SóProvas


ID
1452541
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Programação
Assuntos

Julgue o item a seguir, relativos a lógica de programação.

O processo de depuração visa encontrar erros lógicos e de execução do programa para corrigi-los e(ou) eliminá-los. Esse processo não inclui os erros de compilação.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Pressman :

    A depuração(Debugging)) não é teste, mas sempre ocorre como uma consequência do teste ( ao fazer essa declaração, consideramos a mais ampla visão possível de “atividade de teste”. Não somente o desenvolvedor testa o software antes de seu lançamento, mas o cliente/usuário testa o software todas as vezes em que ele é usado). O processo de depuração inicia-se com a execução de um caso de teste. Esse processo não inclui os erros de compilação


  • Estou precisando de mais comentários.. alguém ajuda?

  • Qual o erro da questão?? Essa definição do Pressman não sanou a dúvida...

  • O erro da questão está em dizer que a depuração não serve para achar erros de compilação. Se você está depurando você está procurando justamente erros lógicos e de compilação em tempo de execução ou não.

  • Três tipos de erros de programação:

     Erros de programação se encaixam em três categorias: erros de compilação, erros em tempo de execução e erros de lógica.

    Erros de compilação:

    Erros de compilação, também conhecido como erros de compilador, são erros que impedem seu programa de executar.

    A maioria dos erros de compilador são causados por erros que você faz ao digitar o código. Por exemplo, você pode errar uma palavra-chave, deixar sem algumas pontuações necessárias ou tentar usar uma instrução End If sem primeiro usar uma instrução If.

    Erros de tempo de execução:

    Erros em tempo de execução são erros que ocorrem enquanto o programa é executado. Elas normalmente ocorrem quando o programa tenta uma operação que é impossível executar.Ex: Divisão por zero.

    Erros de lógica:

    Erros lógicos são erros que impedem seu programa de fazer o que você pretendia fazer. Seu código pode ser compilado e executado sem erros, mas o resultado de uma operação pode produzir um resultado que você não esperava.

    Fonte: https://msdn.microsoft.com/pt-br/library/s9ek7a19%28v=vs.90%29.aspx

    Bons estudos!




  • Nada a ver o gabarito dessa questão, ela está correta, pois a depuração não inclui erros de compilação. Para depurar um programa, ele precisa estar em execução, e para estar em execução, não podem existir erros de compilação, ou seja, depurar um programa só é possível de ser feito após a correção de eventuais erros de compilação, sendo assim, na depuração erros de compilação não existem, pois já foram previamente corrigidos para ser possível depurar.

  • achar erro de compilação na depuração?

    só um minuto, vou dar um debug aqui no VS, não pera, o código não compila...

    #complicado ein

  • nao concordo com a questão quando ela diz: "corrigi-los" e "elimina-los", pois quando estou programando e há um erro de sintaxe, por exemplo, ao compilar a aplicação ela só avisa e mostra onde estão os erros mas sou eu que tenho que ir lá resolve-los.

  • ENTENDIMENTO CESPEANO

  • esqueçam amigos, alguém ganhou dinheiro para dar essa questão como certa

  • O uso de comandos de impressão para rastrear os valores das variáveis durante a execução do programa é um exemplo de técnica de depuração.

  • Não visa encontrar erros lógicos, e sim comente os erros de execução.

    Erros lógicos compreende erros de programação.

    GABARITO: ERRADO

  • voltando à questão, estava pensando um negócio...

    a grande diferença entre teste e depuração é que o teste visa encontrar erros, e a depuração encontrar as causas dos erros

    se for pensar nessa ótica, a questão realmente está errada... quem encontra os erros é o TESTE, a DEPURAÇÃO encontra as CAUSAS dos erros... o que acham?