SóProvas


ID
1468903
Banca
PUC-PR
Órgão
TCE-MS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Controle Externo

Para os efeitos das normas do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul, é considerada infração toda violação de prescrição constitucional, legal ou regulamentar que discipline a prática de atos sujeitos ao controle externo, tais como:

Alternativas
Comentários
  • (Gabarito B).

    c) Controle externo exercido pelos Tribunais de Contas: nos termos do art. 70 da Constituição Federal, cabe aos Tribunais de Contas da União a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta, quanto à legalidade, legitimidade, economicidade, aplicação das subvenções e renúncia de receitas.

  • Vamos recorrer à Lei Orgânica do TCE-MS:
    Art. 42. Para os efeitos desta Lei Complementar, é considerada infração toda violação de prescrição constitucional, legal ou regulamentar que discipline a prática de atos sujeitos ao controle externo, tais como:
    (A)Não consta do rol do art. 42. Vejamos o que a LOTCEMS diz: II - a omissão total ou parcial de prestar contas no prazo estabelecido;
    (B) I - o ato que acarrete, efetiva ou potencialmente, dano ao erário; Resposta CERTA.
    (C) VII - a criação ou o provimento de cargos públicos sem previsão legal;
    (D)IX - a prática de qualquer ato administrativo sem a observância dos requisitos formais ou materiais exigidos e V - a falta de transparência nas contas públicas;
    (E) IV - a sonegação de quaisquer dados, informações ou documentos solicitados regularmente pela autoridade do Tribunal ou do Ministério Público de Contas; (a LOTCEMS não prevê exceções).

    https://www.pontodosconcursos.com.br/artigo/10128/diego-prandino/comentarios-a-prova-para-o-tce-ms