SóProvas


ID
1458628
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Mecânica
Assuntos

Um indutor preso no eixo da bomba é uma solução utilizada para melhorar as condições de sucção das bombas centrífugas quando determinadas condições se tornam um problema crítico de bombeamento.

Tais condições são:

Alternativas
Comentários
  • O indutor é instalado junto ao propulsor da bomba e basicamente atua como uma bomba booster integrada, que aumenta a pressão de sucção para o propulsor. a pressão na região da entrada do propulsor aumenta o suficiente para que a evaporação e também a cavitação sejam evitadas.

    O principal campo de aplicação dos indutores é em sistemas que possuem muito baixo npsh disponível e trabalham com o líquido muito próximo do ponto de ebulição, por isso mesmo ele acaba promovendo uma enorme redução de custo pois possibilita o projeto de sistemas que operam nestas condições.

    Além de melhorar a performance de sucção de uma bomba centrífuga, indutores também são aplicados em sistemas químicos e bioquímicos que trabalham com fluidos que contém gases entrando na bomba. por causa do efeito centrífugo no propulsor o líquido é separado do conteudo gasoso. em conteudos de gas em torno de 5 a 7% a separação é tão violenta que uma tremenda queda de performance hidráulica pode ocorrer. o indutor pode aumentar o limite aceitável de gás sem que isso ocorra.



    FONTE: http://sergiobastos.eng.br/cavitacao.html
  • Baixa pressão de sucção e alta temperatura

  • O indutor tem como objetivo reduzir o NPSH requerido. O NPSH requerido pode ser definido como a quantidade mínima de energia absoluta por unidade de peso acima da pressão de vapor que deve existir no flange de sucção para que não ocorra a cavitação.

  • Essas questão aborda a temática da cavitação e NPSH, visto que fala sobre problema crítico de bombeamento(Cavitaçaõ) e condições de sucção(NPSH).Para que ocorra a cavitação a pressão do fluido em movimento tem que sofre uma queda até a pressão de saturação na temperatura que se encontra , para que assim haja surgimento de vapor e o NPSHr deve ser maior que o NPSHd para que ocorra tal fenômeno indesejado.

    considerando o liquido uma substancia pura, aquela que possui homogeneidade em todo a sua extensão, sabemos pela termodinâmica que a caraterísticas de vapor superaquecido são P<Psat e T>Tsat, analisando as opções :

    A)alta pressão de sucção e presença de cavitação--> somente a informação de alta pressão de sucção não nos permite tirar conclusões, devido um estado termodinâmico, que nos permite falarmos de estado físico (liquido, sólido e gasoso),é definido por duas propriedade termodinâmica intensivas aqui só temos uma, e geralmente alta pressão não se relaciona com a cavitação.

    B)alta pressão de sucção e baixa temperatura--> característica de liquido comprimido

    C)alta pressão de sucção e alta temperatura---> caraterística de liquido saturado

    D)baixa temperatura e presença de cavitação--> mesmo argumento da letra A.

    E)baixa pressão de sucção e alta temperatura-->correto, baixa pressão de sucção e alta de temperatura é o caracteriza a formação de vapor , temos duas propriedades termodinâmica intensivas logo podemos definir o estado físico