-
Errado. No Linux um administrador é um root, ou seja, ele já possui todos os privilégios necessários para acessar o sistema e para executar qualquer aplicativo.
-
Essa foi uma pegadinha como a CESPE sempre faz em suas provas. Começa falando de Linux e bem no meio coloca o administrador na rede. O certo seria os administradores deste sistema e não administradores de rede.
GAB ERRADO
-
Ao meu ver o principal erro da questão esta em afirma que o administrador de rede deva entrar sempre que possível como root. O ideal é entrar com uma conta normal e se necessário com a conta root por motivo de segurança.
-
Creio que o erro está na interpretação da questão onde a frase: ''sempre que possível''...
Sempre que possível nada, é necessário usar sempre, para que os administradores tenham os privilégios mais elevados, sem restrição, para acessar o sistema e para executar aplicativos da conta root
.
-
Excelente explicação da Mirelle Oliveira.
-
Assertiva ERRADA.
Acho que o pessoal se confundiu legal na hora de comentar. O administrador de rede e o administrador do sistema são duas entidades distintas. Um administra os recursos de rede, o outro administra os recursos da máquina. O adm. de rede não deve utilizar sempre a conta root e sim uma conta com os privilégios necessários para ele executar suas funções na máquina quando necessário.
-
Pessoal, não tirem o foco que o examinador tinha na questão!
Independente de ser administrador da rede ou do sistema, o erro está em afirmar que mais de um administrador da rede deverá utilizar a conta root diretamente.
Isso é um erro!!
Em todas as situações, e principalmente quando mais de uma pessoa executa comandos com privilégios administrativos, deve-se utilizar o sudo, e NÃO o root.
O sudo permite que o usuário execute comandos com privilégios administrativos, mas ainda sim o sistema será capaz de guardar logs de quem foi o usuário que executou determinados comando.
O problema principal em executar o root diretamente é que, depois, não será possível saber qual dos administradores executou o que. Será impossível rastrear quem fez o que.
Em sistemas com mais de um administrador, isso significa o caos!!
É por esse motivo que a questão está errada. Deve-se usar sudo, e não a conta root diretamente.
-
ERRADO.
turma usuário root é também chamado de super usuário é aquele que possui acesso irrestrito ao sistema ou seja tem total liberdade, não há necessidade de existir mais de um administrador no sistema tornando assim a questão errada.
para tarefas cotidianas é bom utilizar o usuário comum
apenas utilizar o super usuário para tarefas mais elaboradas.
lembrando que para minimizar o uso da conta root é so utilizar os comando SU e SUDO
-
Como procedimento de elevação de segurança, deve-se evitar de utilizar root
-
O administrador é um, mas os usuários podem ter acesso irrestrito aos arquivos e aplicativos como usuário root .
-
Prezados,
A utilização da conta root diretamente deve ser evitada. Uma boa prática é conceder aos usuários dos administradores perfil para executar as funções que desejam, mas sempre usando seus próprios usuários, e não a conta de root.
Portanto a questão está errada.
-
O Administrador de rede, em informática, é o nome que informalmente se dá ao responsável por projetar e manter uma rede de computadores em funcionamento, de acordo com o desejado pelo próprio (mais comumente em redes locais) ou por quem o designou para a função (empresas ou órgãos públicos, por exemplo).
Há serviços ,porem, que prescindem da conta root.
-
Deve ser evitado por questão de segurança.
-
Gabarito: Errado
O root deve ser evitado em qlqr sistema operacional, sendo utilizado apenas em algumas situações. Um exemplo claro é o Android sistema q utiliza o kernel Linux se o usuário quiser acessar o root deverá fazer uma gambiarra, pois o Google ñ libera o acesso ao root.
-
Complementando o comentário do Wallace, Se o usuário de dispositivo que possua SO android acessar o root perderá a garantia, é como se vc desmontasse o cel para fuçar.
-
Só complementando
SABER A CONTA QUE O USUÁRIO ESTÁ TRABALHANDO
$ = Usuário COMUM
# = ROOT (super usuário)
-
Jéssica Medeiros comentário do professor que vc pediu! Aproveite!
Prezados,
A utilização da conta root diretamente deve ser evitada. Uma boa prática é conceder aos usuários dos administradores perfil para executar as funções que desejam, mas sempre usando seus próprios usuários, e não a conta de root.
Gab. Errado
-
essa questao foi anulada, so olhar no site do cespe
-
prevejo eu zerando informatica
-
ROOT= SUPER USUARIO
USARIO COMUM= QUALQUER USUARIO
-
Quando cespe começa a falar "sem restrição", geralmente tá errado.
-
Errado
- Sudo: Mais de uma pessoa executando comandos com privilégios administrativos, deve-se utilizar o sudo.
- Comando Sudo: substitute user do (fazer substituindo usuário) ou super user do (fazer como super usuário), interpretando: permissão de Super Usuário.
- usado para fazer tarefas administrativas
- exemplo: instalação de programas ,alteração de configurações ,alteração de arquivos importantes.
"A persistência realiza o impossível".
-
SUDO: executa um comando, usando os privilégios de superusuário.
ERRADO
-
Errada!
Quando uma questão impõe algo ou determina alguma coisa geralmente é errada.
"No linux quando há mais de um administrador na rede eles DEVEM". [...]
Proff: Fernando Nishimura
-
A questão nada fale sobre segurança. Em uma conta de usuário comum vc não tem acesso ao kernel, então vc não tem vantagem nenhuma, exceto: segurança.
-
Usei a lei de nishimura da restrição .
-
Nishimura salvando mais uma que eu não faço ideia!
-
Vou comentar esta questão somente porque vejo muita baboseira nos comentários .
Vamos la .
O fato de terem centenas de usuários administradores em um sistema operacional Linux , não implica em ter que acessar como ROOT .Não tem nada a ver uma coisa com a outra .Pelo contrário .Por motivos de segurança , é recomendado que nunca se trabalhe com o usuário Root , visto que alem de perdermos a rastreabilidade de cagadinhas feitas no S.O , corremos o risco de fazer algo que não deveriamos , portanto , sempre use um usuário com previlégio de adiministrador.Quando um usuário esta com previlégios de administrador , o que vai acontecer é que em alguns casos , o sistema vai pedir a senha de admin para garantir que você esta certo daquilo que vai executar .Portanto o gabarito está errado .
-
Estou na equipe do Truffaut Magno
-
No Linux só é permitido um super usuário
-
Linux --> Apenas um Administrar
-
#root é único !!
-
Depois desse Devem no enunciado e certo que a questão está errada.
Pra que um administrador vai ter que entrar no superusuário # ( Tralha ).
-
sem restrição, e o kernel????muda lá sabidão
-
A utilização da conta root diretamente deve ser evitada. Uma boa prática é conceder aos usuários dos administradores perfil para executar as funções que desejam, mas sempre usando seus próprios usuários, e não a conta de root.
Portanto a questão está errada.
-
O uso do usuário ROOT deve sempre ser evitado.
-
Gab E
/root ---> Diretório do administrador;
-
Item: Errado.
O ideal é não usar o root diretamente. Até mesmo em computadores que apenas uma pessoa usa, sugere-se que ela crie outro usuário e confira as permissões. Qualquer "besteira" feita no root pode dar tchau ao teu sistema operacional.
Bons estudos.
-
Gente, quantos comentários divergentes :o...Fiquei tonta!
-
Na verdade não há a necessidade do usuário ter que utilizar da conta Root (Usuário Root) porque ele pode obter acesso através do comando "sudo" (desde que ele possua a senha do Root), assim ele consegue liberação para tudo quanto precisar fazer sem a necessidade de ter que utilizar a conta Root como afirma a questão.
-
Para que seja possível identificar quais dos usurários se utilizou do ROOT, o mais adequado é que seja utilizado o comando SUDO ( nesse comando você pode excutar programas com permissões de super usuário , por isso do SU - super usuário e DO- que significa fazer).
-
A utilização da conta root diretamente deve ser evitada. Uma boa prática é conceder aos usuários dos administradores perfil para executar as funções que desejam, mas sempre usando seus próprios usuários, e não a conta de root.
Portanto a questão está errada.
-
Galera, o comando "sudo" normalmente é usado pra quem não é administrador executar uma tarefa como tal.
Eu ainda não consegui enxergar o ERRO da questão lendo os comentários, sinceramente.
Segue os fundamentos:
"No Linux, quando há mais de um administrador na rede, eles devem, sempre que possível, utilizar a conta root diretamente. Esse procedimento permite que os administradores tenham os privilégios mais elevados, sem restrição, para acessar o sistema e para executar aplicativos."
Um possível erro poderia ser enxergado na parte sublinhada, pois para garantir uma maior segurança, seria necessário que o sistema perguntasse se realmente o administrador quer executar aquela tarefa e se sim, digitasse a senha do Root.
FONTE:
"O usuário root em GNU/Linux é o usuário que tem o acesso administrativo a seu sistema. Os usuários normais não têm este acesso por razões da segurança. Entretanto, Kubuntu não inclui o usuário root. Em vez disso, o acesso administrativo é dado aos usuários individuais, que podem usar a aplicação do "sudo" para executar tarefas administrativas.
Quando você executa uma aplicação que requere privilégios do root, o sudo pedirá que você digite sua senha normal de usuário. Isto assegura que aplicações suspeitas não possam danificar seu sistema, e serve como um lembrete que você está a ponto de executar ações administrativas que requerem muita cautela!"
-
Sudo—> executa privilégios do super usuário.
-
A questão vai de encontro aos princípios de segurança.
Os manuais de segurança recomendam que uma pessoa tenha a senha root e que, se outro usuário precisar dos privilégios de root, o próprio root utilizará comandos para dar tal privilégio ao usuário comum.
-
Galera, só existe um usuário root
-
Gab. ERRADO
Independente de ser administrador da rede ou do sistema, o erro está em afirmar que mais de um administrador da rede deverá utilizar a conta root diretamente. Os manuais de segurança recomendam que uma pessoa tenha a senha root.
SONHAR, ESTUDAR, PERTENCER! DEUS É FIEL.
-
Comando SU --> "Migra" para o modo Super Usuário
Comando SUDO --> Realizo "ações de Super Usuário" a partir DO meu usuário.
-
Não é uma boa prática utilizar a conta root, sem a necessidade de ter privilégios de administrador dentro do sistema.
-
Acredito que o erro é "SEMPRE" , cara se você usar o "Superusuário" sempre , automáticamente você compromete a segurança do seu computador ou servidor dependendo do caso.
-
A utilização da conta root diretamente deve ser evitada. Uma boa prática é conceder aos usuários dos administradores perfil para executar as funções que desejam, mas sempre usando seus próprios usuários, e não a conta de root.
-
Quando há mais de um administrador na rede, eles NÃO devem utilizar a conta root do sistema. O recomendável, em qualquer manual de segurança, é que apenas se crie UMA conta root e as demais comuns.
Obs.: Não confunda o administrador da rede com o usuário root do sistema Linux
-
Usuário root DEVE ser evitado.
Só utilizá-lo somente quando de muita importância. Pois , seu mau uso pode causar um estrago tremendo.
-
Errado.
Quando há mais de um administrador na rede, eles NÃO devem utilizar a conta root do sistema. O recomendável, em qualquer manual de segurança, é que apenas se crie UMA conta root e as demais comuns.
Fonte: Fabricio Macedo de Melo - Gran Cursos Online.
-
Acrescentando aos colegas:
O usuário root por questões de segurança se encontra desabilitado, assim, será necessário o uso do "sudo". Portanto, sempre que um comando necessitar deste privilégio, o mesmo estará precedido do “sudo”. Adicione também o comando sudo na frente de todos os comandos, caso esteja trabalhando em um diretório ou em arquivos que não lhe pertencem (arquivos do sistema, por exemplo).
Fonte: Rafael Araújo.