SóProvas


ID
145564
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biblioteconomia
Assuntos

O resumo que é uma apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento e que informa as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, dispensando a consulta ao original, chama-se resumo

Alternativas
Comentários
  • Letra A.

     

    "[...] o resumo informativo inclui informações sobre objetivo, alcance e métodos, mas também deve conter resultados, conclusões ou recomendações. Para algumas finalidades, um bom resumo informativo serviria como um substituto razoável da leitura do documento. [...] Por razões óbvias, os resumos informativos costumam ser mais longos que os indicativos. Também são mais difíceis de redigir. [...] os resumos informativos ocorrem com mais frequência nas ciências exatas e tecnologia do que nas ciências sociais ou humanidades." (LANCASTER, 2004, p. 102)

  • Dica para memorizar: 

    Resumo Indicativo: só indica.

    Resumo Informativo: informa. 

  • O que dispensa a leitura do original é o informativo.

    Gabarito: A

  • Como eu decorei os resumos:

    Nossa área trabalha com INFORMAÇÃO, portanto, nosso resumo que dispensa a consulta ao original é o INFORMATIVO.

  • "Informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original" (p.1)

    ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6028: informação e documentação: resumo: apresentação. Rio de Janeiro, 2003.

    OBS: A definição de resumo indicativo x informativo é bem parecida com a do Lancaster (comentário da colega aí de cima), porém em concursos (pelo que EU vi até hoje) costuma cair mais a NBR mesmo.

  • Acrescentando...

    Conforme Lancaster (2004, p. 105, 108):

    Para certas finalidades, o resumo estruturado é preferível a um resumo em formato de texto narrativo. [...]. Este tipo de resumo é útil na compilação de manuais que sintetizam um grande número de estudos realizados em determinado campo.

    Resumos modulares destinam-se a ser descrições completas de conteúdo de documentos correntes. Cada um possuía cinco partes: citação, anotação, resumo indicativo, resumo informativo e resumo crítico.

    A finalidade primordial dos resumos modulares era eliminar a duplicação e o desperdício de esforço intelectual envolvidos na elaboração, de forma independente, de resumos dos mesmos documentos por vários serviços, sem qualquer intenção de impingir resumos ‘padronizados’ a serviços cujas exigências variam notavelmente quanto à forma e à inclinação para um assunto.

    Gab. A