SóProvas


ID
1460563
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

As enchentes são fenômenos naturais que podem ser intensificados por práticas antrópicas inadequadas no espaço urbano.

“Entre as influências naturais das enchentes, no que diz respeito a fisiografia da bacia, quanto mais próxima da forma de um círculo ou quadrado, mais _____ a concentração de águas em uma bacia e maior o pico. Quanto mais _____ o solo, mais rápido o estabelecimento do escoamento superficial e maior o potencial de cheias. As inundações podem ser mitigadas por meio de medidas _____ como a construção de diques marginais associados a polders.”

Assinale a opção cujos itens completam corretamente as lacunas do fragmento acima.

Alternativas
Comentários
  • Quanto mais semelhante a um círculo for uma bacia, maior será a sua capacidade de proporcionar grandes cheias.

    fonte : https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/forma-da-bacia-hidrografica/42222

    Medidas estruturais extensivas são medidas físicas diretas, aplicadas no contexto da bacia, que objetivam modificar as relações entre precipitação e vazão para reduzir a produção de escoamento superficial, diminuindo a ocorrência de erosão e enchentes (SOUZA, 2004 apud TUCCI, 1993).Como exemplos de medidas estruturais extensivas, é possível citar obras de microdrenagem, pavimentos permeáveis, valas de infiltração, bacias de percolação, armazenamento em telhados, obras de controle da erosão do solo (SOUZA, 2004).

    Medidas estruturais intensivas são aquelas que agem diretamente no corpo d’água, como construção de diques, muros de contenção, reservatórios de detenção e retenção, canais de desvio, dragagens ou qualquer obra de engenharia com o objetivo de alterar o escoamento natural de um curso d’água, de forma a atenuar os efeitos de cheias (MACEDO, 2004; TUCCI, 2007).

  •  “Entre as influências naturais das enchentes, no que diz respeito a fisiografia da bacia, quanto mais próxima da forma de um círculo ou quadrado, mais rápida a concentração de águas em uma bacia e maior o pico. Quanto mais úmido o solo, mais rápido o estabelecimento do escoamento superficial e maior o potencial de cheias. As inundações podem ser mitigadas por meio de medidas estruturais intensivas como a construção de diques marginais associados a polders.”

  • Medidas Estruturais: Envolvem medidas físicas de engenharia para reduzir os risos de enchentes, ou seja, intervenções diretas. Podem ser:

    1) Intensivas: Agem no RIO, ou seja, no corpo d'água. Podem servir para aceleração do escoamento (canalização, construção de diques, etc.); retardamento do fluxo (restauração de calhas naturais); desvio de escoamento (túneis de derivação e canais de desvio).

    2) Extensivas: Agem na BACIA, modificando a relação entre precipitação e vazão. Podem ser pequenos armazenamentos, recomposição da cobertura vegetal; controle de erosão; bacias de percolação; reservatórios de detenção; etc.

    Medidas Não Estruturais: Introdução de normas, regulamentos e programas para reduzir danos. Plano Diretor; Sistema de Coleta de Lixo; Participação da Sociedade; etc.