Existem dois tipos de implementação de objetos simultâneos, são eles:
Os servidores que podem realizar tarefas das mais variadas características permitindo que vários processos ou objetos sejam executados ao mesmo tempo, no caso desse tipo de implementação não é possível haver o controle sobre o tempo que é necessário para executar uma determinada tarefa, pois isso vai depender da quantidade e complexidade dos processos que o servidor vai estar trabalhando durante um determinado período, ou seja, pode haver momento em que o servidor esta mais sobre carregado do que em outros momentos, causando essa variação no tempo de execução de tarefas.
O outro tipo de implementação de objetos simultâneos é os objetos ativos que apresentam essa simultaneidade na realização de tarefas internas do sistema, ou seja, existem mais tarefas especificas do sistema que devem estar sendo executadas ao mesmo tempo.
Podemos citar o caso do transponder de um avião, que precisa estar constantemente buscando a posição da aeronave e alem disso precisa estar se comunicando com o piloto e realizando as tarefas que o piloto lhe ordenou.
Na linguagem JAVA temos o thread que realizam essa função dentro do sistema. Para se estar utilizando desse beneficio temos que herdar a classe Thread para a classe que necessitamos que fosse executada simultaneamente com outras classes e objetos.
logo Gabarito CERTO
● Servidores
O objeto é implementado como um processo paralelo (servidor) com pontos de entrada que correspondem às operações de objeto. Se nenhuma chamada é feita para ele, o objeto suspende a sua execução e aguarda outras solicitações de serviço.
● Objetos ativos
Os objetos são implementados como processos paralelos, e o estado interno do objeto pode ser modificado por ele próprio, e não simplesmente por chamadas externas.
Engenharia de Software / Ian Sommerville, 8 edição. Capítulo de Projeto orientado a objetos