SóProvas


ID
1473298
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Para a Associação de Arquivistas Brasileiros, “Arquivo é o conjunto de documentos que, independentemente da natureza ou do suporte, são reunidos por acumulação ao longo das atividades de pessoas físicas ou jurídicas, públicas ou privadas”.

Considerando essa definição, são exemplos de classificação de arquivos, segundo os estágios de sua avaliação:

Alternativas
Comentários
  • Quanto ao estágio de evolução ou teoria das três idades, podemos classificar os arquivos em: Corrente, Intermediário e Permanente.

    Gab. C

  • RESPOSTA C 

    A teoria das três idades (ciclo vital de documentos) corresponde as fases pelas quais o documento passa de acordo com o uso que se faz dos documentos, desde sua criação até sua destinação, é a destinação entre a administração e a história em uma sequência temporal. 


    1ª idade ou corrente :documentos frequentemente usados , documentos em curso, de valor PRIMÁRIO E ADMINISTRATIVO. FASE OBRIGATÓRIA, quando são criados essa é a 1° fase.


    2ª idade ou intermediário: documentos que ainda podem ser usados para tratar de assuntos idênticos ou retomar um problema, de valor PRIMÁRIO E ADMINISTRATIVO. FASE FACULTATIVA, POIS PODEM SER ELIMINADOS. 


    3ª idade ou permanente: documentos arquivados de forma definitiva, não estão em uso, de valor SECUNDÁRIO E HISTÓRICO(PROBATÓRIO / NORMATIVO) , só vem para  essa denominação documentos que constituem meios de conhecer do passado da empresa e de sua evolução. FASE FACULTATIVA, PORÉM DEPOIS DA ENTRADA NA FASE, NÃO É PERMITIDO A POSTERIOR ELIMINAÇÃO DO DOCUMENTO. 


  • Letra C - Corrente e Intermediário.


    Classificação quanto aos estágios de evolução: os arquivos podem ser correntes, intermediários ou permanentes.

    Os arquivos correntes são aqueles que guardam documentos constantemente utilizados por seus produtores, ou que sejam objetos de consultas frequentes. A Lei de Arquivos assim conceitua documentos de arquivos correntes: “aqueles em curso ou que, mesmo sem movimentação, são objeto de consultas frequentes”.

    Os arquivos intermediários são aqueles que guardam documentos que não são mais objeto de consultas frequentes, mas aguardam cumprimento de prazos legais, ou que ainda sejam prova de direitos e obrigações.

    Os arquivos permanentes são aqueles que guardam documentos que não tem mais valor administrativo, mas pelo seu conteúdo ou pelo assunto de que tratam, tem grande relevância para a História ou para a Cultura, e por isso devem ser guardados por tempo indeterminado.


  • AVENTE!!!! EU VOU PASSAR

  • AVENTE? kkkkkkkkkkkk

  • estágios de sua avaliação ou evolução? São sinônimos??? rsrsrs

  • tenho a mesma dúvida, Ayrton Bastos.

     

  • É incrível como esses examinadores erram, prejudicando a vida de todos nós.

    Até quando vamos ficar submisso a essas inegligências? 

  • Essa questão deveria ter sido anulada!!

  • Uma palavra mudou todo o contexto: avaliação#evolucao