SóProvas


ID
1472827
Banca
CESGRANRIO
Órgão
IBGE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Dois mistérios rondam o mercado de trabalho brasileiro. A economia cresce pouco desde 2011, mas a taxa de desemprego continua a bater sucessivos recordes de baixa. Na última pesquisa divulgada pelo IBGE, de outubro de 2013, houve novo recuo e o desemprego no mercado brasileiro foi calculado em 5,2%. Para os especialistas, essa situação tem a ver com mudanças estruturais da sociedade e da economia.
                                                       CINTRA, L. De virtuoso a vicioso? CartaCapital, ano XIX, n. 777, 04 dez. 2013, p. 64. Adaptado.

A mudança estrutural da sociedade e da economia à qual os especialistas se referem para explicar a situação descrita acima é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Deve-se levar em conta que essa prova é de 2014, quando o cenário do mercado de trabalho não havia sofrido ainda com o período de crise que teve início em 2015. Segundo análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, um dos fatores que influenciou a baixa taxa de desemprego em 2014 foi a contínua redução da taxa de informalidade laboral desde 2010. Em dezembro de 2013, o índice chegou a 32, 4%.
    A resposta correta é a letra A. 


  • Alternativa A.

    De acordo com o IPEA, a taxa a reducação da taxa de informalidade laboral desde 2010 foi um dos fatores que influenciou a baixa de desemprego.

  • As pessoas não estão se qualificando para o mercado de trabalho, e isso as empresas exigem rigorosamente. Portanto, resposta letra A  e vamos estudar e nos qualificar galera. =D

  • Como pode a mesma banca, na mesma prova, ter feito questões tão simplórias como essas de atualidade e, ao mesmo tempo, ter feito tantas questões difíceis e bem elaboradas em Raciocínio? Parece que o pessoal que elabora matemática não tem noção de que se trata de uma prova para cargo temporário com vencimentos inferiores a dois salários mínimos. Os elaboradores de matemática da cesgranrio foram mordidos pela mosca azul.

  • kkkk saudades quando a taxa de desemprego era de 5,2%

    Portanto - alternativa E