-
Não foi substituída INTEGRALMENTE. O telegrama deve ser usado em último caso, desde que a urgência justifique sua utilização.
Estude até passar, cara pálida! Go further!
-
O enunciado informa que "o telegrama é uma forma de comunicação oficial que, por ser dispendiosa e tecnologicamente ultrapassada, foi substituída integralmente por formas de comunicação mais modernas, econômicas e rápidas, como o fax e o correio eletrônico".
Segundo o Manual de Redação Oficial, "por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão".
Desta forma, o telegrama não foi substituído integralmente, mas sim é usado quando é realmente necessário.
A resposta é errada.
-
MANUAL DE REDAÇÃO DA PRESIDÊNCIA
6. Telegrama
6.1. Definição e
Finalidade
Com o fito de uniformizar a terminologia e simplificar os procedimentos burocráticos,
passa a receber o título de telegrama toda comunicação oficial expedida por meio
de telegrafia, telex, etc.
Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e
tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas
situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência
justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de
comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).
6.2. Forma e
Estrutura
Não há padrão rígido, devendo-se seguir a forma e a estrutura dos formulários
disponíveis nas agências dos Correios e em seu sítio na Internet.
-
O telegrama não foi substituído , apenas está em desuso.
-
A palavra integralmente restringiu. Errado!
-
ERRADO. Não integralmente.
Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão (v. 1.4. Concisão e Clareza).
-
Errado.
Não foi substituído integralmente. Deve-se restringir o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou de fax que a urgência justifique sua utilização.
-
Lá nos confins da Amazônia ainda se usa telegrama.
-
Telegrama e Fax não são considerados documentos oficiais. São apenas meios de transmissão.
O uso do telegrama restringe-se apenas àquelas situações em que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização, por se tratar de forma de comunicação dispendiosa e tecnologicamente superada.
-
Telegrama só para comunicar que passamos. Essa Cespe...
-
O telegrama não foi substituído integralmente, é usado quando realmente necessário.
GAB ERRADO
-
Telegrama só se utiliza quando necessário o envio de uma comunicação urgente e, neste momento, der um apagão geral na energia elétrica, na rede mundial de computadores, em todos os meios de comunicações existentes, ou seja, situações praticamente impossíveis, mas, ainda poderá ser usada.
-
"matei"a questão só pela palavra INTEGRALMENTE. Fora que dizer que o fax é moderno foi demais.
-
Embora o telegrama seja uma forma de comunicação dispendiosa e tecnologicamente ultrapassada, ele ainda não foi substituído INTEGRALMENTE pelo FAX ou EMAIL, pois em certas situações ainda há possibilidade de sua utilização, como por exemplo: nas situações URGENTES em que NÃO SEJA POSSÍVEL A UTILIZAÇÃO DE FAX ou de EMAIL.
GABARITO: ERRADA
-
Não foi INTEGRALMENTE substituída porque ainda existe.
-
Só por chamar o FAX de moderno ja da pra matar
-
Integralmente= totalmente.
ERRADA!
-
Segundo o Manual de Redação Oficial, "por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão".
-
ERRADO
O telegrama ainda é utilizado !!!
" Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisão... "
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm
-
Quem sabe um dia volte!
-
Não foi susbstituido, só é usado em ultimo caso, quando nao puder mandar email e fax.
Veja:
Por tratar-se de forma de comunicação dispendiosa aos cofres públicos e tecnologicamente superada, deve restringir-se o uso do telegrama apenas àquelas situações que não seja possível o uso de correio eletrônico ou fax e que a urgência justifique sua utilização e, também em razão de seu custo elevado, esta forma de comunicação deve pautar-se pela concisã
-
Não foi substituída INTEGRALMENTE, pois em certos casos ainda utiliza-se o telegrama.
-
Só um comentário para ajudar:
Os telegramas ainda são muito utilizados para a convocação de alguns concursos públicos. Então ele não foi substituído integralmente.
-
Gabarito: errado
Fonte: http://www4.planalto.gov.br/centrodeestudos/assuntos/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao.pdf
--
Questão desatualizada.
No novo MRPR 3ª edição, telegrama e fax não fazem mais parte desse manual.