SóProvas


ID
1458439
Banca
VUNESP
Órgão
IPT-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Após bater o recorde de número de casos no país e no Estado de São Paulo em 2013, esta agora preocupa moradores da Zona Oeste da capital paulista. Segundo dados da Secretaria Municipal da Saúde, o bairro do Jaguaré registrou 169 casos nos três primeiros meses deste ano. A Lapa é o segundo distrito da cidade com a maior incidência da doença: 98 casos no mesmo período. Ainda de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, os tipos de habitação nos dois bairros favorecem os criadouros. “Na Lapa, há muitas casas com jardins e piscina. Vemos moradores que ainda mantêm pratos de vasos de plantas. No Jaguaré, que tem moradias mais simples, há pessoas que acumulam água em tonéis, deixam caixas d’água destampadas”, diz Vivian Ailt Cardoso, porta-voz da secretaria.

(veja.abril.com.br; 3 abr. 2014. Adaptado)

De acordo com as informações da notícia, trata-se de um surto na capital paulista de

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D.


    A) Os vetores da Doença de Chagas, Panstrongylus megistus e Triatomas, não se proliferam em piscinas, caixas d' água, toneis e vasos de plantas, conforme relata o texto;

    B) O caramujo vetor da Esquistossomose é encontrado em lagoas, não em piscinas, caixas d' água, toneis e vasos de plantas.

    C) A Lutzomyia longipalpis, mosquito díptero pertencente ao gênero Phlebotomus, coloca seus ovos em solos úmidos e ricos em matérias orgânicas, principal alimento de suas larvas

    D) GABARITO

    E) A Febre Amarela em seu ciclo silvestre é transmitida pelos mosquitos dos gêneros Sabethes e Haemagogus. No ciclo urbano, que é o ambiente retratado na questão, a transmissão é feita pelo mosquito Aedes aegypti. Vale lembrar que o ciclo urbano não ocorre há tempos no Brasil, sendo a manutenção da doença apenas em seu cico silvestre uma das principais preocupações da epidemiologia.