-
No Padrão 1000baseT o número de pares de cabos usados difere dos demais utilizados em padrões anteriores, ele utiliza os quatros pares disponíveis no par trançado, por este motivo que ele consegue transmitir a 1000 mbps diferente das demais que utilizam somente dois pares desse cabo.
100BASE-TX é a forma mais usada na rede Fast Ethernet, e funciona com dois pares do cabo par trançado categoria 5 ou 5e (cabo CAT5 contém 4 pares sendo usado apenas 2 para transmissão de dados). Igual ao 10BASE-T, os pares de cabos usados são os laranja e verde (o segundo e terceiro par) como detalhado nos padrões de cabeamento TIA/EIA-568-B, T568A e T568B. Estes pares usam os fios 1, 2, 3 e 6.
-
Gigabit Ethernet não seria a partir da categoria 5e? Nas referências de fabricantes, a categoria 5 é Fast Ethernet.
-
100BASE-T4 utiliza 4 pares.
-
Mauro, procura no Tanenbaum 5ª edição que vc vai achar as tabelinhas resumidas.
A questão fala expressamente das variações de Fast Ethernet e Gigabit Ethernet que usam par trançado Cat 5.
No Fast Ethernet, há o TX, que usa Cat 5, alcança 100m, mas usa somente 2 dos pares trançados.
No Gigabit Ethernet, há o T, que usa Cat 5, alcança 100m, mas usa os 4 pares.
-
GABARITO CORRETO!
.
.
A Ethernet de 100 Mbps usa dois (dos quatro) pares, um para cada direção. Para alcançar velocidades mais altas, a Ethernet de 1 Gbps usa todos os quatro pares nas duas direções simultaneamente; isso requer que o receptor decomponha o sinal que é transmitido localmente.
.
.
Redes de Computadores, Andrew S. Tanenbaum, 5ª edição.
-
108
Ano: 2009 Banca: Órgão: Prova:
Os pares trançados UTP de categoria 5 são formados por quatro pares de condutores, sendo que, em redes Fast Ethernet, apenas dois pares são efetivamente utilizados, enquanto, na tecnologia Gigabit Ethernet, todos os quatro pares são utilizados.