Antes de mais nada, lembre apenas que a suposição de que os preços dos fatores de produção são constantes é uma premissa nossa aqui. Ou seja, não é algo que a banca precise nos dizer, ainda que tenha dito aqui, ok?
Pois bem, vamos às alternativas:
a) Nem sempre. A curva de Cme só será superior à curva de Cmg até esta ultrapassar aquela. Ou seja, depois de certo ponto da produção, Cmg > Cme.
b) Não mesmo! Ambas as curvas, custo variável médio e custo total médio, têm formato de “U”, ou seja, decrescem e depois passam a crescer.
c) Perfeito. E lembra dessa relação é fundamental. Aliás, entende-la é fundamental: enquanto a curva de custo marginal está abaixo da curva de custo médio, cada unidade nova custa menos do que a média, fazendo-a cair. O inverso ocorre quando a curva de custo marginal está acima de custo médio. O custo médio subirá porque cada unidade nova eleva a média por custar mais do que ela.
d) Errado! Sua inclinação é negativa sempre porque o custo fixo médio será sempre decrescente, já que seu valor será tanto menor quanto maior for a produção.
e) Errado! Nenhum deles é coincidente com os outros.
Resposta: C