SóProvas


ID
1454245
Banca
FGV
Órgão
Câmara Municipal do Recife-PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A autora Angélica Marques, analisando a trajetória da Arquivologia no Brasil, identificou uma adesão institucional, que também se pauta em afinidades teóricas e epistemológicas, da Arquivologia à:

Alternativas
Comentários
  • Professora Angelica Marques <3

  • A autora afirma que:
    "referente as aplicações práticas e as contingências históricas da Arquivologia, foram dois dos critérios para a caracterização da natureza de uma disciplina, propostos por Heckhausen (1972), incitaram-nos a pensar se haveria, por um lado, uma acomodação acadêmica, ou um “consenso apático”, ao qual se referem Couture, Martineau e Ducharme (1999, p. 33) da Arquivologia como uma subárea da CI (Ciência da Informação) – de acordo com a Tabela de Áreas do Conhecimento (TAC) do CNPq ainda em vigor – e/ou, por outro lado, uma afinidade maior das duas disciplinas, em termos teóricos, epistemológicos, ontológicos, políticos, simbólicos, etc que pudessem justificar o abrigo institucional da Arquivologia na CI, mediante seus diálogos e interações.

    (MARQUES, Angelica. interlocuções entre a arquivologia nacional e a internacional no delineamento da disciplina no brasil. UnB, 2011. pg. 30)




  • Professora Angelica Marques, prima da grande arquivista Serenna Alves.

  • A prof. dr. Angélica Marques, em sua tese premiada pelo CNPq, questiona, em resumo, se a Arquivologia é tratada como subárea da Ciência da Informação por uma acomodação dos acadêmicos, ou por uma afinidade entre as duas disciplinas.

    Gabarito do professor: Letra "E"