SóProvas


ID
1449985
Banca
FUNIVERSA
Órgão
SPTC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

A traumatologia forense é a parte da Medicina Legal que se ocupa com as implicações jurídicas dos traumatismos. Acerca desse assunto, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  •  

    Alternativas "A", "B" e "E" - Trauma é uma quantidade de energia física, química, biológica ou mista que ao incidir no organismo provoca uma alteração capaz de ocasionar lesão.Traumatologia é o estudo dos traumas – Trauma é a causa, a Lesão é o efeito;

     

     

     

    Alternativa "C" - Agente contundente é aquele que causa somente contusão, como um soco, o emprego de um cassetete, um martelo, o chão. A ação contundente é aquela que não fura, não corta, mas age por pressão, arrastamento, torção, flexão, tração, compressão ou cisalhamento.

     

     

     

    Fonte: Cadernos - Aulas Roberto Blanco.

     

  • - TRAUMA é o ferimento, a lesão (é uma determinada quantidade de energia capaz de causar lesão);


    - AGENTE é o conjunto de objetos e meios capazes de causar uma lesão ou trauma (é energia). Ex: agente perfutrante, agente contundente. 

    OBS: É esse o objetivo da traumatologia, a análise da energia vulnerante, ou seja, do agente que causou o trauma.


    - INSTRUMENTO é o agente capaz de ser manipulado pelo homem. Ex: agulha, faca, martelo etc. São os instrumentos que geram as ofensas, os traumas. 


  • O que é um trauma? A palavra trauma é muito importante. Trauma é uma determinada
    quantidade de energia, física, química, biológica ou mista que transferida para
    o organismo, é capaz de produzir lesão.

  • Lesão é uma alteração morfológica, fisiológica ou mista, prejudicial, que ocorre no organismo, provocada pela ação de uma determinada quantidade de energia física, química, biológica ou mista chamada, genericamente, de trauma

  • Os conceitos das alternativas A e E estão invertidos:

    Trauma: atuação de energia externa sobre o corpo da pessoa, com intensidade capaz de provocar desvio da normalidade.

    Lesão: alteração estrutural proveniente de uma agressão ao organismo.


  • fatores biológicos como bactérias e fungos podem causar lesões (candidíase, por explo). existem doenças autoimunes que o fazem (afta, por explo). a lesão traumática (de ordem física) é mais um tipo de lesão. assim, a A e B são excluídas

  • LESÃO: É a alteração estrutural proveniente de uma aggressão ao organismo". Pode ser visível macroscopicamente ou microscopicamente. (Medicina Legal - sinopse.

     

    Trauma:  É a atuação de uma energia externa sobre o indivíduo, de modo suficientemente intenso para provocar desvio da normalidade, com ou sem tradução morfológica.

  • - Trauma é a consequência da incidência de determinada quantidade de energia que, transferida para o organismo, é capaz de produzir lesão. Essa energia pode ser física, química, biológica ou mista.

    - Lesão refere-se a uma alteração morfológica, fisiológica ou mista, prejudicial, que ocorre no organismo, provocada pela ação de uma determinada quantidade de energia decorrente de um trauma.


    Podemos perceber, então, que o trauma causa a lesão. O que nos leva à conclusão de que o trauma é a causa, logo, a lesão é um efeito.

     

    Fonte: Curso Mege - Material de apoio - Medicina Legal.

  • Infelizmente, uma questão deficiente de conteudo correto e completo acerca das características das lesões.

    A alternativa D considerada correta pela banca, não esta tão correta assim; as lesões produzidas por ação contundente tem as seguintes caracteristica:

    1. maiores causadoras de danos

    2. agem por: pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, contragolpe, distenção, torção, fricção ou de forma mista.

    3. meios predominantemente solidos, podendo ser ser líquidos e gasosos

    4. contusão ativa, passiva ou mista

    5. tipos de contusão: rubefação, escoriação( tem quase como resultado a ação TANGENCIAL dos meios contundentes),equimose, hematoma, bossa sanguínea, feridas contusas abertas. 

    Notem que as ações contudentes não possuem apenas ação por pressão e nem tão somente por ação perpendicular, como afirmado pela alternativa que embora não esteja errada, está bem incompleta!!!!

  • Letra E está errada pois na doutrina médica trauma é qualquer perturbação fisiológica no organismo: física, química e biológica. A questão faz referencia que todo trauma causa um alteração estrutural, o que não é verdade. Entenda-se estrutural como sinônimo de anatômica, ocorre que algumas lesões ( resultado de uma ação ) podem não ter alterações na anatomia do indivíduo. Ex envenenamento, ou overdose de drogas, que somente são detectados com análise bioquímica das substâncias presente no corpo, então essa letra E é bem errada.

     

    letra A errada pois lesão é o resultado da ação de agentes e não é uma "atuação". Lesão é uma consequências que não participa da sua causa.

  • A) INCORRETA- alternativa traz conceito de TRAUMA

    B) INCORRETA- Inicialmente, a classificação de Borri não tem relação com a alternativa, uma vez que essa classificação está relacionada com fenômenos de diagnóstico da morte. A certeza da constatação da morte advém da apresentação de fenômenos oriundos do corpo humano, representados por mudanças de ordem física, química ou estrutural, de origem natural ou artificial. Borri divide esses fenômenos em: abióticos, avitais ou vitais negativos e transformativos.
    Por fim, a alternativa quis trazer o conceito de TRAUMA e não de lesão.

    C) INCORRETA- Agente contundente é aquele que causa somente contusão, como um soco, o emprego de um cassetete, um martelo, o chão. A ação contundente é aquela que não fura, não corta, mas age por pressão, arrastamento, torção, flexão, tração, compressão ou cisalhamento.

    D) CORRETA

    E) INCORRETA- alternativa trouxe o significado de LESÃO.
    LESÃO corresponde à alteração estrutural proveniente da agressão ao organismo, podendo ser visível macro ou microscopicamente.
    TRAUMA corresponde a uma determinada quantidade de energia transferida para o organismo capaz de produzir lesão.

    Atenção: essa diferença é muito cobrada pela banca CESPE 

    GABARITO PROFESSOR: LETRA D
  • RESPOSTA: D.


    COMENTÁRIOS:
    Os fatores biológicos como bactérias e fungos podem causar lesões
    (candidíase, por exemplo). existem doenças autoimunes que o fazem (afta,
    por exemplo). A lesão traumática (de ordem física) é mais um tipo de lesão.
    Assim, a A e B são excluídas.


    Os conceitos das alternativas A e E estão invertidos:
    Trauma: atuação de energia externa sobre o corpo da pessoa, com
    intensidade capaz de provocar desvio da normalidade.

     

    Lesão: alteração estrutural proveniente de uma agressão ao organismo.
     

  •  a)Lesão é a atuação de uma energia externa sobre o indivíduo, de modo suficientemente intenso para provocar desvio da normalidade, com ou sem tradução morfológica. CONCEITO DE TRAUMA

    Lesão= Alteração morfológica do corpo no local em que occore uma transferência de energia

     b)Agentes lesivos são os agentes causadores das lesões, ou seja, os indivíduos que, pela classificação de Borri, se utilizam de energias físicas ou químicas para ocasionar traumatismos.

    Agentes lesivos: podem provocar lesões, são capazes de vulnerar o organismo. Dividido em instrumentos e meios.

    Instrumentos: objetos, estruturas que transferem energias cinéticas, mecanica ou de movimento.

    Meios: Situações (física, físico-química, químicos, bioquímicos, biodinâmicos, psíquicos, mista)

     c)Os instrumentos contundentes são as formas de energia que mais frequentemente causam lesões corporais. Agem, exclusivamente, por pressão, deslizamento e percussão.

    Agem por pressão, explosão, deslizamento, percussão, compressão, descompressão, distensão, torçao, fricção, contragolpe ou de forma mista. 

     d)Instrumentos cortantes agem por deslizamento, sob a ação de uma força que incide obliquamente; os contundentes agem por pressão perpendicularmente sobre uma superfície corporal, esmagando os tecidos; e os perfurantes, dessa mesma forma, mas abrindo passagem entre os tecidos

     e)Trauma corresponde a uma alteração estrutural proveniente de uma agressão ao organismo.

     Atuação de uma energia externa sobre o corpo da pessoa, com intensidade suficiente para provocar desvio da normalidade, com ou sem expressão morfológica. 

  • c) Os instrumentos contundentes são as formas de energia que mais frequentemente causam lesões corporais. Agem, exclusivamente, por pressão, deslizamento e percussão.

     

    LETRA C – ERRADO – O erro está na palavra exclusivamente. Segundo Neusa Bittar (in Medicina legal e noções de criminalística – 7ª Ed. – Salvador: Ed. JusPodivm,2018. p. 210):

     

    “A transmissão de energia pode se dar por compressão (mais comum), descompressão, tração, deslizamento (ação tangencial), percussão, explosão e torção”. (Grifamos)

  • a) Lesão é a atuação de uma energia externa sobre o indivíduo, de modo suficientemente intenso para provocar desvio da normalidade, com ou sem tradução morfológica.

     

    LETRA A – ERRADO – Esse é o conceito de trauma. Segundo Neusa Bittar (in Medicina legal e noções de criminalística – 7ª Ed. – Salvador: Ed. JusPodivm,2018. p. 209):

     

    Trauma é a atuação de uma energia externa (exógena) sobre o indivíduo, suficientemente intensa para provocar desvio perceptível da normalidade ou apenas alterar o funcionamento do organismo.

     

    Lesão é a alteração estrutural proveniente de agressão ao organismo, visível macroscopicamente (a olho nu) ou apenas ao microscópio, seja qual for a etiologia (causa).” (Grifamos)

  • b) Agentes lesivos são os agentes causadores das lesões, ou seja, os indivíduos que, pela classificação de Borri, se utilizam de energias físicas ou químicas para ocasionar traumatismos.

     

    LETRA B – ERRADA – A classificação de Borri não se resume apenas às energias físicas ou químicas, ela vai além disso:

     

    Tipos de Energias - Classificação de Borri:

     a) Energias de ordem Mecânica;

    b) Energia de ordem Física;

    c) Energias de ordem físico-química;

    d) Energia de ordem Química;

    e) Energia de ordem Bioquímica;

    f) Energia de ordem Biodinâmica;

    g) Energia de ordem mista

     

    FONTE: Miriam Garavelli Perita Criminal - Instituto de Criminalística de São Paulo Núcleo de Balística-CEAP

  • Vamos analisar as alternativas.

              a) incorreta, pois a alternativa traz a definição de TRAUMA! Fique atento para não cair na pegadinha.

              b) incorreta, pois os agentes lesivos são os instrumentos e os meios capazes de causar uma lesão.

              c) incorreta, pois a ação contundente não age EXCLUSIVAMENTE por meio das ações descritas.

              d) CORRETA! Descrição correta sobre os modos de ação dos instrumentos cortantes.

              e) incorreta, pois se trata da definição da LESÃO! Conceitos invertidos entre a alternativa A e a E.

    Gabarito: D