Alternativas
O requerimento de energia do adolescente é definido para manter a saúde, promover ótimo crescimento e permitir a prática de atividade física. A faixa recomendada de ingestão de energia reflete as necessidades iguais dos adolescentes.
As proteínas têm função plástica, possibilitando o crescimento e o desenvolvimento essenciais do organismo, incluindo a regeneração dos tecidos. As principais fontes de proteínas animais e vegetais, como as carnes, aves, peixes, leite, soja, grãos e sementes, leguminosas e cereais, fornecem de 20% a 25% das calorias totais.
Durante a velocidade máxima do estirão puberal, os adolescentes necessitam de quantidades moderadas de gorduras, pois, sem elas, a dieta ficaria volumosa e intragável. É sempre importante diminuir a porcentagem de gorduras poli-insaturadas e saturadas, e, assim, influenciar os efeitos benéficos sobre o perfil lipídico e a composição corporal.
O aumento da necessidade das vitaminas A, C e D, e do complexo B é progressivamente menor durante o estirão puberal, com as diferenciações celulares e a mineralização óssea.
Os carboidratos são a principal fonte de energia para os adolescentes e geralmente contribuem com 55% a 60% da ingestão calórica diária. Os carboidratos atuam, principalmente, no centro da saciedade hipotalâmica e afetam a ingestão subsequente dos demais alimentos, pela oxidação e transformação em calorias, no fígado.