SóProvas


ID
1458859
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2014
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

No que se refere às principais operações de conservação dos documentos de arquivo, julgue o item subsequente.
A laminação é uma técnica utilizada para reparos em documentos de arquivo e consiste no envolvimento do documento em uma folha de papel de seda e outra de acetato celulose.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito correto. . Métodos de restauração (resumo)
    • banho de gelatina – doc. é mergulhado em cola específica, aumentando a sua durabilidade. Ficam sujeitos ao ataque dos fungos e dos insetos;
    • tecido – usa-se pasta de amido;
    • silking – tecido mais consistente (musseline de seda), de alto custo;
    • laminação – consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura (folha de papel de seda e outra de acetato de celulose);

  • Complementando...

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: INPI Prova: Analista de Planejamento - Arquivologia) A laminação é o processo de colocar um documento entre duas folhas de material transparente e inerte, selando-as ou prendendo-as pelas bordas. E* a laminação consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura (folha de papel de seda e outra de acetato de celulose).

     

    (Ano: 2012 Banca: CESPE Órgão: MPE-PI Prova: Técnico Ministerial - Área Administrativa) Um dos objetivos da laminação é tornar o documento imune à ação de fungos e pragas, o que não impede, porém, a passagem dos raios ultravioleta e infravermelhos.  C

     

    (Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: SEE-AL Prova: Secretário Escolar) A autenticidade dos documentos de arquivo é obtida pela laminação dos documentos. E* autenticidade não tem nenhum vínculo com a laminação.

  • Certo

    Laminação:  O documento é envolvido com uma folha nas duas faces.Em uma delas, é usado o papel de seda e na outra face, o acetato de celulose. Ele é colocado em uma prensa hidráulica com temperatura entre 145 e 155 graus Celsius. Não há perda de legibilidade, nem flexibilidade. O volume do documento é reduzido, mas seu peso dobra! A aplicação mecanizada é rápida e a matéria-prima é de fácil obtenção.  As características da laminação são as que mais se aproximam de um método ideal.

    Laminação Manual:   É um processo criado na Índia. Utiliza a matéria-prima da laminação mecanizada, mas não usa calor e nem pressão, substituídos pela acetona. Ela entra em contato com o acetato e transforma-o em camada semiplástica que, ao secar, adere ao documento, juntamente com o papel de seda.  A laminação manual, também chamada laminação com solvente é uma alternativa quando não há recursos para equipamentos mecanizados.

  • Certo

       - Laminação

           Forma de restaurar o documento

    consiste no uso de:

            °Seda

            °Acetato de celulose

  • Laminação – envolve o documento, nas duas faces, em uma folha
    de seda e outra de acetato de celulose. Em seguida coloca-se o documento em
    uma prensa hidráulica com pressão entre 7 e 8 Kg/cm, e temperatura entre
    145º a 155ºC.

  • LAMINACAO: consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas. 

     

    GAB: CERTO 

     

    AVANTE MANCEBOS!!

  • Laminação - processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8kg/cm e temperatura entre 145 a 155°C. 

     

    Gab.: CERTO

  • Laminação: Processo de restauração que consiste no reforço de documentos deteriorados ou frágeis, colocando-os entre folhas de papel de baixa gramatura, fixadas por adesivo natural, semi-sintético ou sintético, por meio de diferentes técnicas, manuais ou mecânicas.

     

    Fonte: Dicionário Termonologia Arquivística.

  •  na laminação deve-se envolver o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose. Prensar em uma prensa hidráulica quente. O papel vai aderir ao documento, que terá sua durabilidade prolongada sem perda da legibilidade e flexibilidade. O documento também fica imune a agentes nocivos, como insetos e fungos e não impede a passagem dos raios.

    Resposta: certa 

  • Elvis Miranda, Gran Cursos:

    Algumas técnicas de restauração: 

    1) Banho de gelatina: “Consiste em mergulhar o documento em banho de gelatina ou cola, o que aumenta a sua resistência, não prejudica a visibilidade e a flexibilidade e proporciona a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Os documentos, porém, tratados por este pro- cesso, que é manual, tornam-se suscetíveis ao ataque dos insetos e dos fungos, além de exigir habilidade do executor.” 

    2) Tecido: “Processo de reparação em que são usadas folhas de tecido muito fino, aplicadas com pasta de amido. A durabilidade do papel é aumentada consideravelmente, mas o emprego do amido propicia o ataque de insetos e fungos, impede o exame pelos raios ultravioletas e infravermelhos, além de reduzir a legibilidade e a flexibilidade.”

    3) Silking: “Este método utiliza tecido – crepeline ou musseline de seda – de grande durabilidade, mas, devido ao uso de adesivo à base de amido, afeta suas qualidades permanentes. Tanto a legibilidade quanto a flexibilidade, a reprodução e o exame pelos raios ultra- violetas e infravermelhos são pouco prejudicados. É, no entanto, um processo de difícil execução e cuja matéria-prima é de alto custo.” 

    4) Laminação: “Processo em que se envolve o documento, nas duas faces, com uma folha de papel de seda e outra de acetato de celulose, colocando-o numa prensa hidráulica, sob pressão média de 7 a 8 kg/cm e temperatura entre 145 a 155°C.

    O acetato de celulose, por ser termoplástico, adere ao documento juntamente com o papel de seda e dispensa adesivo. A durabilidade e as qualidades permanentes do papel são asseguradas sem perda da legibilidade e da flexibilidade, tornando-o imune à ação de fungos e pragas. Qualquer mancha resultante do uso pode ser removida com água e sabão. 

    O volume do documento é reduzido, mas o peso duplica. A aplicação, por ser mecanizada, é rápida e a matéria-prima, de fácil obtenção. A fotografia é simplificada e o material empregado na restauração não impede a passagem dos raios ultravioletas e infravermelhos. Assim, as características da laminação são as que mais se aproximam do método ideal.” 

    5) Laminação manual: “Este processo, desenvolvido na Índia, utiliza a matéria-prima básica da laminação mecanizada, embora não empregue calor nem pressão, que são substituídos pela acetona. Esta, ao entrar em contato com o acetato, transforma-o em camada semiplástica que, ao secar, adere ao documento, juntamente com o papel de seda. 

    A laminação manual, também chamada de laminação com solvente, oferece grande vantagem àqueles que não dispõem de recursos para instalar equipamentos mecanizados.” 

    6) Encapsulação: “Utiliza basicamente películas de poliéster e fita adesiva de duplo revestimento.

    O documento é colocado entre duas lâminas de poliéster fixadas nas margens externas por fita adesiva nas duas faces; entre o documento e a fita deve haver um espaço de 3 mm, deixando o documento solto dentro das duas lâminas.”