SóProvas


ID
1449964
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta o método que atende plenamente os requisitos técnicos de unicidade, imutabilidade, praticabilidade e classificabilidade.

Alternativas
Comentários
  • Arquivamento

    No sistema de Vucetich, o arquivamento é do tipo decadactilar, ou seja, são utilizadas as impressões dos dez dedos das mãos do indivíduo para a classificação e arquivamento.

  • Imutabilidade é a qualidade de não ser capaz de se alterar.

    método datiloscópico --> impressões digitais (não se altera)

  •  

    UNICIDADE/INDIVIDUALIDADE

    O elemento escolhidos como identificador é específico para cada indivíduo. 

     

    IMUTABILIDADE

    São características que não mudam ao longo do tempo. 

     

    PERENIDADE

    Consiste na capacidade de certos elementos resistirem à ação do tempo; permanecem durante toda a vida e, até certo tempo, após a morte. 

     

    PRATICALIBIDADE

    Fácil de ser obtido e também de ser registrado.

     

    CLASSIFICABILIDADE

    Pode ser arquivado, tornando fácil a busca do registro. 

     

     

    Datiloscopia 

    ·       Unicidade: não há duas impressões digitais iguais.

    ·       Imutabilidade: Queimaduras de 1.º e 2.º graus, aplicação de acetona, formol e corrosivos, atritos da pele determinados por profissões, limagem dos dedos não destroem as cristas papilares, bastando 48 horas de repouso para que as impressões reapareçam, sem que tenham sofrido qualquer alteração.

    ·       Perenidade: O desenho digital se forma no sexto mês de vida intrauterina e se mantém inalterado durante toda a vida, inclusive após a morte, até que venha a putrefação. É possível até a identificação de um cadáver já em estado adiantado de putrefação, desde que se consiga recolher a impressão de um ou mais dedos, ou fragmentos de impressão

    ·       Classificabilidade: cria uma sequência alfanumérica, que possibilita a busca em arquivos com milhões de fichas.

    ·       Baixo custo: com apenas uma ficha de papel e tinta é possível obter impressões papilares.

     

     

    Fonte: meus cadernos de estudo.

  • A questão avalia os conhecimentos do candidato a respeito de métodos de identificação. Vejamos o que diz cada um dos fundamentos citados:
    Unicidade. Também chamado de individualidade, ou seja, que determinados elementos sejam específicos daquele indivíduo e diferentes dos demais.Imutabilidade. São as características que não mudam e não se alteram ao longo do tempo.Praticabilidade. Um processo que não seja complexo, tanto na obtenção como no registro dos caracteres.Classificabilidade. Este requisito é muito importante, pois é necessária certa metodologia no arquivamento, assim como rapidez e facilidade na busca dos registros.
    A) ERRADO. Fotografia sinalética é uma fotografia comum, porém com redução de um sétimo de frente e de perfil direito, disciplinada com exata distância focal, que permite calcular a estatura do indivíduo. Não atende ao princípio da imutabilidade (a fisionomia do indivíduo pode mudar com o tempo e intervenções estéticas), e também não é prática nem classificável, levando em conta a diversidade de fisionomias possíveis.

    B) ERRADO. Mutilações, marcas e tatuagens não atendem ao princípio da unicidade (pessoas diferentes podem ter a mesma tatuagem, por exemplo), nem da imutabilidade (essas marcas podem sofrer alterações ao longo do tempo), e também podem não ser práticas nem classificáveis, levando em conta a diversidade de marcas e tatuagens que pode haver.

    C) CERTO. O método datiloscópico se propõe a identificar as pessoas, fisicamente consideradas, por meio das impressões ou reproduções físicas dos desenhos formados pelas cristas papilares das extremidades digitais. É único, pois cada pessoa terá uma impressão digital diferente (mesmo gêmeos univitelinos terão diferentes impressões), imutável (as impressões não se alteram ao longo da vida), prático e classificável.

    D) ERRADO. O método antropométrico é baseado em medições de vários comprimentos do corpo humano. Trata-se de um método que não atende ao princípio da imutabilidade (ao longo do tempo as medidas do corpo mudam com a idade), e também não é prático para se catalogar e recuperar os registros.

    E) ERRADO. No método do retrato falado, aproveitam-se minúcias, reveladas por pessoas de boa memória, que produzem detalhes mais importantes de uma fisionomia, emprestando-se maior destaque ao rosto. Veja que esse método não atende aos princípios da imutabilidade (a fisionomia de uma pessoa pode mudar ao longo do tempo), e não é prático no registro dos caracteres, e nem na classificabilidade, levando em conta a diversidade de características que podemos ter em um retrato falado (difícil de padronizar).

    Gabarito do professor: Alternativa C.
  • >eficiência do sistema datiloscópico>> método de identificação seja considerado aceitável>>devido a:

    UI PPC!

    Biológico:

    >Unicidade(individualidade/variedade/variabilidade): Conjunto de caracteres que torne o indivíduo diferente dos outros. CADA pessoa tem uma própria

    >Imutabilidade: mesmo com fator exógeno ou endógeno as cristas papilares não desaparecem, se regenerando sem apresentar qualquer mudança em sua forma.(SALAMANDRA)

    >Perenidade: Resistência ao tempo. desenhos formados nas polpas dos dedos são formados no/ a partir sexto mês de vida intrauterina e perduram até a completa putrefação do ser humano(fim da fase coliquativa).

     

    TÉCNICO:

    >Praticabilidade(viabilidade): Fácil obtenção e simples forma de registrar.Sem precisar de conhecimento especializado

    >Classificabilidade: Classificação adequada, e facilidade para encontrar as fichas.

    UI é biológico

    PC é caráter técnico