-
Pessoal, eu não sei se a banca inseriu em seu conteúdo programático algo tão específico, no mais o conteúdo cobrado deriva de uma portaria da esfera federal.
Art. 3º - Na classificação da despesa serão adotados os seguintes parâmetros excludentes, tomados em conjunto, para a identificação do material permanente:
III - Perecibilidade, quando sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso;
Gabarito B
-
Sacanagem questoes de fontes aleatorias.
-
Perecibilidade:
Trata-se de uma classificação que leva em conta o desaparecimento das propriedades físico-químicas do material. Muitas vezes, o fator tempo, influencia na classificação; assim, quando a empresa adquire um material para ser usado em um período, e nesse período o consumo não ocorre, sua utilização poderá não ser mais necessária, o que inviabiliza a estocagem por longos períodos.
Eles ainda podem ser divididos em:
Ação higroscópica: sal, cal virgem;
Pela limitação do tempo: alimentos, remédios;
Instabilidade: ácidos, óxido de etileno;
Volatilidade: amoníaco, éter;
Contaminação da água: óleo para transformadores e outros. :)
-
PORTARIA Nº 448, 13/09/02
- Art. 3º - Na classificação da despesa serão adotados os seguintes parâmetros excludentes, tomados em conjunto, para a identificação do material permanente:
I - Durabilidade, quando o material em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos;
II - Fragilidade, cuja estrutura esteja sujeita a modificação, por ser quebradiço ou deformável, caracterizandose pela irrecuperabilidade e/ou perda de sua identidade;
III - Perecibilidade, quando sujeito a modificações (químicas ou físicas) ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso;
IV - Incorporabilidade, quando destinado à incorporação a outro bem, não podendo ser retirado sem prejuízo das características do principal; e
V - Transformabilidade, quando adquirido para fim de transformação
-
Para que a questão em exame seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre o que define um material de consumo. No caso da questão em análise, devemos marcar a alternativa que apresenta o parâmetro em que um material está sujeito a modificações físicas ou quando perde sua característica normal de uso,
Material de consumo: é assim considerado, aquele que perde, em decorrência do seu uso frequente, sua identidade física e/ou tem seu uso limitado a dois anos.
São parâmetros para classificar um material como de consumo:
- Durabilidade: quando o material em uso normal perde ou tem reduzidas as suas condições de funcionamento, no prazo máximo de dois anos.
- Perecibilidade: quando sujeito a modificações, químicas ou físicas, ou que se deteriora ou perde sua característica normal de uso.
- Fragilidade: cuja estrutura esteja sujeita a modificação, por ser quebradiço ou deformável, caracterizando-se pela irrecuperabilidade e/ou perda de sua identidade.
- Incorporabilidade: quando destinado a incorporação a outro bem, não podendo ser retirado sem prejuízo das características do principal.
- Transformabilidade: quando adquirido para fim de transformação.
- Finalidade: quando o material adquirido é destinado ao consumo imediato ou à reposição
Tendo o exposto acima como referência, concluímos que a alternativa "B" é a correta.
GABARITO: B
Fonte:
FENILI, R. Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais para Concursos Públicos. 3. ed. São Paulo: Método, 2014.