-
O revenido é o tratamento térmico que normalmente sempre acompanha a têmpera, pois elimina a maioria dos inconvenientes produzidos por esta; além de aliviar o remover as tensões internas, corrige as excessivas dureza e fragilidade do material, aumentando sua ductibilidade e resistência ao choque.
-
Marquei também a letra D e tenho certeza, como vocês, que é a correta.
-
acredito que há um peguinha nesta questão. Como podem ver a tenacidade é a soma da ductilidade (deformação plastica) e resiliencia (deformação elastica). Sendo assim, todas as alternativas que tem tenacidade e ductilidade ou resiliencia são redundantes e por isso devem ser desconsideradas. Restando assim a B), C) e E). Como o revenimento também melhora na resistencia a impactos, ou seja, resistencia mecânica além da ductilidade e resiliencia, torna, assim, o item C correto.
-
é só lebrar pessoal: sempre o revenido, se feito na temperatura correta, melhora a resistência mecânica. Se feito na temperatura errada se perde resistencia mecânica, seja por precipitação ou recuperação da subestrutura das discordâncias (se passar de 300°C para os aços).
-
Pior de tudo é que a cesgranrio não costuma anular questões.
-
Era para ser a letra D
Pois a Ductilidade e a Tenacidade da Martensita podem ser aliviadas por tratamento Revenido.
-
É verdade que o revenimento melhora a ductilidade e a tenacidade, mas a pergunta está direcionado para "valores adequados para utilização da martensita". Sendo assim, revenido é utilizado principalmente na martensita para aumentar a tenacidade (resistência ao choque) e ajustar a resistência mecânica para o nível desejado.
-
Esse comentário do David Fonseca me fez abrir os olhos.
A questão não está perguntando as principais finalidades do revenido mas está perguntando quais características são melhoradas na martensita para viabilizar o seu emprego prático. No enunciao mesmo ele diz que ela é muito dura e frágil (sem o revenido), ou seja, deve-se atingir valores adequados de resistência mecânica e tenacidade para sua utilização.
Enfim, não é função primordial do revenido reduzir a resistência mecânica, mas isso também acontece. A princípio, marcaríamos a letra C (tenaciadade e ductilidade), mas, o enunciado pergunta apenas as características que são melhoradas pelo revenido a fim de viabilizar seu uso; e a baixa ductilidade da martensita não é uma de suas características que inviabiliza seu uso.
Ademais, a questão é passível de anulação devido à má formulação do enunciado.
-
Também fiquei na dúvida inicialmente, mas esse material suporta a resposta do gabarito.
ftp://mecanica.ufu.br/LIVRE/Valtair%20-%20Metalurgia/MMAT%206%20-%20Tratamentos%20t%E9rmicos-4.pdf
-
Depois de um tempo e algumas leituras, entendi o motivo da letra C ser correta. Pelo simples fato do material que passa somente por têmpera ter muita concentração de tensão. Logo, mesmo que muito mais dura do que a martensita revenida, a martensita somente temperada possui uma concentração de tensão alta que prejudica fortemente sua resistência mecânica. O tratamento em si não busca ductilidade, busca redução de tensões residuais do processo.
-
Sinceramente, quem optou por D, que mantenha o raciocínio. Essa questão é do tipo que só atrapalha quem estudou, e vai contra a grande maioria das perguntas relacionadas com esse tópico de qualquer outro concurso, e deveria ser anulada sem dúvida.
-
Alguem sabe uma vantagem de reduzir a resistencia mencanica? (fora usinabilidade). Não sei como a questão não foi anulada
-
Pensei bastante a respeito, acho que cheguei em uma conclusão razoável.
A questão solicita propriedades que melhoram, que se tornam mais adequadas à utilização. Isso não necessariamente significa um aumento dos valores. Por exemplo, um ciclete é muito dúctil, mas isso é adequado para sua utilização? rs . Portanto a ductilidade, apenas, não é motivo para utilização de materiais. Deve estar atrelada a uma boa resistência mecânica.
Aliado a isso, temos a diferença do comportamento dúctil/frágil dos materiais. Dois materiais podem ter comportamento dúctil semelhante em um ensaio de tração (velocidade de deformação baixa), porém possuirem uma capacidade de absorção de energia até a ruptura diferentes em altas velocidades de deformações (Tenacidade diferente). O Titanic afundou baseado nesse conceito (mas pelo fator Temperatura).
Portanto, as propriedades que melhoram e tornam a martensita adequada é o aumento da tenacidade aliado a uma boa resistência mecânica. A ductilidade sozinha não deve ser critério para seleção de materiais, o que elimina as letras b), d) e e). A letra a) acho redundante, pois a tenacidade inclui a resiliência e é a mesma questão do ciclete, muito tenaz mas com pouca resistência mecânica.
Gabarito: c)