SóProvas


ID
1462087
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Redação Oficial
Assuntos

Julgue o próximo item, relativo a correspondência oficial.

O trecho a seguir é gramaticalmente correto e adequado para um ofício: Viemos lembrar que a revolução ocorrida no Brasil na telefonia celular tem todas as condições de se repetir na Internet. Mas, para isso, é crucial que se estabeleça regras legais, uma sólida segurança jurídica para os diversos agentes deste enorme e crescente mercado.

Alternativas
Comentários
  • qual é o erro?

  • Tmb não sei ! 

  • viemos esta no pretérito perfeito.


    o correto seria vimos = presente do indicativo

  •  Vimos lembrar que a revolução ocorrida no Brasil na telefonia celular tem todas as condições de se repetir na Internet...

    VIMOS do verbo VIR e não do verbo vem.

    O cespe adora VIEMOS x VIMOS. Em todas que vi o VIMOS que é o certo.


    Gab ERRADO.

  • ERRADO

     

    Vejo mais um trecho como errado:

     

    ...é crucial que se estabeleça regras legais (errado)

    ...é crucial que se estabeleçam regras legais (certo)


  • Viemos comunicar-lhe ou Vimos comunicar-lhe?

    Na norma-padrão, viemos indica ação passada; vimos, ação presente. Ex.: Ontem viemos aqui para felicitar o tenista brasileiro Gustavo Kuerten, o Guga, mas não o encontramos; por isso vimos hoje novamente.

    Por isso, na tradicional introdução de ofícios, cartas comerciais, e-mails corporativos, enfim, em situação formal de comunicação, empregue: Vimos comunicar-lhe que...

    Nesse caso, a bem da verdade, pode-se até dispensar o uso de vimos e iniciar-se a carta ou ofício de forma direta, como recomenda a comunicação moderna: Comunicamos-lhe... Informamos-lhes...

    Uma última observação: evite, nesses textos, o emprego da expressão por meio desta ou por meio deste. Ora, toda comunicação é feita por meio de algo, seja este papel, telefone, etc. Trata-se, pois, de expressão óbvia e, consequentemente, desnecessária.


    http://wagnercarvalholinguaportuguesa.blogspot.com.br/…/vie…

  • QUESTÃO ERRADA.


    Outras duas questões:

    Q437426 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: FUB
    O trecho a seguir está correto e adequado para compor um ofício:

    Vimos informar que o calendário escolar para o próximo semestre ainda está sendo decidido pelo Conselho de Educação. Assim que houver uma deliberação definitiva, encaminharemos uma comunicação oficial.

    CORRETA.



    Q430151 Ano: 2013 Banca: CESPE Órgão: ANTT
    O trecho a seguir estaria correto e adequado para compor um ofício:
    Viemos esclarecer que os estudos realizados comprovam que o perfil do sistema produtivo nacional sugerem que os traçados mais urgentes para as ferrovias são aqueles que passam por polos de produção no interior do país e seguem para os principais portos.

    ERRADA.


  • Afinal, "viemos" pode ou não ser usado?

    Alguns colegas colocaram exemplos de outras questões, mas nestas há erros mesmo desconsiderando o "viemos". Assim, somente pelas questões, não é possível saber se o termo usado está incorreto ou não.

     

    Nesta questão: há erro de concordância verbal no trecho "...é crucial que se estabeleça regras legais, ..." (Estabeleçam)

     

    Uma oura questão

    "Viemos esclarecer que os estudos realizados comprovam que o perfil do sistema produtivo nacional sugerem que os traçados mais urgentes para as ferrovias são aqueles que passam por polos de produção no interior do país e seguem para os principais portos."

    Há erro de concordância verbal também - "... que o perfil do sistema produtivo nacional sugerem..." (Sugere)

     

    Alguém poderia apontar em que parte do MRPR cita que fica proibida a utilização de verbos no pretérito?

  • O correto é "Vimos", cobrança recorrente em provas do Cespe...