-
É a área da logística empresarial associada a retornos de produtos, reciclagem, substituição de materiais, reutilização de materiais, descarte de resíduos e reformas, reparos e remanufatura, ou seja, está ligada à chamada Responsabilidade Social Corporativa. Ex: Fabricantes de aparelhos celulares que possuem projetos de recolhimento das baterias.
Fonte: CURSO EM PDF – ADMINISTRAÇÃO DE MATERIAIS P/ TRIBUNAIS - Prof. Wagner Rabello Jr.
-
Logística Reversa
Planeja, opera e controla o fluxo e as informações logísticas correspondentes ao retorno dos bens (ou serviços) de pós-venda e de pós consumo ao ciclo de negócios ou ao ciclo produtivo.
Logística reversa cuida:
• Resíduos da produção;
• Resíduos do consumo;
• Procedimentos pós-venda;
• Retorno de entregas incorretas;
• Procedimentos de pesquisa pós consumo (feed back);
• “Realimentação” da cadeia.
Fonte: http://www.salesianolins.br/areaacademica/materiais/posgraduacao/MBA_em_Gestao_Empresarial/Logistica_Supply_Chain_Management/APOSTILA%20alunos.pdf
-
Logística inversa ou Logística reversa,1 é a área da logística que trata, genericamente, do fluxo físico de produtos, embalagens ou outros materiais, desde o ponto de consumo até ao local de origem. (Dias, 2005, p. 205).
Os processos de logística inversa existem há tempos; entretanto, não eram tratados e denominados como tal. Como exemplos de logística inversa, temos: o retorno das garrafas (vasilhame) e a recolha / coleta de lixos e resíduos recicláveis.
-
Gab.C
-
Gab.: C
de fluxos inversos de itens para reparo e de devolução de material de embalagens (pallets, pilhas, recipientes de refrigerante, de agrotóxicos etc.).