SóProvas


ID
1458817
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Com relação ao armazenamento de documentos de arquivo, julgue o item a seguir.
Os documentos de arquivo devem ser armazenados em subsolos, pois, nesses locais, condições ambientais como umidade e temperatura são mais adequadas.

Alternativas
Comentários
  • Eu gosto desse tipo de examinador. hehehe

    5.3. Preservação (Dicas/Comentários)
    1) A luz do dia (natural) deve ser abolida na área de armazenamento, porque enfraquece o papel. A própria luz artificial deve ser usada com cuidado.
    2) O ar seco e a umidade enfraquecem o papel, e esta provoca mofo.
    3) A temperatura deve ser baixa. O calor constante destrói as fibras do papel. A umidade também deve ser baixa. Tentar mantê-las estáveis sempre, sem oscilações.
    4) As mãos devem estar sempre limpas e livres de sujeira e gorduras. Sempre que possível, utilize luvas de algodão para manipular documentos, fotografias e gravuras.
    5) Tintas e grafites podem causar danos à documentação, manchando, causando riscos, perfurações ou rasgos.
    6) Não dobre o canto da folha para marcar páginas. Esta dobra, no futuro, poderá causar o rompimento do papel. Utilize marcadores de livros em papel livre de acidez.
    7) Não umedeça o dedo com a saliva para virar as folhas de um livro. Ela afeta a sua saúde e pode provocar o desenvolvimento de micro-organismos na documentação.
    8) Não use clipes e grampos metálicos. Utilize clipes plásticos ou proteja os documentos com um pequeno pedaço de papel na área de contato.
    9) Evite cópias xerox de documentos. A luz ultravioleta causa danos cumulativos irreversíveis e o manuseio provoca dobras e rasgos nas lombadas.
    10) Cuidado ao retirar um documento de uma estante ou caixa. Evite rasgos, danos nas capas e lombadas, segurando-o corretamente na parte mediana da encadernação.
    11) Os poluentes são os principais agentes de deterioração dos acervos, catalisando reações químicas danosas (levando à formação de ácidos; e sujam, arranham e desfiguram os materiais).
    12) Utilizar aparelhos de ar condicionado somente se puderem ficar ligados durante o dia e à noite; caso contrário, os danos são muito maiores.
    13) Fitas de vídeo devem ser rebobinadas periodicamente e mantidas na posição vertical com a bitola cheia voltada para baixo.
    14) Disquetes e outros meios eletrônicos devem ser mantidos longe de campos eletromagnéticos (computadores, aparelhos de som e TV etc.) e livres de poeira, umidade e temperaturas altas.
    Fonte: Arquivo Nacional.

  • ERRADO

      

    Deve ser evitado usar subsolo como arquivo, em casos de enchentes adivinha o que acontece com o subsolo?!

    Mas nem sempre é possível seguir essa recomendação. Arquivos pesados podem comprometer a estrutura de prédios, por exemplo, que não foram projetados para tolerar. Geralmente nesses casos o subsolo acaba sendo a única opção. 

  • Mais uma questão em que a teoria diverge da realidade brasileira.

    As estruturas prediais de arquivos deveriam ser construídas e planejadas para esse fim. Entretanto, as acomodações dos arquivos brasileiros, em sua maioria, são prédios reutilizados, são espaços que sobram... enfim. Os subsolos não são recomendáveis mas normalmente são a única opção porque os outros andares não foram feitos para suportar o peso dos documentos.


    Teoria é teoria, prática e prática e a prova é o que importa. Os subsolos não são recomendáveis.

  • Errada.

    Complementando...

    Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: TC-DF Prova: Analista de Administração Pública - Arquivologia

    De acordo com o Arquivo Nacional, a construção subterrânea de arquivos é recomendada, visto que a umidade existente nessas condições equilibra a umidade relativa do ar. E

  • Complementando...

     

    Evite a armazenagem no subsolo ou em outras áreas em que é maior a ameaça de inundação. Caso alguma coleção tenha que ser armazenada em áreas mais vulneráveis à inundação, faz-se necessária a instalação de alarmes sensíveis à água para garantir a sua rápida detecção. 

     

    http://www.portalan.arquivonacional.gov.br/media/CPBA_20_a_25_Emerg%C3%AAncias.pdf

  •  ( ANALISTA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA TC-DF 2014 CESPE ) 

    De acordo com o Arquivo Nacional, a construção subterrânea de arquivos não é recomendada, visto que a umidade existente nessas condições resulta em alta umidade relativa do ar.

  • ERRADA

     

    A localização de um depósito de arquivo deve prever facilidades de acesso e de segurança contra perigos iminentes, evitando-se, por exemplo:

     

    - áreas de risco de vendavais e outras intempéries, e de inundações, como margens de rios e subsolos;

    - áreas de risco de incêndios, próximas a postos de combustíveis, depósitos e distribuidoras de gases, e construções irregulares;

    - áreas próximas a indústrias pesadas com altos índices de poluição atmosférica, como refinarias de petróleo;

    - áreas próximas a instalações estratégicas, como indústrias e depósitos de munições, de material bélico e aeroportos.

     

    Fonte: http://www.conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_a_produo.pdf

  • Gab: Errado

    O terreno destinado à construção de um edifício para arquivo deve ser seco, livre de risco de inundação, deslizamentos e infestações de térmitas. Assim, devem ser evitadas áreas propensas a perigos para a segurança e a preservação dos acervos, tais como: ... terrenos e subsolos úmidos; ...

    .

    A construção subterrânea não é recomendada, em princípio, pelas condições de umidade que geralmente apresentam nossos solos. Ela gera inúmeros riscos relacionados a infiltrações e infestações de térmitas. Além disso, a manutenção e os custos de condicionamento de ar são muito elevados quando há excessiva umidade.

    Em um solo mais propenso à umidade, uma boa solução é a construção sobre pilotis...

    Fonte: http://conarq.arquivonacional.gov.br/images/publicacoes_textos/recomendaes_para_construo_de_arquivos.pdf

  • A banca gosta de cobrar isso e confundir o candidato, pois como os colegas falaram, essa situação acontece muito na prática. Já vi muuuitos arquivos em subsolos.

    Acontece que a prática não quer dizer que seja a situação ideal. E o ideal mesmo é que os arquivos não fiquem em subsolos, pois o ambiente é muito úmido e está vulnerável a inundações.

    A banca sempre vai colocar diversas justificativas para isso, considerando peso, umidade e incidência de luz. Mas não vamos mais cair nas pegadinhas. Olhem só:

    Q134069 - FUB 2009

    Devido ao peso dos acervos documentais, deve-se preferir áreas de depósito localizadas em andares térreos ou em subsolos, sendo esta a melhor opção por ser menos sujeitos à incidência da luz solar. (gab: errado)

    Q392302 - TCDF 2014

    De acordo com o Arquivo Nacional, a construção subterrânea de arquivos é recomendada, visto que a umidade existente nessas condições equilibra a umidade relativa do ar. (gab: errado)

    Q912696 - EMAP 2018

    Subsolos e porões são os locais mais indicados para a instalação e o armazenamento de arquivos, uma vez que o elevado peso dos documentos de arquivo poderia comprometer a estrutura do prédio nos andares mais altos. (gab: errado)