SóProvas


ID
1449979
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

No que se refere às características presentes nos diferentes tipos de lesões contusas, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Tipos de lesões produzidas por ação contundente:

    - Rubefação: congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em alguns minutos. Ex.: bofetadas;

    - Escoriação: arrancamento da epiderme e desnudamento da derme, de onde fluem serosidade e sangue. A escoriação não cicatriza, não deixa marcas. A regeneração da área lesada e por reepitelização;

    - Equimose: infiltração hemorrágica nas malhas do tecido. Sugilação: em forma de pequenos grãos; Víbices: em forma de estrias; Petéquias: pontilhados hemorrágicos.

    - Hematoma: coleção sanguínea. Bossa sanguinea: "galo"; Ferida contusa: forma estrelada, sinuosa ou retilínea, bordas irregulares, escoriadas e/ou equimosadas, fundo irregular, vertentes irregulares;

    - Fraturas: decorrentes de compressão, flexão ou torção e caracterizam-se pela solução de continuidade dos ossos;

    - Luxações: são caracterizadas pelo deslocamento de dois ossos cujas superfícies de articulação deixam de manter suas relações de contato que lhes são comuns;

    - Entorses: lesões articulares provocadas por movimentos exagerados dos ossos que compõem uma articulação, incidindo apenas sobre os ligamentos;

    - Rotura de vísceras internas:  "tríade do pisão": Rotura de órgãos maciços + ausência de sinais de violência sobre o tegumento abdominal + prolapso retal;

    - prolapso de vísceras internas: prolapso retal; genital;

    - Lesões produzidas por artefatos explosivos: ação mecânica (estilhaços); onda explosiva ( blast injúria): a Rotura de tímpano é a lesão mais comum;

    - Lesão por martelo: lesões em sentido perpendicular; Afundamento parcial ( sinal do mapa mundi de Carrara); Fratura Tangencial: base aderida à porção óssea e o vértice solto e dirigido para dentro da cavidade craniana ( sinal de terras de Hoffmann);

    - Encravamento: penetração de objeto afiado em qualquer parte do corpo; Empalamento: encravamento no anus ou em região perianal

    Outras: achatamento; Arrancamento (escalpo); lesões por cinto de segurança, airbags, atropelamento terrestre, atropelamento náutico... Lesões por precipitação (quedas de edifícios e acidentes do paraquedismo).

  • B)  A equimose da conjuntiva ocular não sofre a sucessão de tonalidades por ser muito porosa e de oxigenação fácil, não permitindo a decomposição da oxiemoglobina. Esta se mantém de colorido vermelho até a sua total reabsorção.


    C) Feridas contusas não apresentam bordas regulares, mas geralmente se apresentam com áreas equimosadas e escoriadas.


    D) RUBEFAÇÃO: vermelhidão que surge no local do trauma, desaparecendo em cerca de dez minutos, pois não há ruptura de vasos. A ruptura de vasos ocorre na equimose.

  • Questão maliciosa, a pergunta é sobre feridas contusas e a resposta é sobre feridas cortante (calda de escoriação). Ou to falando besteira?

    MEIOS:  >>  FERIDAS:

    Perfurante >>   Punctória, puntiforme

    Cortante  >>  Cortante

    Contundente >>  Contusa

    Pérfuro-cortante >>   Pérfuro-cortante

    Pérfuro-contundente >>  Pérfuro-contusa

    Corto-contundente >>  Corto-contusa


  • Não, você não está falando besteira. Já não sei  para que serve o comando da questão.

  • NÃO VEJO ERRO NA LETRA A:

    Algumas vezes, o instrumento ou meio causador da escoriação deixa impresso, no corpo da vítima, sua marca. Os saltos de sapato, as palmatórias e as fivelas de cintos são exemplos dessa natureza. (FRANÇA/2015)

  • As escoriações geralmente tem forma definida:

    lineares estreitas

    lineares largas

    semilunares

    pinceladas

    em chapa

    apergaminhadas

    com isso podendo indicar o instrumento.

    AS LACERAÇÕES QUE NÃO EXIBEM FORMA NÍTIDA.

  • As escoriações geralmente tem forma definida:

    lineares estreitas

    lineares largas

    semilunares

    pinceladas

    em chapa

    apergaminhadas

    com isso podendo indicar o instrumento.

    AS LACERAÇÕES QUE NÃO EXIBEM FORMA NÍTIDA.

  • Entre os agentes mecânicos, os instrumentos contundentes são os maiores causadores de dano. Agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torção, fricção, por contragolpe ou de forma mista. O resultado da ação desses meios ou instrumentos é conhecido geralmente por contusão. As lesões produzidas por essa forma de energia mecânica sofrem uma incrível variação.

    A) ERRADO. São “lesões com assinatura" aquelas em que o instrumento da agressão deixa marca peculiar e inconfundível. Ex.: chinelos, martelos, ferros de passar roupa, saltos de sapato, cassetete. Assim também ocorre com os estigmas ungueais, indicando esganadura ou agressão a unhada e com os atropelamentos (que deixam lesões extensas, profundas e pergaminhadas como superfície de pneus). Normalmente, esse tipo de lesão pode ser identificada por meio das equimoses, e não das escoriações. A forma das equimoses significa muito para os legistas. Às vezes, imprime a marca dos objetos que lhe deram origem (equimoses figuradas) com mais fidelidade do que as escoriações. Dedos de uma mão, anéis, pneus de automóveis (estrias pneumáticas de Simonin) e tranças de corda podem deixar suas impressões em regiões atingidas. 

    B) ERRADO. As equimoses da conjuntiva ocular não sofrem a sucessão de tonalidades equimóticas em virtude de ser a conjuntiva muito porosa e de oxigenação fácil, não permitindo que a oxi-hemoglobina se transforme e se decomponha. Esta se mantém de colorido vermelho até sua total reabsorção. Assim, não é possível avaliar sua evolução cromática.

    C) CERTO. O instrumento cortante, agindo por deslizamento e seguindo uma direção em semi curva (como um arco de violino) condicionada pelo braço do agressor ou pela curvatura da região ou do segmento atingido, deixa, no final do ferimento, onde o instrumento de corte é afastado do corpo, e apenas na epiderme, a chamada cauda de escoriação.

    D) ERRADO. Geralmente as feridas contusas apresentam bordas irregulares (e não regulares), e geralmente apresentam áreas equimosadas ou escoriadas ao redor. A irregularidade das bordas da ferida contusa é justificada pela ação brusca da superfície do meio ou instrumento causador da agressão. A ferida da pele é irregular, desigual, anfractuosa, serrilhada ou franjada. As escoriações em torno do ferimento ou nas bordas da própria ferida são justificadas pelo mecanismo de contusão por ação oblíqua ou perpendicular ao plano cutâneo. E as equimoses das bordas da lesão são de pouca monta em virtude do extravasamento do sangue, que sai para o exterior pelo próprio ferimento.

    E) ERRADO. A rubefação ou eritema traumático caracteriza-se pela congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz. A rubefação desaparece em alguns minutos, daí sua necessidade de averiguação exigir brevidade. Seu surgimento é imediato ao trauma e não há ruptura de vasos sanguíneos na rubefação.

    Gabarito do professor: Alternativa C.

  • Engraçado é o CÁPUT da questão pedir a respeito da lesão contusa... A resposta, é sobre lesão incisa? kkkkkkk VAI ENTENDER A CABEÇA DOS EXAMINADORES!

    Destarte, também não vejo erro algum na assertiva A).

  • A) As escoriações não costumam ter forma definida, mas, em determinadas situações, podem denunciar o instrumento que as causou, por isso são chamadas de lesões com assinatura.

    • A banca quis dizer "Equimoses"
    • porém a assertiva se torna questionável, visto que escoriações também podem ser consideradas lesões por assinatura.

    B) A equimose da conjuntiva ocular, quanto ao tempo decorrido, pode ser corretamente avaliada pela análise de sua evolução cromática.

    • Segundo França: As equimoses da conjuntiva ocular não sofrem a sucessão de tonalidades em virtude de ser a conjuntiva muito porosa e de oxigenação fácil, não permitindo que a oxi-hemoglobina se transforme e se decomponha. Esta se mantém de colorido vermelho até sua total reabsorção

    C) A cauda de escoriação é uma característica das feridas incisas e indica a direção da saída do instrumento responsável pela lesão.

    • Segundo França: O trajeto, a profundidade e a cauda de escoriação voltada para esse ou aquele lado levam à conclusão da direção que tomou o instrumento, de cima para baixo ou de baixo para cima, se da direita para a esquerda ou vice-versa. 

    D) Habitualmente, as feridas contusas apresentam bordas regulares que raramente se apresentam com áreas equimosadas e escoriadas.

    Ferida contusa. Trata-se de lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles. São produzidas por compressão, pressão, percussão, arrastamento, explosão e tração.

    • bordas irregulares, escoriadas e equimosadas;
    • fundo irregular;
    • vertentes irregulares;
    • pontes de tecido íntegro ligando as vertentes;
    • retração das bordas da ferida;
    • pouco sangrantes;
    • integridade de vasos, nervos e tendões no fundo da lesão;
    • ângulo tendendo à obtusidade.

    E) A presença de ruptura de vasos sanguíneos é determinante para a caracterização de uma rubefação.

    • A rubefação ou eritema traumático caracteriza-se pela congestão repentina e momentânea de uma região do corpo atingida pelo traumatismo, evidenciada por uma mancha avermelhada, efêmera e fugaz, que desaparece em alguns minutos, daí sua necessidade de averiguação exigir brevidade. Seu surgimento é imediato ao trauma. A bofetada na face ou nas nádegas de uma criança, onde muitas vezes ficam impressos os dedos do agressor, configura exemplo dessa tipificação lesional.
    • A equimose que se caracteriza pelo extravasamento do sangue oriundo da ruptura de pequenos vasos.