SóProvas


ID
1460809
Banca
FGV
Órgão
DPE-MT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Teclado Virtual” é uma técnica muito utilizada em aplicações via Internet que demandam maior segurança, como, por exemplo, entrada de senhas de banco ou cartões de crédito em transações bancárias. A ideia é que caracteres não sejam digitados pelo teclado físico e sim clicados com o auxílio do mouse em um teclado virtual que aparece na tela do computador.
Seu principal objetivo é combater artefatos maliciosos conhecidos como

Alternativas
Comentários
  • keyloggers.:

    É um termo genérico que abrange todos os tipos de programas especificamente desenvolvidos para executar ações maliciosas em um computador Ex: vírus, worms, bots e botnets, backdoors, cavalo de tróia, keyloggers , skyware entre outros.

    Novos vírus de computador surgem com frequência, podendo não ser detectados pelos programas antivírus convencionais. Alguns programas antivírus incorporam um método de descoberta de vírus que monitora constantemente as atividades do computador e entra em ação quando algum programa tenta modificar configurações do sistema ou arquivos importantes. A esse método chamamos de identificação de vírus heurística: que é capaz de detectar comportamentos característicos de uma ação maliciosa/viral.


  • GABARITO: D


    sniffers: tipo de ataque realizado por softwares que capturam pacotes de informações trocados em uma rede. Se os dados não forem criptografados, os ofensores podem ter acesso às conversas e outros logs registrados no computador atacado.


    backdoors: traduzindo literalmente, “porta dos fundos”. São falhas de segurança no sistema operacional ou em aplicativos, que permitem que usuários acessem as informações dos computadores sem que sejam detectados por firewalls ou antivírus. Muitos crackers aproveitam-se destas falhas para instalar vírus ou aplicativos de controle sobre máquinas remotas.


    worms: é um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Diferente do vírus, o worm não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.  Worms são notadamente responsáveis por consumir muitos recursos, devido à grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.


    keyloggers: capaz de capturar e armazenar as teclas digitadas pelo usuário no teclado do computador. Sua ativação, em muitos casos, é condicionada a uma ação prévia do usuário, como o acesso a um site específico de comércio eletrônico ou de Internet Banking.


    rootkits: Rootkit é um conjunto de programas e técnicas que permite esconder e assegurar a presença de um invasor ou de outro código malicioso em um computador comprometido.


  • Gabarito D

    Key logger (que significa registrador do teclado em inglês) é um programa de computador do tipo spyware cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado, quase sempre a fim de capturar senhas, números de cartão de crédito e afins.[1] Muitos casos de phishing, assim como outros tipos de fraudes virtuais, se baseiam no uso de algum tipo de keylogger, instalado no computador sem o conhecimento da vítima, que captura dados sensíveis e os envia a um cracker que depois os utiliza para fraudes.

     

    Keylogger Tipo Hardware

    Existem softwares apropriados para se defender deste tipo de ameaça. É sempre oportuno que um computador conectado à internet seja protegido através de um software antispyware de um firewall e de um antivírus.

     

    Keylogger de captura de imagem de tela

    O key logger também é um programa utilizado muito por empresas para monitorar o que seus funcionários fazem em sua máquina, porém em muitos casos as pessoas utilizam o programa de forma mal-intencionada.

    Os programas do tipo key logger também podem ser usados de maneira não fraudulenta, por exemplo quando um usuário instala o key logger em seu próprio computador particular e tem o hábito de digitar textos compridos, como livros, teses e dissertações. Caso haja perda de energia elétrica, ao se reiniciar o computador, o usuário tem a oportunidade de recuperar todas as teclas digitadas até quase o exato momento em que o seu computador foi desligado repentinamente. Alguns programas key loggers editam e salvam o LOG de dados a cada tecla digitada, o que aos olhos mais aguçados, pode ser percebida uma lentidão de até um décimo de segundo no intervalo entre duas teclas. Alguns outros programas key loggers ativam o acesso e o salvamento do arquivo LOG a cada pacote de dez ou vinte teclas digitadas. Há programas key loggers que podem ter o pacote de teclas configurado. Portanto vários destes programas são boas alternativas se comparados ao salvamento automático de editores de textos. Estes salvamentos automáticos normalmente são configurados para cada cinco minutos, quando o usuário já digitou algumas centenas de teclas, ou no mínimo um minuto, quando o usuário já digitou dezenas de teclas.

    Ao se usar um computador público, é possível notar alguns sintomas de que este computador possui um key logger instalado. Durante a digitação de textos, em intervalos regulares percebe-se uma piscada quase instantânea do cursor do mouse, ou até mesmo da tela inteira, acusando o momento em que o arquivo LOG sofreu um salvamento. Em máquinas com processadores de alta velocidade, estes sintomas são menos perceptíveis.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !