SóProvas


ID
1449538
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

A rede que interligou nossos computadores e celulares entra em uma nova fase, ainda mais ambiciosa, na qual pretende conectar tudo o que existe na Terra. O nome é didático: Internet das coisas. Coisas são carros e semáforos. Coisas são relógios, geladeiras e televisores. Coisas são até informações sobre nosso metabolismo pessoal, medidas à flor da pele. Bem-vindo a uma nova era. O ano de 2014 poderá ficar conhecido, na história da tecnologia, como o ano zero de uma revolução que começa a ocupar as vinte e quatro horas do dia de qualquer indivíduo, em casa, no trabalho, na rua.

Veja. 31/12/2014, p. 162-3 (com adaptações).

Tendo o fragmento de texto acima como referência inicial e considerando as múltiplas implicações do tema que ele focaliza, julgue o item seguinte.

A expressão cidades inteligentes é a denominação recente utilizada para definir centros urbanos que começam a funcionar como complexos laboratórios para experiências de crescente conexão, como a instalação de sensores conectados a semáforos, câmeras de segurança ou equipamentos que medem a poluição do ar.

Alternativas
Comentários
  • gab: certo

    para quem quiser saber mais:

    http://marcosmucheroni.pro.br/blog/?p=2181#.VRwvBvnF-So

  • Questão de Atualidades e não de Informática! QC classificar corretamente.

  • Questões elaboradas pela cebraspe, como pela funiversa, atualmente, são interdisciplinares. Bem vindos à nova era dos concursos. 

  • Assertiva CORRETA. 


    Cidades inteligentes são cidades onde a tecnologia assume o controle e monitoramento de muitas coisas, como trânsito, poluição, chuvas, controle de luzes, e por aí vai. Isso normalmente é feito por sensores, mas diversas tecnologias podem ser empregadas. 
  • Achei esse link muito bom também http://www.gazetadopovo.com.br/economia/cidades-inteligentes-criam-nova-economia-ecck3bgfcbxovd3zy6zg7c3f2

  • Aaaaaah se eu pego uma provinha destas...que beleza: errou uma questão, tá fora!!! kkkkkkkkkk

  • fiquei um pouco na duvida com a expressao porque pensei que poderia ter a ver com economia de energia.

  • Meu sonho a prova do TCU vir assim...kkkkk

  • Tinha quase certeza que estava correta, surgiu uma dúvida quando colocou a expressão " que medem a poluição do ar" e se estivesse fazendo a prova marcaria certa, mas com marcação de dúvida e talvez deixaria em branco no gabarito definitivo. Contudo, ao verificar os comentários dos colegas minha dúvida foi sanada.

  • Fala sério a Cespe ta se superando no quesito eliminação, uniu tecnologia com atualidades. É pra acabar com o candidato..

  • Várias cidades do mundo (Brasil incluído) estão com projetos de cidades inteligentes. A internet das coisas permite esse tipo de evolução. Os sensores podem ser instalados em todas as vias para controle do tráfego (e aí você pode imaginar qualquer coisa). Há sensores colocados em pontes para detectar desgaste dos materiais e otimizar a manutenção, isso é genial. 

    Aqui no Brasil temos projetos com câmeras que detectam buracos nas vias. Isso serve de subsídio para a equipe de manutenção entrar em ação. 

    O grande lance da internet das coisas (ou IoT) é o grande uso de sensores em todos os lugares. Não se surpreendam se começarem a usar os celulares para coletar informações sobre movimentação em horário de pico. 

  • As cidades inteligentes são comunidades que fazem uso estratégico de infraestrutura, serviços, informação, comunicação e gestão urbana para lidar com os desafios impostos pelo adensamento populacional, que gera necessidades sociais e econômicas na sociedade. Esses sistemas de pessoas que usam o que há de mais moderno em recursos tecnológicos e arquitetônicos conseguem catalisar o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida da cidade. 
    A resposta está correta.
  • Exemplo ilustrativo: https://www.youtube.com/watch?v=VXU60p4x57I

  • O SEGREDO ESTÁ EM COMPREENDER O ANUNCIADO DA QUESTÃO ! A PRINCÍPIO FIQUEI NA DUVIDA. PORÉM NA TERCEIRA REPETIÇÃO MATEI ELA QUANDO FALA '' SENSORES CONECTADOS A SEMÁFOROS ( PODEMOS ENTENDER COMO EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO DE VELOCIDADES , OS ''RADARES'' ) DAI A QUESTÃO ESTÁ CORRETA, O MUNDO ESTÁ VIVENDO EM CONSTANTE EVOLUÇÃO. SIM INTERNERT DAS COISAS...

  • Já faz parte do nosso cotidiano usar celulares inteligentes (smartphones), embora também existam relógios inteligentes, carros inteligentes, casas inteligentes (e, por que não, uma cidade inteligente?). Na verdade, o próprio Google Maps já oferece, em grandes centros, o mapeamento do fluxo de trânsito para indicar rotas menos movimentadas, através dos GPSs dos carros. Colegas de faculdade desenvolveram sistemas baseados em inteligência artificial para controle e monitoramento do fluxo de trânsito em Cascavel, como modelos de análise de risco de epidemia de Dengue, analisando a mobilidade humana e dos vetores.