SóProvas


ID
1460200
Banca
FCC
Órgão
CNMP
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um Analista de Desenvolvimento de Sistemas do CNMP deve indicar o padrão de projeto mais adequado para ser aplicado na seguinte situação:

Uma aplicação que existe simultaneamente em um dispositivo móvel e no ambiente corporativo, necessita de um processo de sincronização entre as informações processadas no dispositivo móvel e na base corporativa. Ambas as aplicações devem se comunicar com um objeto que deve ser único para processar este sincronismo, a fim de evitar a possibilidade de criar dados na base.

O padrão de projeto corretamente indicado pelo Analista deve ser

Alternativas
Comentários
  • A) Factory method é criação, mas essa definição é https://brizeno.wordpress.com/2011/09/18/mao-na-massa-template-method/

    B) prototype é de criação e não estrutural

    C) correta

    D) Command de fato é comportamental, essa definição é https://brizeno.wordpress.com/2011/09/18/mao-na-massa-template-method/

    E) facade é estrutural, mas essa definição é de singleton

     

    objeto único == Singleton

    https://brizeno.wordpress.com/padroes/

  • No início da questão pensei que ia ser algo sobre Observer.

  • SINGLETON: Este padrão garante a existência de apenas uma instância de uma classe, mantendo um ponto global de acesso ao seu objeto.

    Nota linguística: O termo vem do significado em inglês quando se resta apenas uma carta nas mãos, num jogo de baralho.

    Alguns projetos necessitam que algumas classes tenham apenas uma instância.

     Por exemplo, em uma aplicação que precisa de uma infraestrutura de log de dados, pode-se implementar uma classe no padrão singleton. Desta forma existe apenas um objeto responsável pelo log em toda a aplicação que é acessível unicamente através da classe singleton.

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Singleton