SóProvas


ID
1468147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

De acordo com a Resolução CFC n.º 750/1993, a observância dos princípios de contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

É possível vislumbrar a capacidade futura de geração de caixa de uma empresa ao se utilizar o princípio da competência como pressuposto para os registros contábeis.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    RESOLUÇÃO CFC Nº 750/93

    SEÇÃO II 

    O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE 

    Art. 5º A CONTINUIDADE ou não da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avalia- ção das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. 

    § 1º A CONTINUIDADE influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível. 

    § 2º A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.

  • Na verdade esse artigo mudou em 2010!!

    --------------------------------------------------------

    SEÇÃO II

    O PRINCÍPIO DA CONTINUIDADE

    Art. 5º A CONTINUIDADE ou não da ENTIDADE, bem como sua vida definida ou provável, devem ser consideradas quando da classificação e avaliação das mutações patrimoniais, quantitativas e qualitativas. (NÃO ESTÁ MAIS VALENDO)

    § 1º A CONTINUIDADE influencia o valor econômico dos ativos e, em muitos casos, o valor ou o vencimento dos passivos, especialmente quando a extinção da ENTIDADE tem prazo determinado, previsto ou previsível.(NÃO ESTÁ MAIS VALENDO)

    § 2º A observância do Princípio da CONTINUIDADE é indispensável à correta aplicação do Princípio da COMPETÊNCIA, por efeito de se relacionar diretamente à quantificação dos componentes patrimoniais e à formação do resultado, e de constituir dado importante para aferir a capacidade futura de geração de resultado.(NÃO ESTÁ MAIS VALENDO)

    Art. 5º O Princípio da Continuidade pressupõe que a Entidade continuará em operação no futuro e, portanto, a mensuração e a apresentação dos componentes do patrimônio levam em conta esta circunstância. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)


  • Apesar de ter sido alterada em 2010 a essência não mudou. Ou seja, o princípio da competencia está cinvulado ao principio da continuidade.   

  • CERTO.


    O princípio da competência registra os eventos segundo o momento de sua ocorrência, independentemente do pagamento ou recebimento. Portanto, em uma venda a prazo a contabilidade registra a receita no momento da venda, mesmo que o fluxo de caixa seja futuro.

  • Verdade, pois o princípio da competência mostra a operação que ocorreu hoje,independente do recebimento ou pagamento.

  • as  demonstrações  contábeis  devem  ser  registradas  pelo princípio  da  competência.  Com  efeito,  se  já  tiver  ocorrido  a  entrega  de  um produto, ainda que seja uma venda a ser recebida em 12 prestações, devemos reconhecer a receita integralmente. Desta feita, é plenamente possível vislumbrar a capacidade futura de geração de caixa, já que, embora reconhecidaa receita, ainda não houve entrada de toda o dinheiro em caixa.  

    Professores Gabriel Rabelo e Luciano Rosa- Estratégia Concursos

  • Complementando:

    O Princípio da Competência leva em consideração a variação da S.L da Entidade.

    Logo, deve observar as mudanças ocorridas no Ativo e P.E que incidem sobre o P.L. registrando o fato contábil no momento em que ocorrer.

  • Não consegui compreender o porquê do gabarito desta questão.

  • Apesar de contabilidade não ser o meu forte, acredito que a questão está correta porque já que o princípio da competência determina que os efeitos da transação sejam reconhecidos INDEPENDENTEMENTE  do pagamento ou recebimento ( art. 9° CFC 1.282/10), significa dizer que, se registrando hoje uma transação, há uma expectativa de recebimento no futuro.

  • faz sentido Kenny

  • "as demonstrações contábeis devem ser registradas pelo princípio da competência. Com efeito, se já tiver ocorrido a entrega de um produto, ainda que seja uma venda a ser recebida em 12 prestações, devemos reconhecer a receita integralmente . Desta feita, é plenamente possível vislumbrar a capacidade futura de geração de caixa, já que, embora reconhecida a receita, ainda não houve entrada de toda o dinheiro em caixa."

    Comentário do Prof. Gabriel Rabelo e Luciano Rosa - Estratégia Concursos

  • Eu achava que a questão estava trocando conceitos com o princípio da continuidade e errei...
  • D - DUPLICATAS RECEBER

    C - RECEITA DE VENDAS

    LOGO, VÊ-SE QUE HÁ UMA EXPECTATIVA DE RECEBIMENTO DESSA VENDA - GERAÇÃO DE CAIXA - DE ACORDO COM A DATA DE RECEBIMENTO DA DUPLICATA, OU, PODENDO TAMBÉM, DESCONTÁ-LA.

  • GABARITO CORRETO.

     

    O princípio da competência pressupõe a adoção do regime de competência. Em contraposição ao regime de caixa, que é o regime contábil que apropria as receitas e despesas no período de seu recebimento ou pagamento, respectivamente, independentemente do momento em que são realizadas.
    Regime de competência é o que apropria receitas e despesas ao período de sua realização, independentemente do efetivo recebimento das receitas ou do pagamento das despesas.

    O regime a ser utilizado na contabilidade é o de competência. Assim, se temos uma conta de luz que vence em janeiro de 2010, referente a janeiro de 2010, devemos lançar este valor como despesa em janeiro de 2010, mesmo se o pagamento se der, por exemplo, só em março de 2010.

  • CERTO,

     

    Pincípio da Competência: CONFRONTO da RECEITA e DESPESAS.

     

    bons estudos.

    Coragem e Fé, senhores!

  • CERTO

     

    O reconhecimento, de despesas ou receitas, ocorre independentemente do seu pagamento ou recebimento. Logo, é plenamente possível vislumbrar qual será a capacidade futura de geração de caixa.

  • Contextualizando o Princípio de competência:

    Recebi uma promessa de pagamento hoje, devo registra-lá imediatamente ou deixar apenas para o momento em que eu efetivamente receber o valor? Registre hoje.

    Fiz compras a prazo. Devo registrar isso agora ou apenas no momento em que eu pagar o credor? Registre agora.

    Dessa forma, com todos os registros devidamente feitos, somos capazes de saber se lá na frente teremos dinheiro no caixa ou se os recursos estarão escassos. Temos aí uma esboço da nossa capacidade futura de geração de caixa.

    Resposta: Correta.

  • As demonstrações contábeis devem ser registradas pelo princípio da competência. Com efeito, se já tiver ocorrido a entrega de um produto, ainda que seja uma venda a ser recebida em 12 prestações, devemos reconhecer a receita integralmente. Desta feita, é plenamente possível vislumbrar a capacidade futura de geração de caixa, já que, embora reconhecida receita, ainda não houve entrada de toda o dinheiro em caixa

  • Fala concurseiro! Se seu problema é redação, então o Projeto Desesperados é a Solução. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K