SóProvas


ID
1452454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Julgue o seguinte item, a respeito da modelagem de dados.

Ao se excluir uma tupla de um banco de dados, pode-se violar a integridade referencial desse banco por uma chave primária.

Alternativas
Comentários
  • Para quem não está familiarizado com os termos de Banco de Dados, uma tupla, é simplesmente um registro do Bando, ou seja, apagando um registro, você não irá violar nenhuma integridade referencial por chave primária.


    Boa Sorte.

  • Um banco de dados garante a integridade referencial, sem a necessidade de implementações adicionais por parte do programador.

  • A questão seria considerada correta se a definição apresentada fosse a uma chave Estrangeira.

  • O fato de se excluir 1 tupla = 1 linha = 1 registro não interfere na integridade referencial de uma tabela.

  • Redação horrível e mal feita da banca. A questão deixa dúbia a pergunta: "Qual tabela a questão está se referindo?". Uma chave primária pode ser estrangeira e vice-versa, depende da referência, pois na questão diz-se "... de um banco de dados". Se eu escrever da forma que está na questão em uma redação do cespe irão me tirar pontos, com certeza.

  • Terminologias:

    Tabela -------> Relação

    Linha ----------> Tupla

    Coluna---------> Atributo

    Valor de campo------> Valor de atributo.

  • A questão diz pode-se. E se a tupla contiver uma informação que é FK em outra entidade, ela PODE violar a integridade.

    Se pode, pode.

  • (Questão) Ao se excluir uma tupla de um banco de dados, pode-se violar a integridade referencial desse banco por uma chave primária.

     

    Ao se deletar uma tupla, pode sim violar a integridade referencial, mas essa violação somente ocorreria na chave estrangeira.

  • "por uma chave primária."

    Que isso??????? Por uma chave primária????? O que isso quer dizer???

    Por excluir uma chave primária? por referenciar-se a uma chave primária??

    Quem escreveu isso??? E quem deu aval pra isso aparecer na prova?

    Existem coisas que não dá pra entender.

  • Errado.

    O correto seria chave estrangeira. Uma outra questão ajuda a entender:

     

    Q697824  CESPE - Auditor de Controle Externo (TCE-PA)/Informática/Administrador de Banco de Dados/2016
    Julgue o item seguinte, acerca de linguagens e manipulação de um SGBD.
    A operação delete pode violar a integridade referencial caso chaves estrangeiras de outras tuplas mencionem a tupla removida no banco de dados.


    Gabarito CESPE: Certo

  • eu fazendo redação

  • Eu acho que entendi o que o examinador quis falar. Seria assim, se caso eu exclua uma linha de terminada tabela, eu não violaria a integridade de uma determinada chave primária, mas sim das secundária que dependa daquela chave primária, pois a chave primária é de certa forma um atributo forte. Eu creio que seja isso.

  • Comparando duas questões parecidas e relativamente recentes (2016 e 2015):

    (CESPE-2016) A operação delete pode violar a integridade referencial caso chaves estrangeiras de outras tuplas mencionem a tupla removida no banco de dados. CERTO

    (CESPE-2015) Ao se excluir uma tupla de um banco de dados, pode-se violar a integridade referencial desse banco por uma chave primária. ERRADO

    Apesar do "pode-se" dar margem para as duas respostas, acredito que, como regra, para resolvermos questões aqui PODEMOS imaginar que:

    1) Excluiu uma chave estrangeira -> pode violar a integridade referencial

    2) Excluiu uma chave primária (caso chave(s) estrangeira(s) a mencionem) -> pode violar a integridade referencial

    3) Excluiu uma chave primária -> não pode violar a integridade referencial

  • Retirar um registro de uma tabela não interfere na integridade referencial do banco de dados.

  • Acredito que o erro reside no fato de falar tupla e não atributo. Afinal de contas, a tupla é apenas uma linha, e o atributo (coluna) que representa as chaves.

  • Um banco de dados deve esta em FN1, FN2,FN3, por exemplo. A partir disso, quando o banco de dados passa por essas fases, ao excluir uma tupla a integridade não deve ser alterada.

  • Ao se excluir uma tupla de um banco de dados, pode-se violar a integridade referencial desse banco por uma chave primária.

    gente, eu entendi que se excluir a tupla da chave primária vai violar a integridade... sim, pq se tiver chave estrangeira, essa vai ser violada...

    achei mal formulada a questão.

  • Gabarito: errado

    Eu não consegui entender a lógica de alguns comentários, mas ao meu ver o errado está em dizer 'tupla''...Pois:

    A restrição de integridade referencial é aquela que restringe que a chave estrangeira de uma tabela seja consistente com a chave candidata ou primária da tabela referenciada.

    Assim, a CHAVE ESTRANGEIRA deve ter o MESMO CONTEÚDO E DOMÍNIO das COLUNAS da CHAVE PRIMÁRIA da tabela referenciada.

    Portando, retirar a tupla, não irá violar a integridade referencial, caso fosse retirado a COLUNA que faz referencia a tupla da chave PRIMÁRIA, aí sim seria violada...

  • (CESPE-2016) A operação delete pode violar a integridade referencial caso chaves estrangeiras de outras tuplas mencionem a tupla removida no banco de dados. CERTO

    (CESPE-2015) Ao se excluir uma tupla de um banco de dados, pode-se violar a integridade referencial desse banco por uma chave primária. ERRADO

    Apesar do "pode-se" dar margem para as duas respostas, acredito que, como regra, para resolvermos questões aqui PODEMOS imaginar que:

    1) Excluiu uma chave estrangeira -> pode violar a integridade referencial

    2) Excluiu uma chave primária (caso chave(s) estrangeira(s) a mencionem) -> pode violar a integridade referencial

    3) Excluiu uma chave primária -> não pode violar a integridade referencial

  • Quem viola integridade referencial é chave estrangeria e não primária. Isso vai depender do tipo de participação.

    Por exemplo, um Relacionamento 1:N entre professor e disciplina com participação total, o qual um professor pode ministrar uma ou mais disciplina (obrigatório ministrar pelo menos uma) e uma disciplina deve ser ministrada por apenas um professor (é obrigatório ter algum professor ministrando).

    Lembrando que a chave estrangeria nesse caso estará na tabela disciplina por ser um relacionamento 1:N.

    Vamos pensar

    Se eu excluo uma tupla tabela professor, logo eu excluo junto a chave primária referente à essa tupla, desta forma por ser um relacionamento de participação total haverá quebra de integridade referencial, pois alguma tupla da coluna da chave estrangeria não terá referente na chave primária da tabela professor, ou seja, não irá possibilitar que todas as disciplina participe do relacionamento.

  • Conforme Navathe em sua obra Sistemas de Banco de Dados 6ª ed. pág. 51

    "A operação excluir pode violar apenas a integridade referencial. Isso ocorre se a tupla que está sendo excluída for referenciada por chaves estrangeiras de outras tuplas no banco de dados."

    (CESPE) A operação delete pode violar a integridade referencial caso chaves estrangeiras de outras tuplas mencionem a tupla removida no banco de dados. (CERTO)

  • Errado.

    Acabei de resolver o simulado do missão e veio essa questão. Achei a redação bem confusa, mas depois que li o comentário do professor TOP do missão consegui compreender melhor.

    Comentário professor Luciano Freitas do projeto missão:

    O relacionamento entre duas entidades (pessoa e veículo, por exemplo) no modelo entidade-relacionamento se materializa no modelo relacional por meio de chave estrangeira.

    Ou seja, a chave estrangeira em uma tabela (veículo) é composta pelos atributos da chave primária ou candidata da tabela (pessoa)

    Exemplo:

    • Pessoa(CPF, NOME)
    • Veiculo(PLACA, CPF)

    Nesse exemplo, temos o CPF como chave primária da tabela PESSOA e temos CPF como chave estrangeira. da tabela VEICULO.

    Digamos que na tabela pessoa tenhamos a seguinte tupla (linha ou registro):

    • PESSOA(111.111.111-11, Fulano de TAL)

    E na tabela VEICULO tenhamos:

    • VEICULO(PBA-2307, 111.111.111-11)
    • VEICULO(ABC-2502, 111.111.111-11)

    Caso eu tente, por exemplo, excluir a tupla (registro) apresentada na tabela PESSOA, ocorrerá uma violação de integridade referencial. Ou seja, a integridade referencial irá garantir que eu não consiga excluir uma pessoa que tenha veículos a ela associados, por meio de uma chave estrangeira.

    No exemplo mencionado pelo professor, antes de excluir a pessoa, temos que excluir os veiculos associados a esta pessoa, para que não ocorra violação de integridade referencial.

    Resumindo, o item erra ao associar violação de integridade referencial a chave primária, pois a garantia de integridade referencial nasce por meio de uma chave estrangeira..

  • Marquei (E) pois existe forma de excluir uma TUPLA sem violar a integridade referencial !

  • Afirmativa incorreta.

     

    Uma integridade referencial em um banco de dados preserva as relações definidas entre tabelas quando linhas são digitadas ou excluídas. A integridade referencial baseia-se nas relações entre chaves estrangeiras e chaves primárias, de forma a assegurar que os valores chave permaneçam consistentes em todas as tabelas.

     

    Esse tipo de consistência requer que não haja referências a valores não existentes e que se um valor chave é alterado, todas as referências a ele são consistentemente alteradas em todo o banco de dados.