SóProvas


ID
1470232
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Segurança da Informação
Assuntos

Com relação ao uso da criptografia de chave simétrica e da criptografia de chave pública, é CORRETO dizer que

Alternativas
Comentários
  • Criptografia simétrica

    A criptografia simétrica usa a mesma chave tanto para criptografar como para descriptografar dados. Os algoritmos que são usados para a criptografia simétrica são mais simples do que os algoritmos usados na criptografia assimétrica. Em função desses algoritmos mais simples, e porque a mesma chave é usada tanto para criptografar como para descriptografar dados, a criptografia simétrica é muito mais rápida que a criptografia assimétrica. Portanto, a criptografia simétrica é adequada à criptografia e à descriptografia de uma grande quantidade de dados.

    Uma das principais desvantagens da criptografia simétrica é o uso da mesma chave tanto para criptografar como para descriptografar os dados. Por isso, todas as partes que enviam e recebem os dados devem conhecer ou ter acesso à chave de criptografia. Esse requisito cria um problema de gerenciamento de segurança e problemas de gerenciamento de chave que uma organização deve considerar em seu ambiente. Um problema de gerenciamento de segurança existe porque a organização deve enviar essa chave de criptografia a todos que requisitarem acesso aos dados criptografados.

    Criptografia assimétrica

    A criptografia assimétrica usa duas chaves diferentes, porém matematicamente relacionadas, para criptografar e descriptografar dados. Essas chaves são conhecidas como chaves privadas e chaves públicas. Em conjunto, essas chaves são conhecidas como par de chaves. A criptografia assimétrica é considerada mais segura do que a criptografia simétrica, porque a chave usada para criptografar os dados é diferente da que é usada para descriptografá-los. Contudo, como a criptografia assimétrica usa algoritmos mais complexos do que a simétrica, e como a criptografia assimétrica usa um par de chaves, o processo de criptografia é muito mais lento quando uma organização usa a criptografia assimétrica do que quando usa a simétrica.

    Com a criptografia assimétrica, somente uma parte mantém a chave privada. Essa parte é conhecida como o assunto. Todas as outras partes podem acessar a chave pública. Os dados criptografadas por meio da chave pública só podem ser descriptografados com o uso da chave privada. Por outro lado, os dados criptografados por meio da chave privada só podem ser descriptografados com o uso da chave pública. Por conseguinte, esse tipo de criptografia fornece confidencialidade e não-repúdio.

    Fonte: https://pedrogalvaojunior.wordpress.com/2007/11/16/diferencas-entre-chaves-simetrica-e-assimetrica-para-criptografia/

  • ===Letra A===

    a criptografia de chave pública é mais rápida e por isso indicada para conteúdos grandes. Enquanto que a criptografia de chave simétrica é mais lenta e indicada para assinaturas digitais e para a troca de chaves. (ERRADO)

    Criptografia de chave pública (assimétrica): é mais lenta que a criptografia simétrica e é usada em assinaturas digitais e trocas de chaves.

    Criptografia de chave simétrica: é mais rápida que a criptografia assimétrica.

    ===Letra B===

    a criptografia de chave simétrica é mais difícil de quebrar e por isso indicada para conteúdos grandes e assinaturas digitais. Enquanto que a criptografia de chave pública é menos robusta e indicada para a troca de chaves. (ERRADO)

    A assinatura digital utiliza criptografia assimétrica

    ===Letra C===

    a criptografia de chave simétrica é mais rápida e por isso indicada para conteúdos grandes. Enquanto que a criptografia de chave pública é mais lenta e indicada para assinaturas digitais e para a troca de chaves. (CERTO)

    ===Letra D===

    a criptografia de chave pública é mais difícil de quebrar e por isso indicada para conteúdos grandes e assinaturas digitais. Enquanto que a criptografia de chave simétrica é menos robusta e indicada para a troca de chaves. (ERRADO)

    Para troca de chaves utiliza-se criptografia assimétrica. Algoritmos que utilizam trocas de Chave:

    RSA: é utilizado para encriptação/decriptação, assinatura digital e troca de chaves.

    ECC:  É utilizado para encriptação/decriptação, assinatura digital e troca de chaves.

    Diffie-Hellman: permiti que dois usuários negociem uma chave de segurança, a qual pode então ser usada para criptografia das mensagens.  É utilizado somente para troca de chaves.

    ===Letra C===

    a criptografia de chave simétrica é mais lenta, porém mais difícil de quebrar, sendo indicada para assinaturas digitais. Enquanto que criptografia de chave pública é mais rápida e menos robusta, sendo indicada para a troca de chaves e conteúdos grandes. (ERRADO)

    Criptografia de chave pública (assimétrica): é mais lenta que a criptografia simétrica e é usada em assinaturas digitais e trocas de chaves.

    Criptografia de chave simétrica: é mais rápida que a criptografia assimétrica.