SóProvas


ID
1458856
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às principais operações de conservação dos documentos de arquivo, julgue o item subsequente.
A técnica de restauração em que se mergulha o documento em banho de cola é indicada para que se aumente a resistência dos documentos e para que se evitem ataques de insetos.

Alternativas
Comentários
  • A questão estava indo bem até falar que essa "gelatina deliciosa" evita ataque de inseto. VALENTINI (2014):

    Métodos de restauração (resumo)
    • banho de gelatina – doc. é mergulhado em cola específica, aumentando a sua durabilidade. Ficam sujeitos ao ataque dos fungos e dos insetos;
    • tecido – usa-se pasta de amido;
    • silking – tecido mais consistente (musseline de seda), de alto custo;
    • laminação – consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura (folha de papel de seda e outra de acetato de celulose);

  • Banho de Gelatina: O documento será mergulhado em uma espécie de gelatina, ou mesmo em cola, o que, ao final, aumentará sua resistência e flexibilidade, além de não prejudicar a visibilidade. Mas tem uma pegadinha: o documento ficará suscetível ao ataque de insetos e fungos, fora o fato de demandar uma habilidade tremenda do restaurador, para que o documento não se perca definitivamente.

    O método não impedirá a   passagem de raios ultravioleta e infravermelho pelo documento, o que pode ser particularmente interessante para exames posteriores do documento (uma forma de aferir o estado de conservação de um documento é justamente expô-lo a esse tipo de radiação).

  • Olá pessoal;

    A questão está errada por afirmar que a técnica de restauração:Banho de cola ou também conhecida como banho de gelatina é resistente ao ataque de insetos e isto não é verdade!!. Na verdade, esta técnica aumentará sim a sua resistência e a sua flexibilidade, porém, não torna o documento resistente. Pelo contrário o documento se tornará bastante atrativo aos insetos.

    Obrigada...


  • A sua desvantagem é justamente que o documento fica mais vulnerável ao ataque de insetos.

  • A Fumigação consiste em um tipo de controle de pragas que é um procedimento de desinfecção por via seca. Através do tratamento químico. 

    Quando depararmos com questões desse tipo pensamos em formiga = INSETO

  • Vicente, a questão não fala de fumigação e, sim, de banho de gelatina.

  • Complementando...

    (Ano: 2014 Banca: CESPE Órgão: FUB Prova: Técnico em Arquivo) O banho de gelatina é o método mais eficiente para o combate a insetos nos arquivos. E

  • O banho de cola, também chamado de banho de gelatina. É verdade que aumenta a resistência do documento, mas não afasta o ataque de insetos. Pelo contrário, essa é justamente uma das desvantagens desse método, pois deixa o documento vulnerável a insetos.

  • Atrai insetos por causa do amido...

  • A técnica propicia a infestação por fungos e insetos...ERRADA

  • A técnica mencionada é chamada de banho de gelatina, que consiste em mergulhar o documento danificado, geralmente com papel frágil por envelhecimento, em uma cola específica, o que aumentará sua durabilidade e resistência.

    Contudo esta técnica possui uma desvantagem: a cola utilizada é composta por amido, o que atrai os insetos. Sendo assim, esses documentos precisam ser muito bem armazenados, além de ser necessário um eficiente sistema de combate a pragas no arquivo.

    Gabarito do professor: Errado
  • Se eu to com vontade de tomar banho nessa cola, o inseto então.. Affyyy

  • Banho de gelatina – mergulha-se o documento em cola específica,
    aumentando sua durabilidade. Contudo é MAIOR a possibilidade de ataque de
    fungos e bactérias.

  • A laminação é o método mais indicado para se evitar ataques de insetos.

  • MÉTODOS DE  CONSERVAÇÃO: DE LARES

    DEsinfestação

    Laminação

    Alisamento

    REStauração – BA TE SI LA (BANHO, TECIDO, SILKING, LAMINAÇÃO)

    **mnemônico meu

  • BANHO DE GELATINA: Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por este processo, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque dos insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor.

    errada!

  • Uma dica que li de uma colega aqui no QC.

     

    " É só lembrar que formiga ama gelatina. "

     

    --

     

    Gabarito: errado

  • Restauração
    Banho de Gelatina - consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por este processo, que é manual, tornam-se suscetíveis aos ataques dos insetos e dos fungos.

     

    Gab.: ERRADO

  • ERRADO. Cito um trecho da obra da professora Marilena Leite Paes (p. 143):

    "Banho de gelatina: Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por este processo, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque dos insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor".

    Fonte: PAES, Marilena Leite. Arquivo: teoria e prática. 3° ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2004


  • a técnica chamada “banho de gelatina” aumenta a resistência do documento, mais atrai inseto, pois a cola é orgânica e os insetos se alimentam dela.

    Resposta: errada

  • ERRADO

    O banho de cola, também chamado de banho de gelatina.

    Aumenta a resistência do documento >>CERTO

    Evitem ataques de insetos >> ERRADO

    Uma das desvantagens: a possibilidade de ataque por fungos e insetos.

    O documento deve ser mergulhado em banho de gelatina ou cola, aumentando sua resistência, sem prejudicar a visibilidade ou flexibilidade e proporcionando a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Esse processo é manual e tem como desvantagem uma maior habilidade do profissional e a possibilidade de ataque por fungos e insetos.

    Fonte:Prof. Ronaldo Fonseca/Curso- PDF Arquivologia