-
Gabarito E. Segundo João Antonio em Informática para Concursos — 5ª Edição
Firewall
Programa que cria uma “barreira” de proteção contra invasores (na verdade, contra, especificamente, as tentativas de comunicação com o computador protegido). Um firewall pode bloquear as comunicações por diversos critérios, previamente estabelecidos.
10.4.2.1. Filtro de pacotes
São firewall mais simples (nossos programas firewall pessoais são assim) que normalmente atuam apenas na camada 3 (camada de rede), analisando e filtrando pacotes do protocolo IP de acordo com informações específicas contidas em seus cabeçalhos.
Como um pacote contém apenas alguns tipos de dados em seu cabeçalho (como endereço IP de origem, endereço IP de destino, porta do protocolo, entre outros), os filtros de pacotes conseguem filtrar os pacotes (decidir se passam ou são bloqueados) por meio desses poucos critérios.
Um firewall dessa categoria pode tomar decisões com base no endereço IP de origem (deixar passar ou bloquear pacotes de acordo com o endereço IP de onde vêm), no endereço IP de destino (bloquear ou deixar passar de acordo com o destino do pacote) ou ainda com base na porta do protocolo (do tipo “bloqueie todos os pacotes que venham no protocolo FTP – porta 21”).
Então, um filtro de pacotes consegue filtrar o tráfego com base em:
a. Endereços IP de origem e destino.
b. Porta (do protocolo) TCP ou UDP.
-
Acredito que a letra D seja o Spyware. É isto ?
-
Gab. E
a) Há semelhança, combater malwares (malware engloba spyware, vírus, worm, etc)
b) Não existem medidas suficientes, no máximo ideais ou recomendadas (antivírus, firewall, etc)
c) Sempre é preciso se preocupar com vírus (mesmo offline) e nada impede de ocorrer algum problema nos servidores da nuvem (tornado backup uma preocupação também)
d) Keylogger, que capta o que é digitado no teclado... Worm é o malware que se propaga, prejudicando o desempenho do PC
e) Correto, Firewall controla o tráfego da rede, e também pode ser um hardware
-
GAB.E
Maravilhosa @Alice Pellacani
a letra d é um KEYLOGGER como amigo abaixo falou. Definição perfeita simples e direta do que faz um FIREWALL na letra E.
-
o firewall fica na porta olhando para uma lista que contém as regras que um dado tem de cumprir pra passar por ela
-
O firewall na minha visão é um "PORTEIRO" que recebe ordens de um "CHEFE" que o configurou previamente dizendo:"olha só, as regras são essas, só entra na "EMPRESA" quem seguir as seguintes regras, e quem não seguir que voltei de onde veio , não importa se ele tem cara de bonzinho ou de malandro".
-
Firewall - Dispositivo que CONTROLA O TRÁFEGO DE DADOS NA REDE, filtrando PACOTES.
LETRA E!
-
Firewall poderá ser hardware ou software.
-
Firewall, Grande zagueiro !
-
Se essa fosse uma questão cespe estilo CERTO-ERRADO, eu não marcaria a letra E como sendo verdadeira, pois a maioria da doutrina entende o Firewall como sendo um sistema de hardware\software, provavelmente deixaria sem marcar.
Só acertei a questão pq fui pela eliminação, essa alternativa me pareceu a ''menos errada''
-
Acertei, mas fui na "menos errada", uma vez que Firewall nao necessariamente é um software. Também pode ser hardware.
-
Cespe loves Firewall
-
LETRA E
-
Minha contribuição.
Firewall => O firewall é um mecanismo que atua como ''defesa'' de um computador ou de uma rede, permitindo controlar o acesso ao sistema por meio de regras e a filtragem de dados. O firewall pode ser um software ou um hardware.
O firewal:
=> Não criptografa mensagens
=> Não é antivírus
=> Não é anti-spam
=> Não é anti-spyware
=> Não analisa conteúdo de e-mail
Fonte: Resumos
Abraço!!!
-
Cespe: Firewall é um software que usa regras de segurança, com as funções de aprovar pacotes de dados que atendam essas regras e de bloquear os demais.
-
GABARITO: LETRA E.
Questões Cespianas:
1} Convém que todo o tráfego da rede passe por firewall, uma vez que a eficácia da segurança proporcionada por esse dispositivo será comprometida caso existam rotas alternativas para acesso ao interior da referida rede.(CERTO)
2} Um firewall filtra o tráfego de entrada e saída entre a rede interna e a externa.(CERTO)
3} Um firewall é um software que realiza análises do fluxo de pacotes de dados, filtragens e registros dentro de uma estrutura de rede e executa comando de filtragem previamente especificado com base nas necessidades de compartilhamento, acesso e proteção requeridas pela rede e pelas informações nela disponíveis.(CERTO)
4} Firewalls são dispositivos de segurança bastante utilizados, porém não conseguem evitar a contaminação e a propagação de vírus.(CERTO)
5} Filtros de pacotes tradicionais são considerados firewall porque podem executar uma política de filtragem com base na combinação de endereços e números de porta, examinando cada datagrama e determinando, a partir de regras específicas, se ele deve passar ou ficar.(CERTO)
6} Um firewall é capaz de verificar tanto o endereço IP de origem quanto o endereço IP de destino em um pacote de rede.(CERTO)
7} Com um firewall instalado em uma estação de trabalho, é possível bloquear todo o tráfego de entrada na máquina com destino a uma porta e liberar todo o tráfego de saída.(CERTO)
8} O firewall é indicado para filtrar o acesso a determinado computador ou rede de computadores, por meio da atribuição de regras específicas que podem negar o acesso de usuários não autorizados, assim como de vírus e outras ameaças, ao ambiente computacional.(CERTO)
9} Uma das formas de bloquear o acesso a locais não autorizados e restringir acessos a uma rede de computadores é por meio da instalação de firewall, o qual pode ser instalado na rede como um todo, ou apenas em servidores ou nas estações de trabalho.(CERTO)
10} Embora os firewalls sejam equipamentos ou softwares utilizados no controle das conexões de uma rede, eles não protegem computadores contra ataques internos.(CERTO)
-
Antispyware é um software de segurança que tem o objetivo de detectar e remover adwares e A principal diferença de um anti-spyware de um é a classe de programas que eles removem. Adwares e spywares são consideradas áreas “cinza”, pois nem sempre é fácil determinar o que é um adware e um spyware.
Muitos antivírus já incorporam detecção de spyware e adware, mas um antispyware específico ainda faz parte da programação de segurança da maioria dos usuários.
O worm é um tipo de mais perigoso que um vírus comum, pois sua propagação é rápida e ocorre sem controle da vítima. Assim que ele contamina um computador, o programa malicioso cria cópias de si mesmo em diferentes locais do sistema e se espalha para outras máquinas, seja por meio de Internet, mensagens, conexões locais, dispositivos USB ou arquivos. O objetivo do golpe, em geral, é roubar dados do usuário ou de empresas.
Os worms infectam computadores por meio de brechas já existentes no sistema. Eles podem ser transmitidos em segundo plano na forma de um arquivo corrompido ao acessar uma página suspeita. Esse arquivo pode se passar por um instalador de programa que, quando executado, abre uma porta no sistema para instalar um software malicioso no PC. A partir daí, o worm pode se espalhar por meio do envio de mensagens que contenham anexos ou links contaminados a todos os contatos do e-mail cadastrado no computador.
Um firewall é um dispositivo de segurança da rede que monitora o tráfego de rede de entrada e saída e decide permitir ou bloquear tráfegos específicos de acordo com um conjunto definido de regras de segurança.
-
Firewall = O firewall é um mecanismo que atua como ''defesa'' de um computador ou de uma rede, permitindo controlar o acesso ao sistema por meio de regras e a filtragem de dados. O firewall pode ser um software ou um hardware.
Usa regras de segurança, com as funções de aprovar pacotes de dados que atendam essas regras e de bloquear os demais.
Fonte: Qc
-
Se a questão te propõe no mesmo pensamento Worm e vírus, fique atento, pois Worm é uma praga auto replicável que não precisa de hospedeiro. Já o vírus necessita literalmente se instalar em um hospedeiro para gerar seus efeitos maliciosos.
Então lembre-se que:
Worm-praga: praga de ratos, pombos, baratas-------auto replicantes entre si.
Vírus: H3N2, Corona vírus, gripe-------precisam se instalar em alguém.
PP-PE SEREMOS!!!
-
Se a questão te propõe no mesmo pensamento Worm e vírus, fique atento, pois Worm é uma praga auto replicável que não precisa de hospedeiro. Já o vírus necessita literalmente se instalar em um hospedeiro para gerar seus efeitos maliciosos.
Então lembre-se que:
Worm-praga: praga de ratos, pombos, baratas-------auto replicantes entre si.
Vírus: H3N2, Corona vírus, gripe-------precisam se instalar em alguém.
PP-PE SEREMOS!!!