SóProvas


ID
1456489
Banca
CESGRANRIO
Órgão
LIQUIGÁS
Ano
2012
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Um projetista de banco de dados construiu o modelo lógico relacional incompleto apresentado a seguir.

                  Autor(id, cpfAutor, nomeAutor)
                  Livro(id, tituloLivro)
                  Capitulo(id, tituloCapitulo)
                  Secao(id, tituloSecao)

Para completar o modelo, esse projetista deseja representar a existência dos seguintes relacionamentos: muitos-para-muitos entre autores e livros, um-para-muitos de livros para capítulos e um-para-muitos de capítulos para seções. Três restrições que o projetista deve seguir são:

• poder apenas criar campos adicionais nas relações existentes, ou então criar novas relações com seus próprios campos;
• cada relação do modelo resultante deve ter uma chave primária simples, denominada id;
• cada chave estrangeira criada deve ter nome na forma idX, onde X é o nome da relação referenciada.

De acordo com o descrito, quais são, respectivamente, as quantidades mínimas de chaves primárias e de chaves estrangeiras no modelo resultante criado pelo projetista?

Alternativas
Comentários
  • Chaves primarias: 5 (id_autor, id_livro, id_capitulo, id_secao, ( cpfautor )) obs: CPF é único também, além dos IDs, são chaves primarias.

    Chaves estrangeiras 4 (nomeAutor, tituloLivro, tituloCapitulo, tituloSecao)

    Resposta C

  • - Inicialmente temos 4 tabelas já descritas pelo projetista (Autor, Livro, Capítulo e Seção). Cada uma delas tem uma chave primária (id), então até agora temos 4 chaves primárias.

    - Temos dois relacionamentos 1:N no modelo (autores - livros e capítulo - seção). Nesse caso, teremos uma chave estrangeira em cada um deles, que ficará no lado N de cada relacionamento. Até agora temos 4 chaves primárias e 2 chaves estrangeiras.

    - Temos um relacionamento M:N no modelo, o que requer que criemos uma tabela adicional. Como toda tabela nesse modelo, as regras do projeto determinam que ela deverá ter um atributo do tipo id, que será a chave primária dessa nova tabela. Além disso, em uma tabela de ligação de um relacionamento M:N temos duas chaves estrangeiras, uma referenciando cada uma das duas tabelas envolvidas. Assim, temos mais duas chaves estrangeiras oriundas desse relacionamento. No total, ficamos com 5 chaves primárias e 4 chaves estrangeiras.