SóProvas


ID
1464541
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Prefeitura de Paulista - PE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Cartografia

Sobre projeções cartográficas, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

     

    As projeções equivalente, conforme e equidistante classificam as projeções cartográficas quanto às propriedades, e não segundo as deformações que minimizam. Aí está o erro da E.

  • Quanto ao grau de deformação das superfícies representadas, os sistemas de projeção são classificados em:

    - Conformes ou isogonais: mantêm fidelidade aos ângulos observados na superfície de referência da Terra, o que significa que as formas de pequenas feições são mantidas. Isto, porém, causa distorções nas áreas dos objetos representados nos mapas;

    - Equivalentes ou isométricas: conservam as relações de superfície (não há deformação de área);

    - Eqüidistantes: conservam a proporção entre as distâncias, em determinas direções, na superfície representada

    Fonte: Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (http://www.dpi.inpe.br/terraview/docs/pdf/ProjecaoCartografica.pdf)

    LETRA E

  • E) Se pode classificar as projeções segundo as deformações que minimizam, como a dos ângulos (projeção equivalente), a das áreas (projeção conforme) ou a das distâncias (projeção equidistante).

     

    LETRA E: Nas projeções equidistantes a distância é precisa. As deformações se encontram na formas e área das superfícies.

     

    PROJEÇÃO EQUIVALENTE (PETERS) – Neste tipo de projeção as ÁREAS SÃO PROPORCIONAIS AS DA TERRA MAS PODEM HAVER DEFORMAÇÕES NOS ÂNGULOS E AS FORMAS SÃO DIFERENTES DAS REAIS. As áreas de países baixos são as mais proporcionais com a realidade. A Projeção de Peters é a mais conhecida entre as equivalentes e dá mais destaque as áreas do sul, já que essas eram diminuídas na projeção de Mercator.

     

    PRECISÃO – ÁREAS

    DEFORMAÇÕES – ÂNGULOS 

     

    PROJEÇÃO CONFORME (MERCATOR) – Neste tipo de projeção os ÂNGULOS DO MAPA SÃO IDÊNTICOS AOS DA TERRA. As formas também não apresentam distorções mas AS ÁREAS SÃO DIFERENTES e é necessário usar várias escalas diferentes. O PONTO ONDE HÁ MENOS DISTORÇÃO É A LINHA DO EQUADOR. QUANTO MAIS LONGE DESTA LINHA, MAIOR A DISTORÇÃO. A  PROJEÇÃO CONFORME MAIS CONHECIDA É A DE MERCATOR. Foi criada na época de expansão marítima e por isso conserva os ângulo, importantes para o uso da bússola.

     

    PRECISÃO – ÂNGULOS E FORMAS

    DEFORMAÇÕES – ÁREAS

     

     

    PROJEÇÃO EQUIDISTANTE (ROBINSON) – Neste tipo de projeção a REPRESENTAÇÃO DAS DISTÂNCIAS É PRECISA. Ela usa de um ponto qualquer do planeta e mede a distância entre outros lugares e este ponto. É geralmente usada para definir rotas, sejam elas aéreas ou marítimas. POSSUI DISTORÇÕES NAS FORMAS E NAS ÁREAS CONTINENTAIS. Uma tipo de projeção equidistante é a AZIMUTAL. Ela tem como ponto de referência um dos polos, geralmente o Polo Norte.

     

    PRECISÃO – DISTÂNCIA

    DEFORMAÇÕES – ÁREAS

     

    Qualquer erro, comuniquem! ;)

    Bons estudos.

  • Projeções cartográficas:

    Todos os mapas são representações aproximadas da superfície terrestre. Isto ocorre porque não se pode passar de uma superfície curva para uma superfície plana sem que haja deformações. A elaboração de um mapa consiste em um método segundo o qual se faz corresponder a cada ponto da Terra, em coordenadas geográficas, um ponto no mapa, em coordenadas planas. Para se obter essa correspondência utiliza-se os sistemas de projeções cartográficas. Existem diferentes projeções cartográficas, uma vez que há uma variedade de modos de projetar sobre um plano os objetos geográficos que caracterizam a superfície terrestre. Quanto ao tipo de superfície de projeção adotada, classificam-se as projeções em: plana ou azimutais, cilíndricas e cônicas, segundo se represente a superfície curva da Terra sobre um plano, um cilindro ou um cone tangente ou secante à Terra. Como já colocado anteriormente é impossível representar a superfície curva da Terra sobre uma superfície plana (ou desenvolvível num plano) sem que haja deformações. Quanto ao grau de deformação das superfícies representadas, os sistemas de projeção são classificados em: Conformes ou isógonas: mantêm fidelidade aos ângulos observados na superfície de referência da Terra, o que significa que as formas de pequenas feições são mantidas. Isto, porém, causa distorções nas áreas dos objetos representados nos mapas; Equivalentes ou isométricas: conservam as relações de superfície (não há deformação de área); Equidistantes: conservam a proporção entre as distâncias, em determinas direções, na superfície representada.

    Bons estudos colegas!!!