SóProvas


ID
1460071
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Considerando os princípios constitucionais de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, o administrador, no exercício de suas funções públicas deve:

Alternativas
Comentários
  • c) utilizar ampla transparência, tornando acessíveis a todos os interessados os atos que forem praticados, com exceção dos casos que envolvam segurança estatal?????

  • segurança nacional

  • A resposta correta é a letra D, mas eu não entendi essa questão. Alguém pode me explicar?

  • "éticos inseparáveis de sua conduta"?! Inseparavél da conduta que eu saiba é a moral e não a ética. A ética tem a ver com conceitos filosóficos, o que está ligado à conduta é a moral, que siginifica aquilo que vocês faz. 

  • Também não entendi, alguem explica?

  • Porque a B está errada?

  • O termo "evitar" na oração soa como uma faculdade para o administrador. Para o administrador é vedado estabelecer cláusulas em contratos ou condições que imponham privilégios ou prejuízos a quem quer que seja. Em razão disso, entendo que a letra B está errada.

  • Acredito que o erro da B, seja por que pode haver nos contratos clausulas exorbitantes que privilegiem o interesse público. 

    No caso da alternativa C, dev ser em relação a segurança nacional. 

    examinadores que não examinam conhecimento aff. 

  • A c) talvez esteja errada porque alguns atos administrativos devem permanecer ocultos, como a elaboração do processo de licitação, por exemplo

  • Poderia ter marcado a B ou a C, só que a D é a mais certa, podem ver que as outras não estão completas.

  • A) observar que o cumprimento da lei depende dos valores e preferências individuais do gestor, além do fato de que este é influenciado pelo contexto onde se dá sua atuação. Errada. O gestor deve cumprir a lei e ela não pode ser flexibilizada por questões pessoais.

    B) evitar o estabelecimento de cláusulas em contratos ou condições que imponham privilégios ou prejuízos a quem quer que seja, para que todos sejam tratados de forma igualitária. Errada. Temos as cláusulas exorbitantes que coloca a Administração Pública e posição de superioridade nos contratos administrativos.

    C) utilizar ampla transparência, tornando acessíveis a todos os interessados os atos que forem praticados, com exceção dos casos que envolvam segurança estatal. Errada. No final da frase faltou a outra exceção: " e da sociedade").

     CF/88, art. 5º, XXXIII -todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado

    D) cumprir fielmente os preceitos éticos inseparáveis de sua conduta, tendo consciência de que seu trabalho visa a realização do bem comum e a adequada prestação dos serviços públicos.CORRETA.

    E) realizar suas atribuições com leniência, perfeição e rendimento funcional, sempre se preocupando com os possíveis questionamentos de superiores a respeito de seu comportamento. Errada. O gestor não poderá ser leniente (excesso de lentidão, condescendência, complacência, tolerância).

  • A)ERRADO observar que o cumprimento da lei depende dos valores e preferências individuais do gestor, além do fato de que este é influenciado pelo contexto onde se dá sua atuação.

    B) ERRADO "evitar o estabelecimento de cláusulas em contratos ou condições que imponham privilégios ou prejuízos a quem quer que seja, para que todos sejam tratados de forma igualitária." Com equidade, e não de forma igualitária.

    C) ERRADO utilizar ampla transparência, tornando acessíveis a todos os interessados os atos que forem praticados, com exceção dos casos que envolvam segurança estatal. Está incompleta, mas não errada. Segurança estatal e da sociedade.

    D) gabarito. a mais correta!

    E) ERRADO realizar suas atribuições com leniência, perfeição e rendimento funcional, sempre se preocupando com os possíveis questionamentos de superiores a respeito de seu comportamento. O foco é na qualidade do atendimento ao cidadão, e não no próprio desempenho