-
D) Segundo RENNÓ [2013: 111] . Departamentalização Funcional= É o critério mais usual na administração. Os departamentos são agrupados de acordo com a função organizacional, ou seja, são formados departamentos de Marketing, de Finanças, de Recursos Humanos etc.
Nesse tipo de departamentalização, o agrupamento é feito tendo em vista a semelhança das tarefas, habilidades e recursos para a execução de cada função específica. Suas principais vantagens são: junta todas as pessoas que executam as mesmas tarefas em um só departamento, facilitando a utilização das capacidades técnicas das mesmas; facilita o treinamento e é indicada para organizações em setores mais estáveis e que não mudem muito seus produtos e serviços.
Já as desvantagens se relacionam com uma falta de coordenação entre os departamentos, a dificuldade de se adaptar às mudanças externas e uma visão mais “estreita” dos membros dos departamentos, pois só analisam seus próprios problemas.
-
Gabarito: D
O enunciado é bem claro, sem restar duvidas, mostrando um exemplo de departamentalização funcional.
-
Essa COMPERVE adora um departamento FUNCIONAL.....rsrsrs
-
DEPARTAMENTALIZAÇÃO FUNCIONAL
É a organização que cria departamentos formados por pessoas especialistas em uma determinada função.
Na departamentalização funcional os departamentos criados são formados por pessoas que possuem habilidades e conhecimentos similares e que participam de atividades e tarefas comuns dentro do processo de trabalho.
-
LETRA D CORRETA
Departamentalização por funções
Este tipo de departamentalização também é conhecido como “departamentalização funcional“. Ele tem como objetivo principal agrupar as atividades e tarefas de uma organização de acordo com as funções principais desenvolvidas por ela. Funciona da seguinte maneira: se uma empresa possui funções de produção e vendas, por exemplo, ela deverá agrupar suas atividades em departamentos de produção e vendas.