SóProvas


ID
147370
Banca
FCC
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Banco de Dados
Assuntos

Se uma empresa de grande porte, com alto volume de transações e informações, resolver iniciar um projeto usando o conceito de Data Mart (DM) em vez de Data Warehouse (DW), independentemente disso ser ou não a melhor opção, os fatores que a levam a tal decisão podem ser justificados por:

I. Possibilidade de extrair e preparar os dados diretamente de fontes de interesse específicas, fornecendo acesso mais rápido pela não necessidade de sincronia com dados de outras fontes.
II. Menor risco quanto ao sucesso do projeto.
III. Necessidade imediata de informações organizacionais integradas.

Está correto o que consta em

Alternativas
Comentários
  • I. Possibilidade de extrair e preparar os dados diretamente de fontes de interesse específicas, fornecendo acesso mais rápido pela não necessidade de sincronia com dados de outras fontes.  - Quando falamos de fontes específicas de interesse não tratamos de data warehouses(DW), pois estes são genéricos e abrangem a organização como um todo e não uma entidade específica de acordo com seu interesse.   II. Menor risco quanto ao sucesso do projeto.   - Os data marts(DM) em si são uma solução menos onerosa que os DW, pois não precisa dar suporte para a organização como um todo, mas apenas um setor desta.   III. Necessidade imediata de informações organizacionais integradas. - Este conceito se aplica a DW, os DM não precisam tratar informações organizacionais integradas, mas apenas pequenas partes da organização.

     

  • A abordagem descrita no enunciado é a opção pela implementação bottom-up, ou seja, da criação inicial de datamarts independentes para então criar o datawarehouse. 

    I. Possibilidade de extrair e preparar os dados diretamente de fontes de interesse específicas (1), fornecendo acesso mais rápido pela não necessidade de sincronia com dados de outras fontes (2).

    (1) - Com a criação de datamarts setoriais a informação pode ser extraida diretamente desse datamarts.
    (2) - Com um datawarehouse toda a informação pessa pelo processo de ETL e é armazenada em um BD, portanto nesse caso de um datamart independente a informação não precisa ser tratada, ela pode ser obtida diretamente de um datamart.


    II. Menor risco quanto ao sucesso do projeto. 

    O projeto de implantação top-down que é a criação de um datawarehouse (antes dos datamarts) é um projeto longo que em média varia de 15 meses para mais exigindo alto grau de ivestimento e apoio politíco para o sucesso do projeto . Os resultado desse projeto não são inicialmente perceptiveis para o usuário como no caso da criação de um datamart em que o processo de criação é mais rápido.
    Com essas infromações pode-se presumir que o risco nessa abordagem é menor.

    III. Necessidade imediata de informações organizacionais integradas.
    Nessa abordagem as informações não estão integradas, elas são datamarts independentes que vão resultar em um datawarehouse integrado.