SóProvas


ID
145321
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Com relação a firewalls e a sistemas de detecção de intrusão, julgue os itens a seguir.

Os firewalls que realizam inspeção de estado, não fazem isso tendo como base os estados das conexões TCP.

Alternativas
Comentários
  • Alguém pode comentar?

    Os firewalls de filtro de pacotes baseados em estados faz a verificação justamente com base nos estados das conexões TCP, não é isso?
  •      Pelo que eu entendi:

         Inspeção de Estado, o Firewall compara o padrão de bits do pacote(nº de porta, end de origem/destino, etc) com um padrão conhecido (armazena características do estabelecimento da conexão), decidindo se uma porta de retorno pode ou não ser aberta.

        Estados de Conexões TCP - Como nós sabemos, para ocorrer a transmissão de dados deve-se estabelecer uma seção de comunicação entre as duas partes (three way handshake), como o início e o fim de uma seção são bem definidos, o TCP acompanha o estado de suas conexões com flags.

    Exemplo de estados: LISTEN (O host está esperando um pedido para iniciar uma conexão),                                                                                                                        SYN-SENT ( O host enviou um SYN p/ iniciar a conexão),                                                                                                                                                              ESTABLISHED(a conexão foi estabelecida)., etc 

      Logo a Inspeção de estado não tem nada a ver com os estados de Conexão TCP  

    fonte: wikipedia e networkexperts.com.br 

  • Citando o comentário do amigo leoh, questão Q69658, cujo conteúdo também cita que o Firewall de Estado também trata TCP, UDP e ICMP:
    "O que poderia gerar confusão aqui é o fato de dizer que firewall de estado trata conexões UDP e ICMP que são conexões sem estado.

    Isso é verdade e já foi cobrado de outras formas pelo CESPE quando afirmava que firewall de estado era somente para protocolos com estado.
    Ocorre que o firewall usa de outros subterfúgios para identificar o estado de uma conexão. Pode ser usado ip origem/destino juntamente com porta, por exemplo. Durante um tempo aquele tráfego fica permitido e após um período ele negado caso não seja mais necessário."

    Não entendo muito de redes, mas creio que como o Firewall de Estados trata tanto de protocolos com estado, (TCP) quanto sem estados (UDP e ICMP), a afirmação de que ele realiza inspeção de estado, fazendo isso tendo como base os estados das conexões TCP, está errada.

  • Uma explicação que vi a lista timaster (http://br.groups.yahoo.com/group/timasters/message/112396) e me convenceu:
    "Apesar do nome "tabela de estados" elas não se baseiam nos estados das conexões TCP. Na verdade os firewalls com inspeção de estado (statefull) levam em consideração os dados dos cabeçalhos e a própria tabela de estados. É por causa disso que a tabela de estados registra também ocorrências com UDP e ICMP, protocolos que não requerem conexão."
  • A questão está errada. O examinador deve ter trocado o final da frase, que deveria ser: "com base na tabela de estados". Contudo, a nova frase continua correta, pois na tabela de estados guarda os estados da conexões TCP. Esse é mais uma daquelas feitas pelo estagiário do CESPE. Infelizmente, as questoes de TI do CESPE ainda estão longe da qualidade das questões de outras disciplinas. Mas um dia a banca vai evoluir. 

  • questãozinha chata, mas o cespe adora fazer peguinhas com essa porra dessa tabela de estado


    (CESPE – BASA/2009 – Técnico Científico – Tecnologia da Informação – Segurança da Informação – 99) A inspeção de estados visa determinar se um pacote pode entrar ou sair de uma rede, tendo por base a verificação de informações localizadas no cabeçalho do pacote.

    errada

    no pacote nao tem essa informação

    mas sim na tabela de estados


  • Cespe|2010|Banco da Amazônia

    Nos firewalls que utilizam inspeção de estado, esta é realizada no estado das conexões TCP. ERRADO

  • A questão estaria correta se estivesse escrito ...não fazem isso tendo APENAS como base os estados das conexões TCP. Mas como o TCP também está incluso na tabela de estados, não podemos negar que a inspeção de pacotes também seja feita com o TCP.

  • Se for uma conexão TCP, vai ter sim como base a tabela de estados de conexão TCP.

  • Firewall com estado de sessão, conforme (NAKAMURA) [...] Tomam decisões de filtragem baseadas nas informações de pacotes de dados e da sua tabela de estados. 

  • CESPE - EMAP - 2018

    Os administradores de rede fazem uso do firewall statefull para filtrar pacotes baseados em endereços de IP, protocolos, portas e estado das conexões. (CORRETO)

  • Creio eu que ao se referir aos estados das conexões TCP (camada de transportes), a banca esta dizendo que o firewall stateful NÃO opera na camada de transporte, o que torna a questão correta.

    "Antes do desenvolvimento deste tipo de firewalls, os firewalls anteriores eram "sem estado". Um firewall sem estado trata cada  ou  individualmente. Esses  operam na  OSI (camada 3) e funcionam com mais eficiência porque eles apenas olham para a parte  de um . Eles não acompanham o contexto do pacote, como a natureza do tráfego." fonte: Wikipedia