SóProvas


ID
1465888
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

Quando um país com perfeita mobilidade de capitais adota a política de taxas de câmbio fixo,

Alternativas
Comentários
  • bizu:  "fifi - fluca": cambio fixo - política fiscal é eficiente; cambio flutuante - pol. cambial. Sabendo FIFI mata um monte de perguntas desse tipo.

  • Política Fiscal expansiva : é usada quando há uma insuficiência de demanda agregada em relação à produção de pleno - emprego. Isto acarretaria o chamado "hiato deflacionário", onde estoques excessivos se formariam, levando empresas a reduzir a produção e seus quadros de funcionários, aumentando o desemprego. As medidas nesse caso seriam:

     

    Aumento dos gastos públicos;

    Diminuição da carga tributária, estimulando despesas de consumo e investimentos;

    Estímulos às exportações, elevando a demanda externa dos produtos;

    Tarifas e barreiras às importações, beneficiando a produção nacional.

  • Pra não ser decoreba, vamos seguir a linha de pensamento econômico: em um regime da câmbio fixo, uma política fiscal expansionista, no início, eleva a taxa de juros e o produto. Com taxa de juros elevada, investimentos externos são atraídos, portanto, estrangeiros trocam seus dólares por reais, o que pressiona a valorização do câmbio (valorização do real). Contudo, como o regime é de câmbio fixo, o Banco Central compra todo o excedente de dólar, para evitar a valorização do real. Desta forma, esse real injetado na economia, aumentará a oferta de moeda, aumentando, por consequencia, o produto e reduzindo o juros.

     

    Resposta: letra C