SóProvas


ID
1468153
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2015
Provas
Disciplina
Contabilidade Geral

De acordo com a Resolução CFC n.º 750/1993, a observância dos princípios de contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade. A respeito desse assunto, julgue o item a seguir.

Na aplicação dos princípios de contabilidade, há situações em que a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais. Um exemplo é o registro da depreciação mensal, adotando-se como parâmetro a vida útil econômica e o valor residual do bem em detrimento da vida útil estabelecida por norma específica

Alternativas
Comentários
  • § 2º. Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1282/10) 

    Fonte: http://www.portaldecontabilidade.com.br/legislacao/resolucaocfc774.htm
  • Achei que a resolução deixa bem claro que a essência deve prevalecer  sobre aspectos formais.
    O cespe pegou e colocou de forma equivocada: há situações em que a essência das transações deve...,
    Como se houvessem situações em que a essência não devesse prevalecer, tornando a assertiva errada no meu ponto de vista.

  • A alternativa ta correta mas a cespe sempre gosta de palavras fortes que geram dúvidas para quem estuda:

    Detrimento

  • Questão Correta.

    Princípio da Essência s/ a Forma.


  • Tem razão Raio Dantas, mas é que se uma coisa prevalece sobre outra, há então o dito detrimento, realmente causa dúvida, para o cespe não basta saber a resposta, agente ainda tem que interpretar a pergunta, rs. Abraço, bons estudos!

  • Resolução n° 750 CFC.

    Art. 1° Constituem PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (PC) os enunciados por esta Resolução.

    § 2º Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10).

    Na própria resolução do CFC não há obrigatoriedade de que a essência deve prevalecer sobre a forma.

  • DOS PRINCÍPIOS E DE SUA OBSERVÂNCIA

     

     

    Art. 1º Constituem PRINCÍPIOS DE CONTABILIDADE (PC) os enunciados por esta Resolução.

     

    § 1º A observância dos Princípios de Contabilidade é obrigatória no exercício da profissão e constitui condição de legitimidade das Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC).

     

    § 2º Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

     

  • Correto!

    Normas: como será feito

    Princípios: o que fazer 

  • GABARITO CORRETO.

     

    A essência deve prevalecer sobre a forma!

    ****************************************************************************************************************************************************************************

    § 2º Na aplicação dos Princípios de Contabilidade há situações concretas e a essência das transações deve prevalecer sobre seus aspectos formais. (Redação dada pela Resolução CFC nº. 1.282/10)

    ****************************************************************************************************************************************************************************Como exemplo deste parágrafo temos a seguinte situação: em regra, os bens registrados contabilmente na empresa são os de propriedade da empresa. Contudo, na situação de arrendamento mercantil (leasing) financeiro, embora o imobilizado não seja de propriedade formal da empresa, por ser muito provável que a empresa adquirirá o bem ao final do contrato, o registro é feito no arrendatário, considerando a essência sobre a forma.

    Assim, quando ALFA promove o arrendamento de um veículo de BETA e este arrendamento caracteriza-se, nos termos do CPC 06, como um arrendamento mercantil financeiro, devemos considera-lo como um ativo (entenda-se ativo por bens e direitos) de ALFA, mesmo que juridicamente seja uma propriedade de BETA. Esta é, pois, uma exceção à regra de que na contabilidade devemos registrar somente os bens, direitos e obrigações da entidade que elabora as demonstrações contábeis.

     

     

  • ensencia sobre a forma, questão bem inteligente!

     

  • Eai concurseiro!? Está só fazendo questões e esquecendo de treinar REDAÇÃO!? Não adianta passar na objetiva e reprovar na redação, isso seria um trauma para o resto da sua vida. Por isso, deixo aqui minha indicação do Projeto Desesperados, ele mudou meu jogo. O curso é completo com temas, esqueleto, redações prontas, resumos em áudio, entre outras vantagens. Link: https://go.hotmart.com/A51646229K