SóProvas


ID
1472779
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Geografia

Território federal é uma denominação brasileira para uma categoria específica de divisão administrativa. Os territórios federais integram diretamente a União, sem pertencerem a qualquer estado, e podem surgir da divisão de um estado ou desmembramento, dele exigindo-se aprovação popular através de plebiscito e lei complementar.

Com a extinção dos territórios federais no Brasil pela Constituição Federal de 1988, a seguinte unidade político-administrativa tornou-se estado da federação:

Alternativas
Comentários
  • Juscelino Kubischeski:

    >20 Estados e 1 DF

    >4 territórios - Rio Branco (atual Roraima), território do Amapá, Acre, Rondônia e Guanabara;

     

    João Goulart:

    >elevou o Território Federal do Acre à categoria de Estado em 1962

     

    Em dezembro de 1981 o Congresso aprovou o projeto ordinário do poder executivo pelo qual o território de Rondônia era elevado a estado da União.

     

    Constituição Federal - 1988 - Divisão atual:

    >Criação do estado de TO (mas não era território, pois fazia parte do estado de Goiás);

    >Criação dos estados de Roraima e Amapá;

    >Fernando de Noronha incorporado ao estado de Pernambuco;

    >Hoje: 26 estados, 1 DF e 5 regiões (Norte, Nordeste, Sul, Suldeste, Centro-Oeste);

    Fonte: Alfacon

     

    Alternativa B (Amapá)

  • Esta pergunta existe duas repostas, pois, o territorio federal de Rondônia também virou Estado da Federação.

  • Rondônia virou estado da federação em 1981; 


    abçs

  • A reposta correta é Amapá, letra B. Rondônia foi território federal, mas só até 1982, antes da CF de 1988. Já Tocantins não era um território federal, fazia parte do estado de Goiás.

  • Poxa galera não entendi alguém alguém poderia me explicar o porquê estado do Amapá se incorporou como território Federado?
  • Territórios Federais:

    - Acre (1904-1962): Estado do Acre

    - Fernando de Noronha (1942-1988): Distrito Estadual de Pernambuco

    - Ponta Porã (1943-1946): Reincorporado ao Mato Grosso em 1946, atualmente pertence ao Mato Grosso do Sul

    - Iguaçu: (1943-1946): Dividido entre Paraná e Santa Catarina

    - Guaporé (1943-final de 1981/início de 1982): Estado de Rondônia

    - Amapá e Rio Branco (1943-1988): Estados do Amapá e Roraima, respectivamente.


    Estados:

    - Guanabara (1960-1975): Foi fundido com o Rio de Janeiro

    - Mato Grosso do Sul (1977): derivou da separação do sul do Mato Grosso.

    - Tocantins (1988): derivou da separação do norte de Goiás e é o estado mais novo do país.

  • cf 88 -  Art. 13. É criado o Estado do Tocantins, pelo desmembramento da área descrita neste artigo, dando-se sua instalação no quadragésimo sexto dia após a eleição prevista no § 3º, mas não antes de 1º de janeiro de 1989.

    Tocantins foi criado no mesmo ano em que Amapá deixou de ser território e passou a ser Estado. Na verdade, ambos tornaram-se estados em 1988, porém o Amapá foi território antes de ser estado, o que confunde um pouco.

      Art. 14. Os Territórios Federais de Roraima e do Amapá são transformados em Estados Federados, mantidos seus atuais limites geográficos.

      § 1º A instalação dos Estados dar-se-á com a posse dos governadores eleitos em 1990.


  • Boa pergunta!

    Na hora eu ficaria em dúvida entre Tocantins e Amapá, mas aí lembrei que o Tocantins fazia parte do Estado de Goiás, se desmembrou deste estado. Logo, ficamos com Amapá.

    B

  • Questão show, muita gente não sabe disso ! Parabéns aos comentários

  • Por meio do decreto lei 5812/1943, o governo federal criou o território federal do Amapá. Em 1998, a Assembleia Constituinte decidiu transformar o território em estado e, em 1991, foi instalado o estado do Amapá.
     A resposta correta é a letra B. 
  • Art: 88 CF --> Eram territórios---> Roraima e Amapá. Hoje, estados.

  • Em 1969, havia no Norte: AM, PA, AC, Território do Amapá (AP), Território do Roraima (RR), Território do Rondônia (RO).

    Logo tem duas respostas, RO e AP.

    Todavia, em 1943 foi constituído o Território Federal de Guaporé, com capital em Porto Velho, com o desmembramento de parte de Mato Grosso e do Amazonas. A intenção era apoiar de maneira mais direta a ocupação e o desenvolvimento da área. Em 1956, passou a se chamar Território de Rondônia.[12]

    Em dezembro de 1981 o Congresso aprovou o projeto ordinário do poder executivo pelo qual o território de Rondônia era elevado a estado da União. O governo do novo estado, o 23º da federação brasileira, instalou-se em 4 de janeiro de 1982, com a posse do coronelJorge Teixeira de Oliveira, que já governava o território desde 15 de março de 1979.[16]

    A transformação do Território Federal do Amapá em estado foi decidida pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, e em 1º de janeiro de 1991 foi instalado o estado do Amapá, com a posse dos 24 membros da primeira Assembleia Legislativa. Em 1997, na esteira da crise da emissão de precatórios em vários estados, foi liquidado o Banco do Estado do Amapá.

    Como pede em 88, a resposta é AMAPÁ.

     

  • CF/88 - Ato da Disposições Constitucionais Transitórias: Art 14. Os Territórios Federais de Roraima e do Amapá são transfomados em Estados Federados, mantidos seus atuais limites geográficos. §1º A instalação dos Estados dar-se-á com a posse dos Governadores eleitos em 1990.

  • A regionalização atual é de 1970, adaptada em 1990, em virtude das alterações da Constituição de 1988. Com as mudanças realizadas, ficou definida a divisão brasileira que permanece até os dias atuais. O Estado do Tocantins foi criado após o desmembramento do norte de Goiás e incorporado à região Norte; Roraima, Amapá e Rondônia tornaram-se estados autônomos; Fernando de Noronha deixou de ser federal e foi incorporado ao estado de Pernambuco.

     

    [ Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/o-processo-divisao-regional-territorio-brasileiro.htm ]

  • Tocantins não era um território. Foi criado pela constituição de 1988, com o desmembramento de Goiás. Rondônia, como o 239 Estado da Federação, foi criado em 1981. Os territórios federais do Amapá e de Roraima foram transformados em estados federados pela Constituição de 1988.


    Estratégia Concursos

  • Tocantins não era um território. Foi criado pela constituição de 1988, com o desmembramento de Goiás. Rondônia, como o 23º Estado da Federação, foi criado em 1981.

    Os territórios federais do Amapá e de Roraima foram transformados em estados federados pela Constituição de 1988.

  • Com as alterações da organização territorial político-administrativa brasileira estabelecidas pela Constituição de 1988, o estado do Tocantins foi criado após o desmembramento do norte de Goiás, continuando o estado de Goiás na região Centro-Oeste, enquanto Tocantins foi incorporado à região Norte.

    Em relação aos territórios que existiam, que eram áreas administradas diretamente pelo governo federal, Roraima e Amapá tornaram-se estados autônomos, enquanto Fernando de Noronha deixou de ser território para ser incorporado ao estado de Pernambuco.

    Resposta: B

  • a) Tocantins → Foi criado em 1.988 por desmembramento de parte do Estado de Goiás.

    b) Amapá → Território Federal de Amapá criado em 1.943, que se tornou o Estado por meio da CF/88.

    c) Rondônia → Território Federal de Guaporé, criado em 1.943 e que se tornou Estado em 1.981.

    d) Pará → Se tornou Estado por meio da Proclamação da República em 1.889, antes era denominado Província.

    e) Pernambuco → Se tornou Estado por meio da Proclamação da República em 1.889, antes era denominado Província.

  • Com as alterações da organização territorial político-administrativa brasileira estabelecidas pela Constituição de 1988, o estado do Tocantins foi criado após o desmembramento do norte de Goiás, continuando o estado de Goiás na região Centro-Oeste, enquanto Tocantins foi incorporado à região Norte.

    Em relação aos territórios que existiam, que eram áreas administradas diretamente pelo governo federal, Roraima e Amapá tornaram-se estados autônomos, enquanto Fernando de Noronha deixou de ser território para ser incorporado ao estado de Pernambuco.

    Resposta: B