SóProvas


ID
1474114
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Polícia Federal
Ano
2013
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Acerca de um sistema microprocessado, julgue o item subsequente.

Uma interrupção indica ao processador que determinado evento ocorreu. Quando isso acontece, o processador suspende o processamento da sequência de instruções corrente e executa uma rotina de serviço de interrupção ISR (interrupt service routine). Após a execução dessa rotina, a sequência de instruções original é retomada do ponto em que foi interrompida.

Alternativas
Comentários
  • Motivação

    Para controlar entrada e saída de dados, não é interessante que a CPU tenha que ficar continuamente monitorando e status de dispositivos como discos ou teclados. O mecanismo de interrupções permite que o hardware "chame a atenção" da CPU quando há algo a ser feito.

    Interrupções assíncronas e síncronas

    Interrupções geradas por algum dispositivo externo à CPU, como teclado ou controlador de disco, são chamadas de interrupções de hardware ou assíncronas (ocorrem independentemente das instruções que a CPU está executando.

    Quando ocorre uma interrupção, a CPU interrompe o processamento do programa em execução e executa um pedaço de código (tipicamente parte do sistema operacional) chamado de tratador de interrupção. Em muitos casos, após a execução do tratador, a CPU volta a executar o programa interrompido.

  • ✅Gabarito(Certo)  

    A interrupção para o programa em execução e transfere o controle para um tratador de interrupção, que executa alguma ação adequada. Quando termina, o tratador de interrupção devolve o controle ao programa interrompido, que deve reiniciar o processo exatamente no mesmo estado de quando ocorreu a interrupção, o que significa restaurar todos os registradores internos a seu estado anterior à interrupção.

    Fonte: Organização estruturada de computadores / Andrew S. Tanenbaum - 6 ed.