SóProvas


ID
1472776
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

Segundo dados do IBGE, cerca de 28% da PEA (população economicamente ativa) brasileira trabalha no setor primário, sendo a agropecuária responsável por apenas 9,1% do nosso produto interno bruto (PIB). Levando em conta que ainda grande parte dos trabalhadores agrícolas mora na periferia das cidades e que eles se deslocam diariamente ao campo para trabalhar como boias-frias em modernas agroindústrias, percebemos que, apesar da modernização verificada nas técnicas agrícolas, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo.
                                          SENE, E. e MOREIRA, J. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2000. p. 276. Adaptado. Essa modernização técnica do campo provoca a seguinte consequência socioespacial:

Alternativas
Comentários
  • E - Êxodo Rural.

    Geralmente o êxodo rural ocorre devido à perda da capacidade produtiva, ou à falta de condições de subsistência, em determinado local que acarretarão no êxodo rural para outra localidade rural, ou, o êxodo rural para localidades urbanas.

  • O êxodo rural é a saída do campo para a cidade. Temos na questão a situação inversa: a saída da periferia da CIDADE para o CAMPO. É a migração urbana. Causas: - A concentração fundiária sob a forma de latifúndios e empresas agrícolas continua excluindo milhões de trabalhadores do acesso à terra.
    - A modernização da agricultura que vem substituindo o emprego de trabalhadores pela utilização de máquinas.
    - A expansão da agricultura comercial de exportação que promove a reconcentração de terras e a expulsão de pequenos e médios arrendadores, parceiros e proprietários. Gabarito INCORRETO. A alternativa correta é B. 

    Fonte: http://www.coseac.uff.br/vest99/provas/2etapa/grupod/geografia.htm

  • Paula, não faz o menor sentido a letra B. Tu expôs no teu cometário a interpretação correta: "- A expansão da agricultura comercial de exportação que promove a reconcentração de terras e a expulsão de pequenos e médios arrendadores, parceiros e proprietários."

    A questão pergunta sobre a modernização técnica do campo, que provoca a uma consequência socioespacial: e)êxodo rural

  • E

    Com a modernização no campo, os trabalhadores rurais são despedidos e migram para as cidades para tentar seguir a vida.
  • Prezados colegas, a resposta é realmente êxodo rural, pois, com a modernização do campo, embora, trabalhadores que vivem na periferia das cidades se desloquem todos os dias como boias frias para o campo, no contexto geral a modernização do campo leva a um êxodo rural, pois, trabalhadores são trocados por máquinas! vejam o exemplo: hipoteticamente sem a modernização do campo havia 10.000 (dez mil) trabalhadores no campo e posteriormente com a modernização do campo, uma máquina equivale a 100 trabalhadores que é igual 100 máquinas e 100 trabalhadores. 100 x 100 =10.000. Dez mil trabalhadores foram substituídos por 100 que vem da periferia da cidade para trabalhar no campo. Vimos então que 9.900 trabalhadores ficaram desempregados no campo e esses 9.900 tendem a sair do campo e ir para cidade provocando assim o fenômeno chamado de êxodo rural. Silvio Mello (Economista) what sap 4896407698

  • A modernização do campo irá fazer com que as pessoas que dependem desde tipo de atividade, mesmo que sejam de suprema pobreza, sofrerá com graves consequencias fazendo com que as mesmas se desloquem para os centros urbanos em busca de melhores condições de trabalho ou ate mesmo qualquer um para sobreviver, caracterizando dessa forma o subemprego ou os baixos salarios que será pagos aos mesmos.

  • êxodo rural = passagem bíblica do Velho Testamento sobre a condição escrava em que viviam os hebreus e que até hoje subsiste e depois explode em situações econômicas como a que estamos observando. Inclusive, um dos temas para este ano é a exploração de terrenos no Nordeste e Norte do país pelo arrebanhamento de terreno injustificado. Vide Kelly Slater.

  • ESSá questão está confusa! O êxodo  rural é um  deslocamento de pessoas do campo para a cidade.mas a questão está falando de pessoas que saem da cidade para o campo.

  • Os comentários dos colegas são excelentes, mas o ÊXODO RURAL é um DESLOCAMENTO DO CAMPO PARA A CIDADE, o cara mora no interior e tem um tabalho na cidade, esse é o ÊXODO RURAL, a questão foi mal formulada. Cabe recurso nesta questão ? 

  • Êxodo rural é o deslocamento do campo para a cidade, não da cidade para o campo.

    Errada a questão.

  • O texto confunde na hora de responder. O texto fala sobre os trabalhadores que se deslocam da cidade ao campo para trabalhar, entretanto, a resposta indica o que o começo do texto diz: Apenas 28% da PEA trabalha no setor primário. Por que ? devido a modernização técnica do campo, que provoca o exôdo rural. Se você analisar os dados do IBGE, esse índice da PEA era bem maior, mas devido a modernização, diminui. Típica questão (enem) que você ignora o textão e vai direto para a resposta.

     

  • E . Não vi erro na questão. Com a modernização as pessoas são trocadas pelas máquinas evão pra cidade em busca de emprego ( Êxodo Rural).

  • Letra E, nunca  tinha ouvido falar  desse  deslocamento da cidade para o campo, fosse  Êxodo Rural.  Acho que  essa  questão cabe  recurso.

  • Não cabe recurso essa questão. O texto fala de migração pendular, o trabalhador sai da cidade e vai para o campo trabalhar, no final do dia retorna para a cidade. o pesquisador do IBGE, por exemplo.

    A pergunta quer saber a consequencia da "modernização técnica do campo", como o lavrador ( no momento da modernização) não possui formação técnica, como ele vai operar a máquina? Ocorrendo o êxodo rural.

  • Galera, vamos prestar atenção na hora de responder... Logicamente que muitos de nós não percebemos o sentido da última pergunta do texto referente: "Essa modernização técnica do campo PROVOCA a seguinte consequência socioespacial" A pergunta é clara, e o gabarito está correto. Sem margens para recurso.

  • Gabarito: E

     

    Você deve ficar bastante atento nesta questão, pois há uma pegadinha feita pela banca.

    Ela apresentou um texto falando sobre o setor primário e os trabalhadores do campo, informando que muitos destes residem nas cidades e se deslocam para o meio rural para trabalhar.

    Na prática, no entanto, a questão pergunta outra coisa.

    Ela quer saber o efeito socioespacial provocado no campo pela modernização técnica.

    - O desenvolvimento de novas tecnologias para a agricultura, com a aplicação de insumos, fertilizantes e maquinário moderno fez com que a produção aumentasse sendo necessário um número muito menor de trabalhadores. Com menos ofertas de emprego no campo, grandes contingentes populacionais migraram para as cidades, o que chamamos de êxodo rural, que aconteceu no Brasil com muita intensidade entre os anos 1970-1980.

    Portanto, a resposta é a letra E.
     

     

    Prof. Giovanni Mannarino
     

  • "...percebemos que, apesar da modernização verificada nas técnicas agrícolas, ainda persistem o subemprego, a baixa produtividade e a pobreza no campo".

    Êxodo Rural - Saída do campo para cidade.

  • êxodo rural= POIS AS MAQUINAS TOMARAM OS EMPREGOS.

    GABARITO= E

  • Nem precisa ler o texto para responder

  • Nem precisa ler o texto para responder

  • GAB: LETRA "E''

    Êxodo rural é o termo pelo qual se designa A MIGRAÇÃO DO CAMPO POR SEUS HABITANTES, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, "podendo ocorrer de áreas rurais para centros urbanos"