

    http://super.abril.com.br/comportamento/a-outra-muralha-da-china-a-censura


    Alguns de nós eram faca na caveira...

  • Desnecessária a leitura do enunciado para resolver essa questão que duraria 20 seg.

  • Nem precisa ir tão a fundo. IMUNE ? negativo. Corta a fibra que ta lá no mar. Pronto.

  • Não há falar em imunidade na internet. Basta-nos olhar para a Correa do Norte.

  • Questão de Atualidades!

  • Tá, mas eu estudei isso em geografia. ZzzzZz

  • um exemplo que ocorreu no Brasil foi o bloqueio do What's app por 1 dia.

  • Vinicius Lohder

    NÃO HÁ CENSURA NO BRASIL, ISSO FOI UMA DECISÃO JUDICIAL.

    IX - é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença;

  • Jakson, Primeiro de abril ! Passou e tu não viu !

  • Vai neguin falar mal dos chineses doidões daqueles exercitos enfileirados pronto pra beber o sangue do mundo! vaaaaaaaaaaaiiii


  • A internet não se encontra imune à ação de censura política, países como a China aplicam essa censura. Lá, a internet é controlada através do "escudo dourado" , um firewall, que bloqueia sites que contenham certas palavras consideradas perigosas para o governo.

    Portanto a questão está errada.
     

    Comentário do prof. do QC Leandro Rangel.

  • O bloqueio do Whatsapp é um exemplo de como as redes sociais não são imunes à censura.

  • Poxa, será que só mulher bonita faz concursos?

    Meninas, vcs estão de parabéns!!! (Com todo respeito.)

     

    Que a força esteja com vcs!!!

  • Jurava que era português *-*

  • uai pensei que estava na matéria de português...

  • Acho que filtrei as questões erradas, vou voltar para o Português.

  • Sou péssimo em computação 

     

  • kkkkkkkkkkk quem vai bloquear agora é o MÔRO KKKKKKK

  • A Internet é a rede mundial de computadores sobre a qual são disponibilizados recursos e serviços. A rede é um ambiente regido por protocolos de comunicação. Contudo, os países podem e usam sua soberania para bloquear a disponibilização de conteúdos e serviços na rede, como é o caso da China e da Líbia. Porém, também existe a parte obscura da rede mundial, que se utiliza de protocolos próprios diferentes dos definidos em RFCs, transmitindo conteúdo abaixo do radar e do controle. Esse ambiente sem restrições é chamado de DeepWeb ou Internet Profunda. O Marco Civil da Internet prevê a liberdade de expressão, obviamente, dentro dos aspectos legais