SóProvas


ID
1466182
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Ao se preparar para assumir um cargo técnico na Secretaria de Segurança de Goiás, um senhor recebeu a informação, do setor de Tecnologia de Informação e Comunicações (TIC), de que foi instalado, na rede de computadores de seu setor, um programa capaz de se propagar automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Esse programa não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos, mas sim pela execução direta de suas cópias ou pela exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores.

Com base nesse caso hipotético, assinale a alternativa que apresenta o tipo de programa malicioso descrito pelo setor de TIC.

Alternativas
Comentários
  • Gab-D

    O conceito de WORM foi retirado da Cartilha de Segurança:

    http://cartilha.cert.br/malware/


    Cavalo de troia, trojan ou trojan-horse, é um programa que, além de executar as funções para as quais foi aparentemente projetado, também executa outras funções, normalmente maliciosas, e sem o conhecimento do usuário.

    Vírus é um programa ou parte de um programa de computador, normalmente malicioso, que se propaga inserindo cópias de si mesmo e se tornando parte de outros programas e arquivos.

    Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente

    Spyware é um programa projetado para monitorar as atividades de um sistema e enviar as informações coletadas para terceiros.

  •  Worm  é um programa autorreplicante, diferente do vírus. Enquanto um vírus infecta um programa e necessita deste programa hospedeiro para se alastrar, o worm é um programa completo e não precisa de outro para se propagar. Um worm pode ser projetado para tomar ações maliciosas após infestar um sistema. Além de se autorreplicar, pode deletar arquivos em um sistema ou enviar documentos por email.

  • worm = praga

  • A resposta poderia ser também a alternativa C, pois o conceito de Bot é praticamente o mesmo de worm, com a única diferença de Bot possuir mecanismos de comunicação com o invasor: "Bot é um programa que dispõe de mecanismos de comunicação com o invasor que permitem que ele seja controlado remotamente. Possui processo de infecção e propagação similar ao do worm, ou seja, é capaz de se propagar automaticamente, explorando vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores. 

    A questão deveria ter trazido mais detalhes para a diferenciação. 

  •  Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença de este ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails. 


    Fonte : http://www.tecmundo.com.br/antivirus/206-o-que-e-um-worm-.htm

  • Worms são programas parecidos com o vírus, mas que são capazes de se propagarem automaticamente através das redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. O worms apenas se copiam, não infectam outros arquivos, eles mesmos são os arquivos. Sua propagação se dá através da exploração de vulnerabilidades existentes.


    Letra d

  • Trojan horse ou Cavalo de tróia - Não se propaga sozinho, aparentemente inofensivo, procura abrir "brechas" no computador

    Vírus - infecta outro arquivo, se propaga sozinho, não é um arquivo autônomo.

    Bot - são programas, matém comunição com terceiro, permite controle a distância, ou seja, remotamente.

    Worm - arquivo autônomo, busca vulnerabilidades

    Spyware - é um programa, monitora atividades do usuário e envia a terceiros.

  • Letra "D".

    Vírus (geralmente função destrutiva): programa que, ao ser acionado, pode se reproduzir anexando seu código a outro programa (auto replica);

    ·      depende da execução do programa ou arquivo hospedeiro (programa não autônomo e não auto executável);

    ·      vírus mutantes: capazes de modificar a estrutura de arquivos, para dificultar sua detecção por antivírus;

    Worms (vermes): programa capaz de se propagar automaticamente (autônomos e auto executáveis) através de redes, tornando-as lenta, enviando copias de si mesmo (auto-replica); worm não é necessariamente malicioso;

    ·       Diferente do vírus, o worm não embute cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos e não necessita ser explicitamente executado para se propagar;

    ·       Propaga-se através da exploração de vulnerabilidades ou falhas na configuração de softwares instalados em PCs;

    Trojan (screenloggers): programa aparentemente inofensivo que entra como presente, e quando executado, com sua autorização, abre portas de comunicação para que o computador possa ser invadido (pode se instalar keyloggers, screenloggers, backdoors). Não envia cópias de si mesmo automaticamente (não se auto replica);

  • GABARITO D

     

     

     Worm é um programa semelhante aos vírus, com a diferença daquele ser auto-replicante, ou seja, ele cria cópias funcionais de si mesmo e infecta outros computadores. Tal infecção pode ocorrer através de conexões de rede locais, Internet ou anexos de emails. 

     

     

    bons estudos

  • Gabarito Letra D.

    Quem se propaga automaticamente é o Worm sem a necessidade do usuário.

    O vírus também se propaga automaticamente, mas depois que o usuário executa um programa(arquivo) aonde o vírus esta.

  • GABARITO D

    Worm: programa malicioso se propaga automaticamente pelas redes, enviando cópias de si mesmo de computador para computador. Não se propaga por meio da inclusão de cópias de si mesmo em outros programas ou arquivos.

    Formas de propagação: execução direta de suas cópias, exploração automática de vulnerabilidades existentes em programas instalados em computadores (scanning).

    è Scanning: no processo conhecido como scanning, o worm, em sua fase de propagação, procura outros sistemas para infectar.

    Processo de Propagação: identificação dos computadores alvo, envio de cópias, ativação das cópias e reinício do processo.

    Problemas: consumo de muitos recursos, devido a grande quantidade de cópias de si mesmo que costumam propagar e, como consequência, podem afetar o desempenho de redes e a utilização de computadores.