-
Correto: C
As decisões éticas podem ser guiadas usando uma abordagem
normativa, isto é, usando um conjunto de normas e valores explícitos
ou implícitos. Diante de um problema, a decisão ética pode ser tomada
sob uma abordagem utilitarista, individualista, dos direitos morais e da
justiça:
a) Utilitarismo: Basicamente, significa tomar a decisão que
traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja,
para a coletividade. b) Individualismo: considera que as ações são morais quando
promovem os interesses individuais a longo tempo e, em
última instância, o maior bem. c) Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades
fundamentais, que não podem ser retiradas por uma decisão:
livre consentimento, privacidade, liberdade de consciência,
liberdade de expressão, direito a tratamento imparcial e justo
e direito à vida e segurança. d) Justiça: pauta-se estritamente por princípios de justiça,
sendo um conceito ético de que as decisões morais são
pautadas pela verdade e pela lei, com integridade, equidade,
impessoalidade e imparcialidade.
Fonte:Ética no Serviço Público p/ Policial (2014/2015)
da PRF. Teoria e exercícios comentados
Prof Daniel Mesquita Aula 01
-
Para direcionar tomadas de decisões temos quatro abordagens que são relevantes para os gerentes.
A primeira é a abordagem utilitária, o conceito ético de que os comportamentos morais produzem um bem maior para um número maior.
A segunda é a abordagem individualista, o conceito ético de que as ações são morais quando elas promovem os interesses no longo prazo do individuo, o que basicamente leva a um bem maior.
A terceira abordagem é a da moral e dos direitos, que é o conceito ético de que as decisões morais são aquelas que melhor mantêm os direitos das pessoas afetadas por elas.
A quarta abordagem é a da justiça, que afirma que as decisões morais devem ser baseadas nos padrões de equidade, justiça e imparcialidade.
http://admnistracaosuperior.blogspot.com.br/2009/06/capitulo-5-etica-administrativa-e_04.html
-
a) com ênfase na garantia de oportunidades a todos.
ERRADA. Trata-se da ética empresarial fundamenta-se em princípios e valores éticos organizacionais.
b) convencional da ética e do direito público.
ERRADA. Aqui vale ressaltar 3 vertentes. 1. Estágio pré-convencional - não há regras, relativismo - cada um por si. 2. Estágio convencional - obediência às regras por conveniência. Ética de convenções. 3. Estágio pós convencional da ética: idealismo moral. As regras são seguidas por convicção e não por obrigação.
c) utilitária da ética e da justiça social.
CORRETA. A que mais se encaixa ao enunciado da questão. A ética utilitarista ou consequencialista e da justiça social visa uma ação que satisfaz interesses do agente é também das pessoas quem a ação diz respeito. É contrária ao egoísmo. Palavras-chave: distribuição, benefícios aos desfavorecidos.
d) moralista dos direitos dos cidadãos.
ERRADO. Moralismo é uma predeterminação de comportamento visa zombar de diferente. O moralista é puritano.
e) individualista da ética.
ERRADA. Os preceitos da ética individualista é preocupar com os próprios interesses não interessando o bem-estar do coletivo.
-
Q254652 - De acordo com a ética individualista, as ações são consideradas morais quando promovem os interesses individuais ao longo do tempo. C
-
As decisões éticas podem ser guiadas usando uma abordagem normativa, isto é, usando um conjunto de normas e valores explícitos ou implícitos. Diante de um problema, a decisão ética pode ser tomada sob uma abordagem utilitarista, individualista, dos direitos morais e da justiça:
a) Utilitarismo: Basicamente, significa tomar a decisão que traga o maior bem para o maior número de pessoas, ou seja, para a coletividade.
- a conduta do indivíduo, diante de determinado fato, dependerá daquela que gerar um maior bem para a sociedade
- o indivíduo está livre para agir conforme sua consciência determina, Q42439
Ex: exemplo a Guerra do Iraque, em que o Presidente dos Estados Unidos, George Bush, poderá afirmar que as suas condutas estão dentro dos melhores padrões éticos, pois a presença de Saddam Hussein causa um mal para a sociedade.
b) Individualismo: considera que as ações são morais quando promovem os interesses individuais a longo tempo e, em última instância, o maior bem.
c) Direitos Morais: Os indivíduos têm direitos e liberdades fundamentais, que não podem ser retiradas por uma decisão: livre consentimento, privacidade, liberdade de consciência, liberdade de expressão, direito a tratamento imparcial e justo e direito à vida e segurança.
d) Justiça: pauta-se estritamente por princípios de justiça, sendo um conceito ético de que as decisões morais são pautadas pela verdade e pela lei, com integridade, equidade, impessoalidade e imparcialidade.
Fonte:Ética no Serviço Público p/ Policial (2014/2015) da PRF. Teoria e exercícios comentados Prof Daniel Mesquita Aula 01
-
Utilitarismo, bem para todos
-
Odeio essa matéria!
-
Gabarito letra C.
Quando a distribuição de bens por determinado agente público resulta em benefícios aos desfavorecidos, é correto afirmar que os princípios e valores que regem a conduta desse agente se baseiam em uma abordagem utilitária da ética e da justiça social.