SóProvas


ID
1466911
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Mecânica de Autos
Assuntos

Julgue o próximo item com relação aos sistemas eletrônicos utilizados na fabricação dos veículos automotores.

Entre os sistemas eletrônicos aplicados nos veículos, a embreagem eletrônica traz maior conforto para a dirigibilidade, a permanência de rotação mais uniforme do motor e os desacoplamentos sem ruídos ou oscilações nas trocas de marcha.

Alternativas
Comentários
  • http://www.oficinaecia.com.br/bibliadocarro/biblia.asp?status=visualizar&cod=88

    Resolução da questão no site mencionado acima.


  • CORRETO. Tambem chamada de " Embreagem Automatizada". É mais simples, com estrutura próxima a do modelo mecânico, porém, controlada por módulo eletrônico e atuadores hidráulicos. 

     Destaques:Possui menor complexidade interna, manutenção mais barata, mais leve, pode ser usado em veículos com motores menores e assim proporcionar um consumo de combustível menor. Esse moderno sistema de embreagem é todo sensorizado; Você dispõe dessa "belezura" nas versões Dualogic FIAT e PowerShift FORD. EasyTronic GM e i-Motion VW...

    ( A dor é temporária....)


  • Embreagem eletrônica

    O sistema de acionamento automático da embreagem, foi concebido para proporcionar total conforto ao dirigir, principalmente em condições onde a troca de marchas é muito exigida, como nos grandes centros urbanos. embreagem eletrônica é um sistema conjugado ao câmbio manual convencional, equipado com platô e sem pedal de embreagem. Oferece as vantagens de conforto da transmissão automática, porém com menor custo de instalação e manutenção e menos consumo de combustível.
    Seu funcionamento se dá por meio de sensores instalados em diversos pontos do veículo, que transmitem informações para o módulo eletrônico que as analisa e envia instruções para o atuador, o qual efetua o acionamento da embreagem. 
    Os sensores são fixados nos seguintes pontos do veiculo e identificam, respectivamente:
    · Alavanca de câmbio, sensor de intenção de troca de marchas.
    · Motor, sensor de posição da borboleta da injeção eletrônica.
    · Motor, sensor de rotação, para o cálculo do RPM.
    · Câmbio, sensor de velocidade, para cálculo da velocidade.

    Além do conforto ao dirigir, o sistema ainda oferece:
    · Acompanhamentos mais progressivos, com baixo pico de rotação do motor e desacoplamentos sem ruídos ou oscilações nas trocas de marcha.
    · Controle de amortecimento das vibrações causadas por variações de torque.
    · Bom controle e fácil dosagem do torque do veiculo na arrancada.

  • Não foi exatamente do que falamos neste assunto, prezado aluno? Claro que sim. Questão que acaba por massificar os conceitos estudados sobre embreagem eletrônica e ainda com o acréscimo para a permanência de rotação mais uniforme do motor. Quanto mais suave a ação da embreagem, mais suave será a trepidação do motor. Quanto mais suave for a trepidação do motor, mais energia encaminhada para a caixa de marchas e posteriormente para as rodas motrizes. Isto implica em maior rendimento, motor trabalhando com maior proveito, menos desperdício.

    Resposta: Certo.