SóProvas


ID
1459021
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas

Com relação aos níveis de planejamento e gestão observáveis para a força de trabalho nas organizações, analise as afirmativas a seguir.
I. O modelo de gestão tático-operacional da força de trabalho pressupõe um departamento de pessoal atuando na função de assessoria à direção e aos departamentos da organização.
II. O modelo de gestão estratégico da força de trabalho faz o departamento de pessoal abandonar suas atividades tradicionais.
III. O setor de gestão estratégica de RH deve assumir desde a configuração dos modelos de remuneração até a sua execução.
Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Como abandonar!!!??? Quem fará as funções operacionais, tipo folha de pagamento, por exemplo. A menos ruim, no meu modo de ver é a questão 1.

  • No começo eu viajei no termo usado "abandonar", pensando a mesma coisa que a colega abaixo, porém depois percebi que a redação da alternativa esta meio confusa!

    No meu entender: O modelo de gestão estratégico da força de trabalho faz o departamento de pessoal abandonar suas atividades tradicionais.

    Ele quis dizer com o "tradicional", era deixar o modo de gerir antigo, a forma velha como as empresas tratavam seus funcionários e partir para o novo conceito de gestão estratégica de recursos humanos:

     Nas ultimas décadas, a administração de recursos humanos vem passando por inúmeras e importantes transformações, das quais destaca-se, primeiramente, uma abordagem funcionalista que sintetiza todo o desenvolvimento do campo teórico em administração de recursos humanos. Essa abordagem compõe as técnicas, procedimentos e ferramentas que se baseiam em “tarefas funcionais de seleção, treinamento, remuneração e avaliação da performance” (FERRIS et al, apud VERGARA, 2001, p.34) e “nos objetivos de análise do ambiente, planejamento das necessidades dos recursos humanos, avaliação do comportamento, melhoria das condições de trabalho e estabelecimento e manutenção das relações de trabalho” (SCHULER, apud VERGARA, 2001. p.34). 
              As expectativas relacionadas a esse tipo de abordagem é que ela trouxesse para a empresa empregados mais satisfeitos, mais produtivos e mais estáveis. Contudo, no início da década de 80, a administração de recursos humanos, influenciada pelas forças do ambiente, pelas imposições do mercado e pela competitividade global, deu início à abordagem estratégica (VERGARA, 2001, p 34).
    A abordagem estratégica tem como objetivo favorecer a adaptabilidade e flexibilidade das pessoas às mudanças - inclusive ambientais - factíveis à organização e visa o aprimoramento no comportamento das pessoas, tornando-as mais comprometidas com os resultados a serem alcançados. A partir daí, tem-se uma grande diferença de filosofias de administração de recursos humanos: na estratégia de controle (funcionalista), os empregados eram vistos apenas como fatores de produção e responsáveis pelos elevados custos que atingiam diretamente a saúde financeira da empresa. Contudo, segundo Albuquerque (2002, p. 39) “na estratégia de comprometimento, as pessoas são consideradas parceiros no trabalho, nos quais a empresa deve investir para conseguir melhores resultados”. 

    Resposta: "B"

  • O enunciado fala em níveis de planejamento e gestão (estratégico, tático e operacional), não confundir com gestão estratégica.

    I. O modelo de gestão tático-operacional da força de trabalho pressupõe um departamento de pessoal atuando na função de assessoria à direção e aos departamentos da organização. Estratégico
    II. O modelo de gestão estratégico da força de trabalho faz o departamento de pessoal abandonar suas atividades tradicionais. Correto
    III. O setor de gestão estratégica de RH deve assumir desde a configuração dos modelos de remuneração até a sua execução. Tático-operacional

    GABS: B