SóProvas


ID
1466200
Banca
FUNIVERSA
Órgão
PC-GO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública
Assuntos

Entre as teorias normativas da ética, ao menos duas se destacam. Segundo a primeira, os fins não justificam os meios. As consequências positivas oriundas de uma ação encontram limites morais na autonomia do indivíduo. Por sua vez, a segunda teoria define o eticamente correto como aquilo que gera a maior felicidade para o maior número. Nesse segundo caso, justificam-se as condutas, portanto, com base no bem-estar por elas gerado como resultado. Tradicionalmente, as duas mencionadas teorias são classificadas, respectivamente, como

Alternativas
Comentários
  • Gab-D


    Teoria deontológica se considera que agir moralmente consiste em cumprir o dever pelo dever e que há deveres absolutos, ou seja, deveres que é obrigatório cumprir independentemente das consequências.

    O utilitarismo é uma doutrina ética defendida principalmente por Jeremy Bentham e John Stuart Mill que afirma que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.

  • Gabarito ( D ).

     Utilitarismo é uma doutrina ética, afirmada que as ações são boas quando tendem a promover a felicidade e más quando tendem a promover o oposto da felicidade.

    Teoria deontológica se considera que agir moralmente consiste em cumprir o dever pelo dever e que há deveres absolutos, ou seja, deveres que é obrigatório cumprir independentemente das consequências


  • Ética Utilitarista: uma acção é certa apenas quando maximiza o bem-estar, ou seja, quando promove tanto quanto possível o bem-estar. Qualquer acção que não maximize o bem-estar é errada.
    Ética Deontológica: uma acção é errada quando com ela infringimos intencionalmente algum dos nossos deveres. Qualquer acção que não seja contrária a esses deveres não tem nada de errado.

    http://filosofianoliceu.blogs.sapo.pt/2312.html
  • Utilitarismo: o que importa é o resultado; pagando bem que mal tem?


    Teoria deontológica: os fins não justificam os meios.


    Bons estudos!