SóProvas


ID
1451935
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Julgue o item a seguir, referentes a aspectos diversos da administração pública moderna.

O governo empreendedor visa atender ao cidadão como cliente e, nesse atendimento, em vez de servi-lo, dá-lhe responsabilidades.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito contestável.   7 O governo empreendedor visa atender ao cidadão como cliente e, nesse atendimento, em vez de servi-lo, dá-lhe responsabilidades.
    C (GABARITO INCORRETO, O GOVERNO EMPREENDEDOR DEVE SERVIR AO CIDADÃO COM EFICIÊNCIA, NÃO DAR RESPONSABILIDADES AO CIDADÃO, QUESTÃO PASSÍVEL DE RECURSO)

    https://www.aprovaconcursos.com.br/noticias/2015/03/05/prova-tre-go-nocoes-de-administracao-de-recursos-materiais/

  • O governo empreendedor deve além de servir o cliente/cidadão, dar-lhe responsabilidades. Portanto a questão deveria ser anulada.

  • Que tipo de empreendedorismo é esse?!

    Existe várias formas de se conceituar responsabilidades, uma das que encontrei vai de encotro ao gabarito da assertiva:

    A responsabilidade social está intimamente ligada a uma gestão ética e transparente que a organização deve ter com suas partes interessadas, para minimizar seus impactos negativos no meio ambiente e na comunidade.
    OBS: Posso levar o google para responder essas questões do Cespe??? kkkkkkkk
  • O governo pertence à comunidade: dando responsabilidade ao cidadão, em vez de servi-lo – os cidadãos são chamados a participar das decisões que afetam sua comunidade e a colaborar com a ficalização/controle dos serviços públicos. (Paludo, Augustinho. Adm Pública para AFRF)
  • Eu acredito que a questão seria mais clara se o termo "em vez" fosse substituído por "alem"


    O governo empreendedor visa atender ao cidadão como cliente e, nesse atendimento, alem de servi-lo, dá-lhe responsabilidades. 
  • Na prática é o contrario. :/

  • A gestão pública empreendedora é baseada em avaliações contínuas da sociedade (aqui esta a responsabilidade do cidadão) para ajustar suas estratégias, planos e metas, bem como sua ação implementadora, visando resultados que melhor respondam às demandas dos cidadãos como clientes (MATIAS-PEREIRA, 2009, p. 161-162)

  • Uma coisa não substitui a outra. Muito pelo contrário: complementam-se. Incorreta, portanto, a utilização do termo "em vez", que concebe a ideia de "substituir", "no lugar de". 


  • Trata-se de um dos princípios que orienta os governos e gestores a agirem como empreendedores: " o governo pertence a comunidade dando responsabilidade ao cidadão em vez de servi-lo. Os cidadãos são chamados a participar das decisões que afetam sua comunidade e a colaborar com a fiscalização/controle dos serviços públicos. "

    Augustinho Paludo 3Ed 2013

  • Eu realmente não vejo como essa questão pode estar correta. Ao meu ver, a banca juntou 2 teorias que existem mas colocou uma como consequência da outra e ai a afirmativa passou a estar incorreta.


    Existe sim o conceito de que o governo empreendedor visa atender o cidadão como cliente e existe outro conceito (fundamentado por alguns autores que os colegas passaram abaixo) de que o governo passa responsabilidade ao cidadão, ao invés de servi-lo. Mas um conceito não é consequência do outro. O conceito de cliente vem da iniciativa privada e basicamente a única responsabilidade que o cliente tem é a de pagar pelo produto ou serviço que esta adquirindo, mas a empresa não transfere outras responsabilidades aos seus clientes, ela é que passa a ter uma responsabilidade de entregar um bom produto ou serviço ao cliente. Em relação ao estado o "cliente" também paga pelos serviços ou produtos mas as vezes de forma indireta.


    O que quero dizer é que podem existir casos em que o governo transfere responsabilidades para o cidadão, mas nesses casos ele não estará tratando o cidadão como cliente. Quando trata-o como cliente é o estado que tem responsabilidades para com o cidadão e esse paga pelos serviços diretamente (através de taxas por exemplo) ou indiretamente (através de impostos).

  • questão errada o governo deve servir e dar responsabilidades.

  • O governo empreendedor caracteriza-se como um governo que "pertence à comunidade, dando responsabilidade ao cidadão em vez de servi-lo, e visa a atender aos cidadãos como clientes e não aos interesses da burocracia, estimulando a ação e a parceria da sociedade." (Osborne & Gaeler, 1995, p. 51-80; 181-213)

  • Questões de administração para cargos de ensino médio estão mais complicadas do que para cargo de auditores, promotores etc...

    Quer dizer que, quando procuramos um serviço do governo, ao invés de sairmos de lá com uma solução, sairemos de lá com uma responsabilidade?

    beleza então! belo cliente que eu sou! kkkkk

  • O atendimento ao cliente realmente é foco do empreendedorismo governamental, que transfere responsabilidades para os clientes em vez de simplesmente atendê-lo. Não é que o serviço deixe de ser prestado, mas ele é prestado em conjunto com a responsabilidade pela concepção de novas ideias e fiscalização da atuação estatal.

     

    (Prof. Carlos Xavier - Estratégia Concursos)
     

    GABARITO: CERTO

  • Gabarito passível de recurso.   7 O governo empreendedor visa atender ao cidadão como cliente e, nesse atendimento, em vez de servi-lo, dá-lhe responsabilidades.

    O governo empreendedor dá responsabilidade ao cliente , mas também o atende, serve. Ele não deixou de servir para somente dar responsabilidades.

  • Podem dar qualquer argumento aí mas "em vez de servi-lo" cagou tudo, Em vez de é utilizado para indicar oposição, então é forçar muito a barra pra deixar clara a ideia da responsabilidade para o cidadão, dizer que não o serve.

  • Concordo: questão super discutível.

  • Empreendedorismo Governamental

    Princípios segundo Osborne e Gaebler:

    1- O estabelecimento da competitividade (interna e externa) na prestação dos serviços públicos;

    2-Transferência de poder para o cidadão/ comunidade;

    3-Acompanhamento de resultados(efetividade) da atuação pública;

    4-Orientação para objetivos, não para normas;

    5-Trasformação do usuário de serviço público em cliente;

    6-Prioridade na prevenção de problemas e não no tratamento;

    ...

    Resposta: O governo empreendedor visa atender ao cidadão como cliente e, nesse atendimento, em vez de servi-lo, dá-lhe responsabilidades.

     

  • O nível de detalhe é incrível neste item, se o examinador tivesse utilizado "ao invés" e lugar de "em vez" o item seria realmente "E". Pois "ao invés" tem o sentido de ao contrário, enquanto "em vez" tem o sentido de alternativamente. Portanto, é isso mesmo, alternativamente o cidadão-cliente é cliente e também tem responsabilidades, como o dever de fiscalizar o poder público.
  • Um dos princípios do governador empreendedor:·        
    Transferência de poder para o cidadão/comunidade – as comunidades não se tornam as executoras das políticas, apenas tomam decisões para que o setor público execute os serviços públicos (transferência de responsabilidades p/ o cidadão);


    GAB CERTO

  • "em vez de servi-lo" foi áspero!

  • O  governo dá responsabilidades para o cidadão. 

     

    De fato, à primeira vista, isso pode parecer chocante. O pano de fundo dessa postura remete ao conceito de controle social. O cidadão agora tem a função de ajudar o governo a fiscalizar a coisa pública. Essa é uma das suas responsabilidades. É o caso de a alguém ser negado atendimento médico em um posto de saúde. O que o a pessoa faz? Bota a boca no trambone, digo, Facebook. 

     

    Outra responsabilidade do cidadão, refere-se a co-produção de serviços públicos - tema já cobrado em prova. Anote isso!

     

    A coprodução dos serviços públicos é uma estratégia para a produção dos serviços públicos de que podem participar o aparato público do Estado, as organizações privadas e do terceiro setor, além de arranjos comunitários e do cidadão que, no conjunto, compartilham entre si responsabilidades e poder (SALM, 2014).

     

     

    QUESTÃO CORRETA: Serviços públicos devem ser gerenciados e ofertados conforme o princípio da coprodução, segundo o qual os cidadãos se envolvem e participam da construção de excelência e qualidade desses serviços.

     

    Fonte: https://www.qconcursos.com/questoes-de-concursos/questao/ad04b71f-7c

  • dar responsabilidade pro cliente?

  • CORRETO 

     

    O governo empreendedor caracteriza-se como um governo que "pertence à comunidade, dando responsabilidade ao cidadão em vez de servi-lo, e visa a atender aos cidadãos como clientes e não aos interesses da burocracia, estimulando a ação e a parceria da sociedade." (Osborne ét Gaebler, 1995, p. 51-80; 181-213)
     

  • Questão muito fácil de errar pois pode confundir a versão original Inglesa de Margaret Thatcher dos anos 70 com o Empreendedorismo Governamental, que é a versão americana da Reforma Gerencial iniciada nos anos 80.

    A primeira é dividiva em 3 fases: Gerencialismo Puro - que colocava o cidadão como mero contribuinte; Consumerismo - onde entra a ideia de cidadão-cliente; e a última, Serviço Orientado ao Cidadão, onde o cidadão passa a ser visto como um agente ativo com direito de opinar e fiscalizar e que possui, além dos direitos, deveres.

    Já na versão americana não há divisão em fases, há apenas a especificação de 10 princípios, sendo o 2º o que afirma que o Governo pertence à comunidade e o 6º que afirma que o Governo deve ser orientado ao cliente. Particularmente, acho que esses dois conceitos juntos não fazem muito sentido. Porém, a questão está CORRETA.

  • Atribuir responsabilidades está relacionado com a participação no processo decisório. Iniciativa popular de lei e impugnação de licitação são exemplos dessa participação.
  • Esse dar responsabilidades está estritamente relacionado a participação nos processos decisórios, se liguem.

  • 10 PRINCÍPIOS DA ADM. PÚBLICA

    OSBORNE E GLAEBER SÃO 2 CABEÇAS, 3 PAIS E MÃE DA ORA

     

    Competição entre os prestadores de serviço;

    Catalisar a ação dos setores público, privado e voluntário;

    Preferir os mecanismos de mercado às soluções burocráticas;

    Priorizar o investimento na produção de recursos, e não em seu gasto;

    Poder aos cidadãos, transferindo o controle das atividades à comunidade;

    Medir a atuação das agências governamentais através dos resultados;

    Descentralização da autoridade;

    Orientar-se por objetivos, e não por regras e regulamentos;

    Redefinir os usuários como clientes;

    Atuar na prevenção dos problemas mais do que no tratamento;

  • CERTO

     

    Princípios de Osborne e Gaebler (1994)

     

    O governo pertence à comunidade: dando responsabilidade ao cidadão, em vez de servi-lo – os cidadãos são chamados a participar das decisões que afetam sua comunidade e a colaborar com a fiscalização/controle dos serviços públicos.

  • “O governo empreendedor caracteriza-se como um governo que ‘pertence à comunidade, dando responsabilidade ao cidadão em vez de servi-lo, e visa atender aos cidadãos como clientes e não aos interesses da burocracia, estimulando a ação e a parceria da sociedade”;

    ...............

    OSBORNE & GAEBLER (1995), apud MOREIRA, Elisabete de Abreu e Lima. Administração geral e pública. Salvador: Juspodivm, 2018, p. 101.

  • CERTO.

     

    O governo empreendedor caracteriza-se como um governo que pertence à comunidade, dando responsabilidade ao cidadão em vez de servi-lo.

  • No governo empreendedor, o cidadão também possui certa responsabilidade na prestação dos serviços públicos. 

  • "em vez de servi-lo"

  • O cidadão também possui algumas responsabilidade na prestação dos serviços públicos, mas não totalmente. 

    Questão é incompleta, mas é cespe, fazer o que!!!!


    Gabarito, CERTO.

  • Vejam esse resumo da Casa do Concurseiro:

    https://s3.amazonaws.com/ead_casa/ead_casa/ead_casa/CursoSecaoItem/4123-empreendedorismo-governamental-rafael-ravazolo.pdf

     

  • Questão: O governo empreendedor visa atender ao cidadão como cliente e, nesse atendimento, em vez de servi-lo, dá-lhe responsabilidades.

    em vez de =  locução prepositiva que significa “no lugar de” e dá a ideia de substituição de alguma coisa ou alguém.

    Tá sertu, então o cliente, precisando resolver um problema, se dirige ao governo empreendedor, mas este, com é tão focado em atender aos cidadãos, em vez de resolver o referido problema, atribui é responsabilidades ao cliente. Massa. Lógico. Óbvio demais.

    Se depender de questões como essa pra eu passar em um concurso, misericórdia.

  • O enunciado está de acordo com dois princípios da gestão pública empreendedora: “governo e seus clientes: atendendo às necessidades do cliente não da burocracia” e o “governo pertence à comunidade: dando responsabilidade ao cidadão, em vez de servi-lo”.

    Gabarito: Certo

  • Tá certo, meu povo. Esse é um dos princípios de Osborne e Gaebler.

    O governo pertence à comunidade: dando responsabilidade ao cidadão, em vez de servi-lo - os cidadãos são chamados a participar das decisões que afetam sua comunidade e a colaborar com a fiscalização/controle dos serviços públicos.

    Paludo.

  • CERTO

  • A problemática da questão está toda no uso da palavra "em vez" que é diferente de ao invés (contrario).

    Por isso como a frase não estabelece uma relação de contrariedade e sim de lugar pode-se considerar correto. Ao meu ver, a banca forcou a barra, pois não acho que seja uma relação de lugar. No caso o Governo empreendedor deve servir e dar responsabilidade.

  • REPOSTA. CERTA

    O governo empreendedor caracteriza-se como um governo que " pertence à comunidade, dando responsabilidade ao cidadão em vez de servi-lo, e visa a atender aos cidadãos como clientes e não aos interesses da burocracia, estimulando a ação e a parceria da sociedade.

    fonte. Administração geral e pública, Elisabete de abreu e Lima Moreira. EDITORA JUSPODIVM, PAG,101.

  • Perai , TUDO BEM QUE RECEBEREMOS RESPONSABILIDADES ,mas dizer que ele DEIXA DE NOS SERVIR °?

    FONTE: QUALQUER UMA NÃO VALE NADA